Capitães de Areia

Capitães de Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Victoria995 12/09/2024

Meu primeiro livro
Amo esse livro, a partir dele que eu tive vontade de começar a ler mais livros. Capitães da areia é um livro muito importante para mim

Camylla.Synara 12/09/2024

Perfeitooo, livro muito emocionante, a leitura flui muito facilmente, não tenho nem palavras p descrever essa obra de arte!!!!

Amnrodv 11/09/2024

5 estrelas
Retrata a realidade de crianças pobres órfãs que moram na Bahia. O autor consegue descrever de forma muito tocante os sentimentos das crianças e a justificativas de seus atos nas suas perspectivas. Muito triste também :(

annamrqs 11/09/2024

Capitães da Areia
Esse livro deveria ser leitura obrigatória, sério mesmo!
Senti todas emoções possíveis lendo, tristeza, raiva da sociedade, raiva dos meninos e muito mais...
É muito impressionante ver a construção dos personagens e no final do livro é dito que Jorge Amado frequentou o trapiche, por essas razão a riqueza nos detalhes.
É um livro pesado, mas real, nada além da realidade.
Da para entender o motivo da censura, expôs, em uma época onde a ditadura prevalecia, todo o podre da sociedade.

rafamassagardi 11/09/2024

"uma voz que chama para lutar por todos"
"Capitães da Areia" foi escrito em 1937, todavia, sua denúncia social continua válida para os dias hodiernos. Com exemplares queimados pela polícia do Estado Novo, a obra traz um retrato cru, realista e envolvente da vida de garotos abandonados, os quais dependiam de crimes para sobreviver.
Nesse sentido, o livro tem um ambiente muito bem construído e essencial para o correr da narrativa: o trapiche nas praias no qual os Capitães habitam e a própria cidade de Salvador. Abordando aspectos culturais, regionais e religiosos, o leitor é praticamente transportado para o litoral baiano.
Ademais, o desenvolvimento dos personagens é surpreendente. Sob esse viés, o autor faz com que tenhamos uma compreensão profunda da história de cada um e do porquê eles agem como agem.
É uma leitura essencial e tocante, definitivamente um clássico! Recomendo!
Sra. Star Wars 12/09/2024minha estante
Tá na minha lista...

rafamassagardi 12/09/2024minha estante
Leia!!

aline.tozier 11/09/2024

Primeiro livro que li de Jorge Amado e não será o último.
Quando comecei a ler esse livro não espera que seria uma história como essa. Mas quando li as notas no começo me deu mais vontade ainda. A história em si me marcou muito, a vida desses meninos que quando penso que tudo isso realmente aconteceu fiquei como se tivesse levado um choque de realidade, me peguei pensando nesse livro por dias depois que terminei. É realmente uma história muito sensível, nisso quero dizer que é um livro que me deixou de coração partido. Por mais que eu pensava que soubesse da situação da realidade daquela época, foi um balde de água fria para mim. Tudo que você pensa que sabe sobre a história do nosso país, pode saber por esse livro que não é o suficiente.

lauragzanon 11/09/2024

Li no ensino médio, reli agora depois de 5 anos e continua sendo uma das obras que eu mais admiro da nossa literatura! um bêjo pra bahia e um bêjo nas criança

Lucas 11/09/2024

Gostei muito. Ainda que seja um romance de formação, o enredo consegue ser cativante. Não há o exagero das passagens sexuais que há nos outros livros. Além disso, a história é mais objetiva, sem muito floreios, o que da dinâmica à leitura.

lunareads 10/09/2024

Li esse livro em conjunto com alguns amigos, o que infelizmente me levou a ganhar todos os spoilers possíveis. Não fosse isso talvez houvesse me interessado mais, mas o livro é ótimo, muito bem escrito, tem um peso danado e a crítica fica escancarada. Deveria ser um desses livros obrigatórios kkk

donacris 10/09/2024

Todo Brasileiro deveria ler!
Jorge Amado foi preso, e o livro capitães de areia foi censurado, queimado, e hoje temos o privilégio de lê-lo! ? Eu achei que séria uma leitura difícil mas não foi, é uma linguagem simples apesar de ser um CLÁSSICO, e traz um enredo que prende do início ao fim! Lembrando que o livro foi escrito em 1947, e mesmo depois de todo esse tempo continua sendo de muita importância, nos trazendo uma realidade cruel, essa que os meninos de rua passam até hoje, e como precisam virar 'homens' ainda crianças, para sobreviver! Ainda no meio da leitura assisti ao filme, mas não gostei, o livro é muito melhor e muito mais detalhado. Com certeza lerei mais livros de Jorge Amado e de autores brasileiros! Nota 5/5 ?
Mari152 10/09/2024minha estante
Fora de série mesmo!

Lu F. 10/09/2024

?Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.?

Serio, é um retrato tão fidedigno da triste realidade de milhares de crianças nesse país, eu senti como se nós, leitores, estivéssemos ali com os Capitães de Areia, crescendo com eles nos trapiches.

?Porque a revolução é uma pátria e uma família?

Camarada Jorge Amado, presente!

Taciane13 09/09/2024

É aquele tipo de livro que você tem que parar de lê por alguns segundos e suspira porque simplismente doi. As crianças não são boas nem maus, são consequências das ruas.
Não é um livro pra você amar um personagem ou se apaixonar pela história. Mas para fazer você enxerga o que normalmente ignoramos.

Rafa 09/09/2024

"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo"
Muito facil entender a fama desse livro, o porque dele ser um clássico brasileiro e o porque de ter incomodado tantas pessoas ao ponto de ter sido queimado em praça publica. É IMPRESSIONANTE como Jorge Amado consegue transmitir todas as sensações dessas crianças abandonadas, a falta de amor e carinho, o ódio, a tristeza, a falta de esperança... É impossível nao se emocionar com a história de Pedro Bala e companheiros, a lealdade que eles tem entre eles e torcer pra que conquistem oque almejam.
Eu nao fazia ideia de como esse livro iria me marcar e me impressionar, um livro de 1937 com uma história tao atual. A historia, a escrita, os acontecimentos, o arco dos personagens, é tudo muito bom e bem feito.
Simplesmente magnífico, uma das melhores leituras que ja fiz na vida!!!

jjyynec 08/09/2024

?Mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom?
Esse livro é tão lindo, triste e realista. me apeguei demais aos capitães da areia. viva a literatura brasileira!