Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Amanda3913 12/06/2024

?[?] Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade. Nunca eles tiveram pai e mãe na vida da rua. E tiveram sempre que cuidar de si mesmos, foram sempre os responsáveis por si. Tinham sido sempre iguais a homens.?

Esse trecho resume bem a essência desse livro. No começo senti a leitura um pouco complexa, pela linguagem ser um tanto quanto antiga, mas logo o cérebro se adapta e me permitiu mergulhar nas histórias. Eu amei esse livro e me apaguei muito às crianças, vontade de abraçar cada uma delas.

Ana 12/06/2024

Um soco no estômago?
Cara, eu nunca tinha lido Jorge Amado e fiquei com um pé atrás pra ler, mas ainda bem que eu li. Nossa que livro bom!! Gostei muito dos personagens, e mais ainda que não existe nenhum herói ali, são todos humanos, com defeitos e virtudes. A gente quer torcer pelos Capitães da Areia, mas tem coisas que eles fazem que nem a gente concorda. E mesmo assim chorei quando tudo deu errado e quando eles se separaram, eram uma família mesmo. Found Family no seu primor!! Foi difícil ler a realidade deles e perceber que mesmo após décadas, isso ainda acontece. É uma história muito real e atual e deixa um embrulho ruim no estômago; nos deixa desconfortáveis e impotentes. Mas também há pequenas alegrias e finais felizes. Eu simplesmente me apaixonei pelo livro e quero ler mais do autor, realmente tenho que ser mais justa com a literatura brasileira.

thiago685 11/06/2024

Batuta. porreta mesmo
?O viva apertou o coração do menino. Olhou para o trapiche. Não era como um quadro sem moldura. Era como a moldura de inúmeros quadros. Como quadros de uma fita de cinema. Vidas de luta e de coragem. De miséria também. Uma vontade de ficar. Mas que adiantava ficar? Se fosse, poderia ser de melhor ajuda. Mostraria aquelas vidas? Apertam sua mão, o abraçam.?

Jonathas 11/06/2024

O livro traz uma temática bastante conturbadora, mas real. Capitães da Areia é um grupo de meninos que salteia e vivem à margem da sociedade; Jorge Amado em cada ponto foi sagaz em trazer a realidade vivência dos personagens, a forma como cada um chegou ao trapiche e de como as crianças- os capitães da areia - são familiarizados com a vida adulta mesmo sendo meros jovens.

Sirgubler 11/06/2024

Capitães da Areia
Apesar de ser uma ficção, Jorge Amado se baseia na realidade para escrever essa história que apresenta uma Salvador dura e cruel que exige de crianças o que não deveria exigir nem de adultos.

Isabella2540 10/06/2024

A revolução chama Pedro Bala.
Eu simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto que me apaixonei na visceralidade do Jorge Amado, na empatia dele e na sensibilidade ao escrever o livro com um mar de detalhes sobre cada criança dos Capitães Da Areia. Demonstrou com tanta criticismo a situação dos meninos abandonados, negligenciados e submetidos à uma situação em que devem pecar para viver. Simplesmente sem palavras, Jorge Amado conseguiu me prender na história, na critica, me fez sentir a sensação ruim de pensar que é tão real tudo que se passa no livro. Incrível. ?

Machado46 10/06/2024

Relata o descaso da sociedade e do Estado com os jovens infratores (uma realidade ainda atual), estes que por sua vez roubam para sobreviver em meio a vida caótica e o pouco/inexistente auxílio prestados a elas. O livro conta a história de cada integrante do grupo (Capitães da Areia), seus desejos, características e os torna únicos, cada qual com suas espeficidades. A história é linda e aborda diversos temas como: luta de classes, relações humanas e etc.

girlafraid 10/06/2024

Tão homens, mas tão crianças
O tempo todo, enquanto lia capitães da areia, a única coisa que eu queria fazer era entrar nessa história e abraçar cada um deles. oferecer todo o amor que eles precisavam, mesmo que não soubessem.

em cada furto, cada assalto, cada tragada de cigarro, cada vez que cresciam mais sendo tão crianças, só conseguia pensar em tudo que eles não tinham, o que mais queriam: mãe, pai, família.
nenhum material que tivessem, desejo que saciassem, iria mudar o sentimento de que faltava alguma coisa. a necessidade de pertencer à algo. e isso se espelhava em cada um deles.

me enche de tristeza e assombro saber o quanto essa história se repete. o quão atemporal é. todos os dias crianças têm suas infâncias roubadas; são colocadas à margem, filhas do abandono, rejeitadas e humilhadas.

