Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Duda 31/08/2024

?????
Adorei a história e as construções dos personagens foi perfeita. Jorge amado dando o nome.
Viva a revolução!

Laylinhað 30/08/2024

Favoritado
O que falar deste livro a não ser que ele é simplesmente SENSACIONAL. Tudo neste livro é sensacional, os personagens, a história, a escrita, absolutamente TUDO. Jorge Amado é um genio da literatura simplesmente por ter escrito esta obra prima

Juliara.Hoffmann 30/08/2024

Entre a inocência e a violência as separações são tênues
Jorge Amado é mesmo um ícone da escrita sensível e com propósito. Este livro é extremamente emocionante e profundo ?

Conta a vida de meninos de rua, abandonados por carinho e proteção do Estado. Nos faz refletir sobre os significados de "marginais", "bandidos" e "delinquentes"... o que se pode exigir daqueles que nunca receberam nada na vida?

Super recomendo essa leitura, mexeu mto cmg e vai me acompanhar pra sempre pq algo tbm se modificou em mim com essa imersão na vida dos meninos conhecidos como Capitães da Areia.

Marcel 29/08/2024

Muitas aventuras
O livro tem partes tristes, partes violentas, coisas que não caberiam em personagens principais de livros mais atuais, mas as aventuras dos meninos são super envolventes, com capítulos curtinhos, de fácil e prazerosa leitura.
Thais 29/08/2024minha estante
eu AMO esse livro ?

vicentticia 28/08/2024

QUE OBRA DE ARTE!
Apesar de trazer uma linguagem mais antiga e, para alguns (dependendo do costume), de difícil entendimento, a leitura é espetacular. Particularmente, tenho um enorme fraco por histórias que não seguem o clichê de "e viveram felizes para sempre" e, este livro, conta algo muito próximo a vida real. O autor traz a realidade de algumas crianças baianas que, uns cem anos atrás, passaram por acontecimentos trágicos e infelizes. O livro entra na ideia do "tudo o que podia acontecer de pior, aconteceu!" e conta quase tudo na perspectiva de uma criança. Em muitas partes, uma pausa na leitura foi necessária, pois (para mim) é difícil lidar com situações ruins que envolvem crianças, mas talvez seja algo muito pessoal. A história tem começo, meio e fim extremamente bem desenvolvidos e, às vezes, até te ilude com algumas ideias de "conserto", mas sempre traz relatos de tristes realidades. Acredito que, por ser brasileira, a experiência de ler esse livro foi muito mais especial, recomendo-o fortemente.

Cica 27/08/2024

Perfeito do início ao fim, é possível visualizar a história inteira, se apaixonar e sofrer junto, só quem ama a rua consegue entender a liberdade q ela traz.

Ze52 26/08/2024

"a liberdade é como sol: bem maior do mundo."
Capitães da Areia é como um sentimento.
E cada um personagem, é como um amigo. Jorge Amado conseguiu contar as histórias,medos e sonhos dos capitães da areia em poucas duzentas páginas.

É o tipo de livro que você sempre vai se pegar pensando,se lembrando da crença de Pirulito,do talento de desenhar do Professor,do ódio e do sonho de ser amado do Sem Pernas,do Gato que é um apaixonado e vigarista,do Pedro Bala que vive pela greve e pela justiça. E por Dora,que é a personagem mais marcante pra mim.

Dora que fora, mãe,esposa,irmã e amiga. E Dora que virou uma estrela com cabeleireira loira.

Valeu Jorge Amado,por escrever este livro,você é o cara!

LaBelleDeNuit 25/08/2024

"Capitães da Areia" é um romance que retrata a vida de um grupo de meninos de rua em Salvador, na Bahia. Eles formam uma gangue chamada "Capitães da Areia" e sobrevivem cometendo pequenos crimes. O livro é uma crítica social forte, mostrando as dificuldades e a marginalização enfrentadas por crianças pobres em uma sociedade injusta e desigual.

Através das histórias de personagens como Pedro Bala, o líder do grupo, e Dora, a única menina do bando, o autor explora temas como amizade, lealdade, e a perda da inocência.

