Dicionário da República

Dicionário da República Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Dicionário da república

alekele_ 04/10/2020

Estudos
O tema principal e? a Repu?blica, e como tem sido sua relac?a?o com a sociedade ate? os dias de hoje. Embora para muitos estudiosos a Repu?blica esta? destinada a fracassar, as organizadoras desta obra resolveram reunir 51 textos cri?ticos sobre diversos momentos da histo?ria, desde a sua origem na Gre?cia e Roma antigas, analisando ainda os movimentos republicanos no Brasil (como Canudos e Sabinada) e as va?rias Constituic?o?es desde a proclamac?a?o da Repu?blica em 1889.
Estes 51 textos sa?o de especialistas das mais diferentes a?reas: filosofia, direito, sociologia, jornalismo, histo?ria. Pore?m, todos com o objetivo de aumentar a curiosidade do leitor sobre as experie?ncias republicanas no Brasil.
Sem du?vida e? uma obra que vale a pena ser lida, principalmente por aqueles que buscam entender a atual situac?a?o da poli?tica brasileira.
Claro que aqui na?o ha? respostas para os problemas do nosso pai?s, apenas sa?o textos que ajudam a compreender a nossa histo?ria e o nosso presente momento.

felipe_mori 01/07/2020

Essencial.
Excelente coletânea de textos críticos sobre a República: conceitos, fatos brasileiros e estrangeiros, enfim... Apesar de não tecer muitos comentários nesta "resenha" devido a grande quantidade de textos distintos, recomendo fortemente este livro como uma ótima fonte de consulta.