Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4226 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


KatNip0 10/04/2024

Capitães da Areia ?
Li capitães da areia (supreendentemente) em um dia. Mas não se engane, pois foi por obrigação.

A história dos capitães é muito comovente e a maneira que Jorge Amado mistura diversos personagens com características diferentes entre si até que é interessante. Na obra, todos os personagens são multifacetados e complexos: ao mesmo tempo que são cruéis e roubam, anseiam desesperadamente pelo zelo e carinho de alguém.

Capitães da Areia sabe retratar muito bem os mazeles sociais do Brasil, falando como essas crianças não nasceram pré-dispostas ao mal mas sim o ambiente de negligência, abandono e falta de afeto moldaram-nas para se tornarem ladras. Os capitães são sobreviventes. Lutam por comida, para garantir seu futuro diante do abandono governamental: nenhuma autoridade quer responsabilizar-se por eles. Interessante a nuance entre criminosos procurados e crianças que desejam presenciar a magia e serem amadas.

Minhas críticas se reservam à escrita. A história parece desconexa, sem uma trama principal, apenas momentos soltos pelo autor. Percebe-se que a aparição de Dora foi um ponto divisor de águas, mas ao mesmo tempo não tal duradouro para considerar-se a trama principal. Impressionante é a quantidade de vezes que Jorge Amado consegue falar de sexo e suas derivações em apenas um capítulo. Ele parece um tarado, assim como seus personagens que em sua maioria parecem viciados nessas intimidades, sem conseguir se controlar (Pedro Bala).

Acho legal como ao longo da história o autor não declara os capitães como culpados ou não. Diz, inegavelmente, que estes meninos cometem crimes e atitudes de procedência completamente duvidosa, mas, ao mesmo tempo, nos mostra o ponto de vista do
porquê eles são assim e que não devemos culpá-los já que os defeitos de nossa sociedade os ?forçam? à agirem com ódio.

No geral, o livro é bom. Tem seus momentos entediantes, mas também possui os legais. Ótima obra para quem busca crítica social à sociedade e seu desprezo pelos meninos marginalizados, à desigualdade social e à existência de ricos. A falta de uma trama principal e envolvente faz o livro pecar. O final é comovente, principalmente a despedida do querido líder do trapiche, que foi embora sem seus amigos originais, e acabou ?fechando a porta? e/ou ?apagando as luzes?.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Martynelly0 09/04/2024

Não é à toa que é um clássico da literatura nacional da segunda fase do modernismo e favorito de muitos.

Através de personagens que traduzem arquétipos específicos da natureza humana (fé, coragem, ódio, amor, medo), Jorge Amado consegue oferecer um olhar íntimo e empático sobre a vida marginalizada das crianças em situação de rua da década de 30 em Salvador.

Triste e comovente, o livre retrata a luta de classes e discute questões sociais sem dúvida ainda atuais.
comentários(0)comente



eliza.strege 09/04/2024

Liberdade é como o sol, bem maior do mundo!
Impressionante, nao imaginava que ficaria tao envolvida nessa historia, esperava q fosse um livro chato cheio de un dialeto q n se usa mais com uma escrita dificil de ler, mas foi o contrario, incrivel, acho q todos os brasileiros deveriam ler esse livro que carrega mto da cultura do Brasil.
comentários(0)comente



Pacífico 07/04/2024

VIVA AMADO!!!
Meus Deus, obrigado por me fazer nascer brasileiro e poder ler Capitães de Areia na língua nativa pra poder assimilar tanto. gente, que leitura necessária!!! apesar de ser um livro caminhando pro seu primeiro século de publicação e tendo algumas questões, hoje, espinhosas (digamos assim?) é um livro lindo, riquíssimo de detalhes sobre a nossa sociedade e com um trajeto narrativo muito sensível. VIVA VIVA VIVA!!!
comentários(0)comente



angelalima 07/04/2024

Marcante!
Este livro marcou minha adolescência. Lembro até hoje a sensação/emoção que senti ao terminar. Tudo tão humano... Me faz refletir até hoje.
comentários(0)comente



Milly 07/04/2024

Capitães de areia
Esse livro realmente me surpreendeu, não foi ND como eu esperava, me prendeu real.
Conta a história de um grupo de meninos órfãos que precisam lutar diariamente pra sobreviver, roubando e bolando planos, tendo apenas uns aos outros, conhecidos em sua pequena cidade como "Capitães da areia".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Felipe 06/04/2024

Um clássico é um clássico.
Não tenho muito o que comentar. É um ótimo livro. Senti falta de mais desenvolvimento para alguns dos personagens (o mais bem desenvolvido é o Sem Pernas), mas a vida urbana em Salvador é muito bem construída e o livro é gostosinho de se ler.
comentários(0)comente



agu3des 05/04/2024

Capitães de Areia
Um livro denso, complexo e político. Foi uma leitura que me trouxe diversos questionamentos, e que me fez pensar em diversas causas e problemáticas.
comentários(0)comente



tarcila12 05/04/2024

Que livro ótimo. Adorei saber os lugares de qual ele estava falando. Quando eu li senti que Jorge amado era o meu avó me contando histórias da sua mocidade, e falando de lugares que eu conheço.
Quanta riqueza de detalhes e sensibilidade coube nesse livro. Adorei, adorei.
comentários(0)comente



Sabrina 03/04/2024

Super necessário
Todos deveriam ter acesso a esse livro, assunto extremamente importante, muda a nossa visão de mundo.
comentários(0)comente



eutilao 03/04/2024

Por que demorei tanto tempo a dar uma chance a Jorge Amado?
Nassim Taleb já disse: “Escolha livros que resistam ao tempo”.
Como um livrete de 1934 pode ser tão bom e estimular nossa imaginação como Capitães de Areia?

São tantos personagens maravilhosos e icônicos que fica difícil eleger um preferido. Mas eu escolho o Gato, único, elegante e confiante, um malandro nato. Porém, não tem como não citar Pedro Bala e sua liderança particular, confiança e presença. A lealdade de João Grande. Sem Pernas e seu jeito arisco – a passagem que me marca “Se jogou de costas no espaço como um trapezista no circo”. Boa Vida, Volta Seca, O Padre José Pedro, Don’Aninha, João Adão, são tantos os personagens do livro. Foi um passeio essa leitura, realmente mágico!
Depois de tudo isso eu só me pergunto o porquê de ter demorado tanto tempo a dar uma chance para Jorge Amado.
comentários(0)comente



mafezitcha 03/04/2024

Capitães da areia
Que livro, meu amigos.

Com uma escrita densa, com sentimentos e descrição bem visual, Jorge Amado desenvolve personagens que eu nunca havia lido algo igual antes. A forma como entendemos os personagens, como descreve as vivências e os sofrimentos, é fascinante.

É possível sentir a dor da falta do carinho, a dor da solidão e da exclusão, a dor da injustiça e da hipocrisia. Escrito a mais de 100 anos atrás, este livro é atual como nunca, por exemplo, um padre que ajuda e cuida de crianças abandonadas é considerado comunista.

Que linda e triste história. Nunca vou superar essa leitura. Lindo lindo lindo.
comentários(0)comente



Nalaura 03/04/2024

Esse livro é avassalador, uma montanha russa de sentimentos. Fiquei muito apegada aos Capitães de Areia. Gostei muito de como Jorge Amado conduziu a história, mostrando os defeitos e as qualidades desses meninos.
Lindo e triste.
comentários(0)comente



4226 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR