Negras Cronicas

Negras Cronicas Ana Carolina Oliveira Santos...

Resenhas - Negras Cronicas

bebellalla 10/01/2024

Escurecendo os contos
Um livro de contos escritos por mulheres negras, mulheres negras de todas as classes. Cada uma com um pensamento, um ponto, uma critica de acordo com o racismo já sofrido.

Leitura rápida, porem possui partes tensas por assim dizer.

Carlos Bennoda 27/08/2020

Não foi um livro, foi um amigo
NEGRAS CRÔNICAS: ESCURECENDO OS FATOS

Negras Crônicas - escurecendo os fatos é um projeto literário que conta, através da perspectiva de mulheres negras, suas vivências em uma sociedade racista e machista que insiste em olhá-las como coisas, objetos ou pedaços de carne. Boa para transar mas não para amar. Mulheres que sentem diariamente a dor do desrespeito, da exclusão, da marginalização, humilhação e descaso. Mas não é só isso, o livro também mostra sua capacidade de expor um pensamento crítico sobre a nossa realidade. Mulheres negras na literatura, na arte e na sociedade. Estamos aqui, "escurecendo os fatos".

Depois de tanta INVISIBILIDADE da mulher na literatura, resolvi citar todos os nomes das autoras das Crônicas:

Ana Oli, Ana Paula Lopes, Delma Gonçalves, Fabiana Santos, Fabíola Carvalho, Graça Marques, Gizele Machado, Jenifer Costa, Joelma Santos, Jussara Santos, Kaliana Oliveira da Hora, Laura Beatriz Mathias de Oliveira, Letícia Rosa, Luana Souza, Luciana Leitão, Malú Gomes, Margareth dos Anjos, Priscila Carvalho, Sandra Job, Sandra Menezes, Sílvia Barros, Tayane Barcelos, Thais Cadorim, Valesca Lins

Quem acompanhou meus stories viu o quanto eu chorei com as crônicas. Para mim não foi um livro qualquer, ou um livro de entretenimento. Foi um diálogo com as minhas dores, o meu passado, as minhas mágoas, incertezas, inseguranças, traumas e o futuro desconhecido. Fui reconhecer o quão presente o racismo estava desde que eu era uma criança e ainda não entendia que era racismo, mas que era apenas uma brincadeirinha de mau gosto que deveria suportar.

Lê tudo isso nas vozes de autoras e através de sua óptica foi como limpar as lentes para enxergar mais nitidamente. Como ler a própria alma translúcida. Como olhar no tempo e perceber onde estamos nesse processo de aceitação e de empoderamento.

Quem tiver oportunidade, leia este livro. Ele conversará com você como amigo íntimo, entre vocês não existirá segredos.

@falavaleria | Valéria Martins 04/03/2020

Escurecendo as crônicas
Nunca fui muito fã de crônicas. Conheci o gênero com um livro da Marta Medeiros e depois um de Clarice Lispector. Não gostei de nenhum dos dois embora reconheça que escrevam bem. Mas eles não falavam do meu dia a dia, eu não me via naquelas histórias, naquele cotidiano.
O primeiro livro de crônica que realmente gostei foi "Olhos d'água" da Conceição Evaristo. E agora gosto de Negras Crônicas, de uma pluralidade de mulheres negras.
São mulheres que estão ao meu redor, no meu cotidiano e que contam histórias onde consigo me enxergar. Elas falam de mim e pra mim. Suas crônicas são políticas, são de tirar o fôlego, são de querer parar e largar o livro e ao mesmo tempo de querer terminar pra saber o que mais elas vão contar.
Acho que minha questão não é com o gênero literário, mas com as crônicas que não escurecem os fatos.
Ler mulheres negras é entender que as pausas não são só recurso literário e norma do português culto. É respirar, pra seguir em frente