Com uma linguagem acessível e envolvente, "Capitães da Areia" é uma obra importante da literatura brasileira, que nos faz refletir sobre as desigualdades sociais e a realidade das crianças que vivem nas ruas. É um livro que emociona e desperta a empatia do leitor, mostrando que, apesar de tudo, esses meninos ainda têm sonhos e esperança.

nick.1 25/08/2024

Capitães de areia.
não era um livro que tava na minha lista, mas quando comecei a ler simplesmente DEVOREI as histórias de todas essas crianças que, desde pequenas, se viram perdidas nas ruas de salvador.
a leitura é pesada, mas vale a pena. a única coisa negativa que eu vou apontar é a repetição de algumas coisas, deixando a história um pouco repetitiva.
tudo nesse livro me fez sentir, cada personagem me deixou curioso pra continuar lendo e cada detalhezinho da praia, do trapiche e da cidade me fez amar essa obra.

ps: o posfácio do milton hatoum dá o ponto final mesmo, 10/10.

Vinicius.oa 25/08/2024

"O amor é sempre doce e bom, mesmo quando a morte está próxima"
Esta frase, retirada em uma parte angustiante do livro, 1 dia antes de uma das queridas personagens do livro falecer, me remeteu inúmeras reflexões das quais já havia feito anteriormente, como por exemplo, pessoas que descobrem um câncer terminal, e tentam amar o máximo possível as pessoas ao seu redor, literalmente como se não houvesse amanhã. Mas saindo dessa questão filosófica que tive em um das frases do livro, venho através desta humilde resenha, expressar o meu amor por esta livro, pois evidencia muito de nossa cultura, bem como nos ensina que não devemos julgar algumas tomadas de decisões drásticas de muitos jovens infratores da lei, tendo em vista que muitos o fazem pela criação que tiveram, ou até mesmo o fazem por falta de escolha. Em outras palavras: todo ser humano é muito complexo para que haja julgamentos condenatórios.

Leituras_da_yas 25/08/2024

Interessante.
Comecei esse livro por um "projeto" meu de ler literatura brasileira, não criei expectativas,mal sabia sobre do que se tratava a história,pois bem...
Me peguei vidrada na narrativa,sofrendo junto com aquelas crianças,ria e chorava com eles,me dói o coração saber que se trata de algo tão real e ainda comum na sociedade.
A leitura flui com faciliade,é interessante e nos prende do início ao fim.
Rimylles.Silva 25/08/2024minha estante
Esse livro é sofrido demais, maravilhoso!

Ly. Su 25/08/2024minha estante
Li esse livro na minha adolescência e isso ajudou a formar o meu perfil profissional. Tenho um carinho imenso por essa obra, tanto que mantenho o mesmo exemplar na estante até hoje. Jorge Amado foi meu primeiro ídolo literário.

daianeverso 25/08/2024

Uma surpresa agradável
Estou começando a ingressar em clássicos e esse pode ser uma ótima forma de iniciar. Apesar de ser escrito há vários anos, a leitura é de fácil compreensão e tem uma grande fluidez. Não vou me estender muito sobre a história em si, mas diversos pontos são bem atuais, me emocionei, passei raiva e me vi querendo saber mais dos personagens. Vale muito a pena a leitura!
Alexya. 25/08/2024minha estante
Eu amo esse aiii

daniela!! 24/08/2024

"Porque todos odeiam os meninos pobres."
Capitães da Areia é um livro tão incrível, que em menos de 300 páginas consegue construir personagens e histórias palpáveis de tão reais. O que, na verdade, não deveria surpreender, já que a temática da obra é uma realidade em nosso país, algo que deveria ser muito mais discutido do que realmente é.
Além de ser uma obra necessária para trazer luz a vidas que são por muitos ignoradas, a leitura é muito intrigante. É um daqueles livros que a gente não quer soltar por nada até ter terminado, e quando termina dá saudade dos personagens, da narrativa e da sensação de estar dentro da história, torcendo pelos meninos (tá bom que eles fazem umas coisas bem esquisitas, mas enxergando o contexto todo, dá dó).
Enfim, recomendo!! ;)

"Olhou para o trapiche. Não era como um quadro sem moldura. Era como a moldura de inúmeros quadros. Como quadros de uma fita de cinema. Vidas de luta e de coragem. De miséria também."