é uma leitura muito forte. não são poucos os temas abordados aqui. realmente dói, ver tudo o que eles enfrentaram e enfrentam ? sendo apenas crianças! ver a fome deles por liberdade, por amor, por luta. não tem como não ter empatia por eles, sofrer com eles, rir com eles. lutar com(o) os capitães da areia.

vou levar esse livro comigo por toda vida

Eduardoow 10/06/2024

Capitães da areia
Comecei sem saber do que se tratava. Tive uns probleminhas para entender a escrita e o uso de alguns termos (o que é comum em clássicos), mas no geral, tive uma ótima leitura.

Gostei de como no decorrer do livro são apresentadas várias histórias, que exploram todos os personagens, aprofundando muito bem cada um deles. Pedro bala, Sem pernas, Professor, Gato, Dora, Volta seca, Pirulito, todos eles eram tão parecidos e diferentes uns dos outros, senti um misto de emoções com cada um e amei isso.

É um clássico muito envolvente, que retrata de um jeito tão nu e cru a realidade. As críticas sociais estão por toda parte e são tão visíveis, nem precisa de esforço para entender. Foi uma ótima leitura, super recomendo.
Catharina66 13/06/2024minha estante
Aiiii, sempre quis ler
Adorei tua resenha.

Eduardoow 13/06/2024minha estante
É muito bom, recomendo bastante

Mari F. Coelho 10/06/2024

Ótimo para mostrar a realidade
Esse eu li para a escola mesmo para as aulas de modernismo. E sinceramente, também achei que ia ser insuportável. E novamente me surpreendi. A história dos Capitães da Areia, com Pedro Bala, Pirulito, Sem-Pernas, Professor, Dora, João Grande,..., é muito envolvente. O livro desenha que eles não estão ali roubando, furtando, agredindo porque querem e sim porque a vida os colocou assim. E é isso que acontece na vida real, uma luta para a sobrevivência. E há quem diga que bandido bom é bandido morto....

Francisca 09/06/2024

Um dos melhores livros que já li. É difícil transformar em palavras os sentimentos que esse livro transmite. O aperto no coração em ler sobre crianças sem um amparo, um amor, um carinho. Pensar que, apesar da época em que foi publicado, ainda ser tão atual. O descaso das autoridades em pensar no bem estar desses seres. As maneiras que eles encontram para sobreviver. A tristeza. A esperança de felicidade que às vezes aparecia. Jorge Amado foi sensacional, conseguiu me tocar no fundo do coração. QUE LIVRO ??

Rafaela.Moura 09/06/2024

Triste, realista e belo
Esse livro me impressionou demais. No começo você já percebe que vai chorar em algum momento (se você é esse tipo de leitor). Acompanhar crianças de rua jogadas no mundo sem apoio, carinho e cuidado parte o coração, mas a história não fica presa somente a isso, é possível rir com as aventuras dos capitães da areia. Foi uma leitura maravilhosa.

lu 08/06/2024

Incrível
Não existe nada que eu possa dizer, que vai expressar a imersão, e a perfeição desse livro.
tudo acontece muito rápido, mas o livro não é corrido(não sei como isso é possível), além de proporcionar uma imersão, que te deixa sentindo como se fosse um dos capitães, ou pelo menos um observador.
Sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros que eu já li.
apenas leiam.

Amanda3454 08/06/2024

Meu primeiro contato com a obra do Jorge Amado e posso dizer que é surpreendente. Sua escrita é envolvente e o tema do livro é muito relevante e inovador para aquela época.
É emocionante os conflitos externos e emocionais dos personagens. Além disso, reflete nas questões sociais de hoje em dia.

De Amendola 07/06/2024

Eu não lembrava que este livro era tão impactante, talvez porque na época que eu o li, eu era uma adolescente de 17 anos e não compreendia tão bem os assuntos abordados. Agora já adulta, pude ter outra experiência de leitura e entender o quanto este livro trás consigo uma mensagem muito forte, uma crítica social gigantesca e o quanto Jorge Amado foi perfeito em sua escrita.
Um livro muito bom, que nos faz refletir muito e nos trazer diversas emoções. Chorei horrores com Pedro- Bala e Dora