Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

SueNakamura 26/04/2024

Incrível
A literatura brasileira é rica, e Capitães de Areia é apenas um dos exemplos disso.

Retrata o abandono, a carência, a crueldade, a grande diferença das classes sociais, os sonhos de meninos que desde cedo são obrigados a viverem como adultos.

Um livro que te tira da zona de conforto. Um livro que todo mundo deveria ler.

Junior Melo 26/04/2024

A forma como Jorge Amado descreve uma Bahia de quase 100 anos atrás é tão linda e vivida, e por incrível é tao atual, como baiano é chega a ser nostálgico, lembrar de momentos e passagens que arremete a nossa infância.

Esse livro foi meu pegando aos poucos e no final eu já me sentia parte do grupo dos meninos do trapiche, convivendo entre estivadores e dormindo sob a luz das estrelas. Ótimos personagens que trazem cada um a sua maneira uma face ou mensagem sobre infância e a perda da inocência.

Camila1586 25/04/2024

Indispensável
Um grande livro da literatura brasileira, a temática central do livro é a luta pela sobrevivência, a marginalização, o abandono infantil e a pobreza. Esses temas ainda são pertinentes até os dias de hoje. A escrita impecável de Jorge Amado transcende as barreiras temporais. Nos sentimos envolvidos na história devido à sua capacidade de criar imagens vibrantes e evocar emoções fortes. Os Capitães da Areia transmitem mensagens universais sobre amizade, solidariedade, esperança e redenção, além das questões sociais específicas abordadas na obra. Acredito que essas mensagens têm o poder de ressoar com leitores de todas as idades e contextos culturais, tornando a obra eternamente relevante.

hhiinana 25/04/2024

Deus sorri como um negrinho
Capitães da areia retrata a vida de meninos abandonados, desprezados em sua amada Bahia.
Jorge Amado tem uma escrita íntima com os personagens, nos faz amá-los, torcer por eles e criar essa ligação incrível torna a leitura ainda mais satisfatória.
Capitães da areia virou uma adaptação cinematográfica em 2011 - inclusive um dos meus filmes nacionais favoritos - que é bem competente com a obra e te da um carinho especial por toda esta estória.
Assistir ao filme e ler ao livro foi um prazer, Jorge Amado foi uma descoberta muito boa este ano, pretendo ler mais livros!

Vanêssa 24/04/2024

Os homens valentes tem uma estrela em lugar do coração.
"Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem.
Antigamente aqui era o mar."

A história desperta uma mistura intensa de compaixão e indignação. A dura realidade dos meninos de rua, retratada com profunda empatia, provoca tristeza, enquanto a lealdade e resiliência entre eles encantam.

A escrita é tão envolvente que fui transportada para aquela época, com aqueles jovens, dentro do trapiche. Compartilhei suas dores, seus medos, e suas esperanças.

Angelina 23/04/2024

Um livro revolucionário.
capitães de areia, um grupo de meninos pobres e esfomeados, movidos pelo ódio, ódio do mundo, dos policiais de seus pais que não tiveram.
históricos, obviamente suas histórias serão passadas de gerações para gerações, criarão histórias hereditárias.
jorge amado obrigada por essa literatura incrível.
agradeço pedro bala, joão grandão, professor, gato, sem pernas e volta seca por suas vivências serem passadas para nós em formato de histórias e nós mostrarem como a vida é sendo um parte dos capitães de areia e vivendo em uma bahia linda mais cheia de homens tristes.

sucodeacerola 23/04/2024

"Uma estrela no lugar do coração"
Demorei para ler, infelizmente. Foi um achado ter encontrado essa edição no depósito aqui de casa, estava perdida no meio do mofo e da poeira.
Me emocionei muito. Marcou uma boa parte dos meus dias e das minhas noites.

Leonhard 21/04/2024

Triste realidade que sustenta tanta esperança
Vários finais emocionantes e uma conclusão que não passou um minuto pela minha cabeça, mas que, como toda a costura na história, fez muito sentido.

Geovanna498 21/04/2024

Maravilhoso!
É comovente, impactante e acima de tudo emocionante!

Tudo isso somado a escrita esplendorosa do autor. Amei demais esse livro, conta com tanta sensibilidade tanto cuidado, que não se consegue sentir ódio por aquela crianças, apenas uma ternura e aperto no coração.
Toda a leitura foi cheia de angústia, cada situação apertava cada vez mais o meu coração. Mesmo que seja uma absurdo tudo o que aqueles meninos fazem não dá pra culpá-los de maneira alguma, são apenas crianças que não tiveram o primordial na vida: amor.
Para mim os capítulos mais lindos são: o "carrossel", um suspiro daquele cotidiano degradante, e o "Dora mãe" ao qual lembram novamente que são apenas crianças.
Meninos com estrelas no lugar do coração ??

Maria19240 20/04/2024

Que adaptação incrível ao filme ! É um dos meus favoritos, não podia deixar de ler. Me emocionei em muitas partes, percebendo que apesar das atitudes de homens eles eram apenas crianças, muitas sem carinho, insatisfeitas, com raiva ? Minha parte favorita é a do carrossel, tão bonito ver a essência de irmãos que tinham uns com os outros.
?Olhou para o trapiche. Não era como um quadro sem moldura. Era como a moldura de inúmeros quadros. Como quadros de uma fita de cinema. Vidas de luta e de coragem. De miséria também.?

valmir 19/04/2024

Capitães
" Vestidos de farrapos, sujos, semi-esfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarros ,eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam , os seus poetas. "

Crianças, adultos? Um pouco de tudo.
Uma história fascinante.