Journey To The Centre Of The Earth

Journey To The Centre Of The Earth Júlio Verne

Resenhas - Journey To The Centre Of The Earth

Agatha 29/04/2023

Audiobook
Eu não tenho palavras pra descrever como amo escutar audiobooks para relaxar! E adoro essa história também

corinthianaleitora 05/04/2023

Journey to the centre of the earth
Meu primeiro livrin em ingles gnt, achei interessantinho, e tb qria descobrir oq tinha no centro da terra, senti falta de um final melhor?

Loh 06/08/2022

Journey to the centre of the Earth
This is my first contact with read book in english. I liked of book, I wanted read this book the Manu before time.

valentina 07/02/2022

Bom livro, achei o começo um pouco entediante, mas quando avançam na aventura fica mais interesse. Não gostei muito do personagem Hans, achei que ele foi desperdiçado e poderia ser uma parte interessante da história se tivesse alguma construção ou desenvolvimento.

Diana Martins 26/11/2020

Segundo livro em inglês que eu li. (Desculpa usar a parte de resenha como diário)

Ludmilla Silva 22/11/2016

Viagem ao centro da Terra

Jules Verne é considerado o pai da ficção cientifica, por tal motivo seus livros são clássicos conhecidos mundialmente. Assim é muito comum ver adaptações ou referências de suas obras em qualquer lugar, e é claro isso inclui Viagem ao Centro da Terra. Eu sempre tive muita vontade de ler tal clássico e agora que finalmente consegui não me arrependo.

O livro conta a história de Axel um jovem garoto que acaba por acompanhar o tio Otto Lidenbrock, professor de geologia e mineralogia, em uma viagem a princípio insana até o centro da Terra. O desenrolar dos fatos começa com a descoberta de um manuscrito antigo que precisa a todo custo ser decifrado para dar o pontapé inicial na viagem.
Diferentemente do filme no livro a viagem não começa imediatamente, grande parte da história começa retratando os preparativos dos personagens para esta jornada, o que pode ser um pouco demorado e em alguns momentos maçantes, mas nada que prejudique a leitura.

A história sendo narrada pelo ponto de vista do Axel foi uma escolha positiva, suas constantes discordâncias com seu tio, suas suspeitas e seu medo interminável de continuar naquela jornada foi algo que realmente me cativou e deixou a história mais dinâmica. Eu realmente adorei o modo como Verne mesclou a ficção cientifica e a realidade no livro, ele não jogou um fato fantasioso ali e aqui apenas para entreter o leitor e apressar a história, os detalhes foram muito bem pensados para que a história pudesse fluir naturalmente.

As descrições são extremamente detalhistas. Quando você pensar que não há um modo possível de descrever várias e várias “pedras” embaixo da Terra, Verne vai aparecer para provar que você está errado. Tais descrições são tão precisas que em momentos da história você de fato pensa que está ao lado de Axel, Lidenbrock e Hans lá embaixo. Hans é o guia que acompanha o sobrinho e o tio por toda a viagem ao centro da terra, e devo admitir que seu personagem acabou por me incomodar em alguns aspectos.

Eu entendo que Hans foi desenvolvido como um personagem mais fechado e recluso, porém em muitos momentos da história ele parece ser completamente esquecido pelo autor, a não ser em momentos onde a força física é necessária. Ele parece não ter opinião própria, concorda com tudo que o professor decide mesmo que isso literalmente coloque sua vida em risco ( ‘ei Hans vamos pular aqui pra gente morrer’, ‘ ah tanto faz se você quiser eu vou’). Talvez ele não discordou do professor para não ter seu pagamento diminuído, mas de qualquer forma faltou um pouco de vida no personagem.

Enfim, a história é realmente muito boa e interessante, vale muito a pena ler, afinal é um clássico e clássicos sempre merecem um tempinho do seu dia e ainda mais de um autor tão genial quanto Jules Verne.

Obs: *Ainda tentando descobrir o quanto de provisões eles levaram para não ter passado fome durante os meses que ficaram lá embaixo*

Wolf 03/08/2013

Já acabou?
Viagem ao centro da Terra é um clássico tão conhecido que dispensa apresentações. Filmes e desenhos animados já foram feitos a partir do livro ou livremente inspirados por ele. Quando finalmente lemos o próprio livro percebemos que dificilmente um filme pode ser muito fiel ao original. Os eventos que levam à jornada são quase esquecidos em obras visuais, e no livro ocupam quase metade do volume.
Ao final parece que Verne termina o livro de forma muito resumida. Se o início é muito detalhado, o final é quase precipitado.
Se qualquer forma, é um Verne, é um clássico, e merece ser lido com carinho.

Anica 21/11/2009

Journey To The Centre Of The Earth (Jules Verne)
Eu costumo dividir os bons escritores em duas categorias: artesãos e contadores de história. No primeiro grupo entram os autores que vão além de um enredo bacana, moldando a narrativa de forma única, surpreendendo ao apresentar novas maneiras de se contar uma história. Colocaria aí Guimarães Rosa com seu Grande Sertão: Veredas, e Chico Buarque com Budapeste, por exemplo. E aí temos os contadores de história, que apesar de sob o ponto de vista literário ficarem no feijão-com-arroz, se destacam entre outros tantos escritores no mundo por simplesmente saberem contar uma história. É o caso do francês Júlio Verne, considerado por alguns o pai da ficção científica.

Durante os últimos dias simplesmente devorei Viagem ao Centro da Terra. E se você me perguntar o que o livro tem demais, eu não vou conseguir passar do fato de que é uma aventura que prende sua atenção do começo ao fim, com bastante senso de humor e muita criatividade. Diverte e agrada, e o tom da história é quase como se você estivesse ouvindo um amigo contando um “causo” numa roda, talvez até por isso seja tão gostoso de ler.

O livro conta a história de Axel, um jovem que embarca em uma missão rumo ao centro da terra com seu tio, o geólogo Lidenbrock. A parte da missão em si começa quase na metade da narrativa, sendo que boa parte dessa fica por conta dos preparativos – incluindo aí a chegada do guia Hans, personagem calada que algumas vezes até parece ter sido esquecida pelo autor, aparecendo em sua maioria nos momentos mais tensos da história.

O caminho rumo ao centro da Terra é um capítulo a parte. Verne descreve tão bem o espaço que agora eu fecho os olhos e lembro de pedaços da história como se tivesse assistido a um filme, como no momento em que eles encontram o Mar Lidenbrock. E talvez justamente essas descrições são parte do charme de Viagem ao Centro da Terra, lembrando que parte dessas imagens são de seres e lugares que simplesmente não existem. Se já é difícil criar a partir do que já nos é familiar, imagina no caso do que nos é desconhecido.

Talvez o único porém fique por conta dos títulos dos capítulos. Não sei se é algo da edição que eu li (da Penguin Classics), mas o título conta o que acontecerá – e aí perde um pouco da graça do “gancho” que o autor deixou no capítulo anterior. Mas acho que é só isso. Viagem ao Centro da Terra foi um daqueles livros que me fez reservar um espaço para Júlio Verne entre os bons contadores de história.