Filosofando: Introdução a Filosofia - 1º, 2º e 3º Anos Ens Médio

Filosofando: Introdução a Filosofia - 1º, 2º e 3º Anos Ens Médio Maria Lúcia de Arruda Aranha e Outros

Resenhas -

Fellipe 27/06/2023

Meu queridinho!
Um bom livro de filosofia! Me ajudou muito em época da pandemia, a me distrair e a fazer meus trabalhos durante o EAD.

Nimbus 22/05/2021

A primeira resenha.
Quando vi que fui o primeiro a terminar esse livro aqui no Skoob, me senti na obrigação de recomenda-lo.
O livro em si é bem completo, possui indicações de leiteiras, mas sinto falta de alguns autores.

Esse livro faz uma ótima introdução aos campos da filosofia separando eles em 7 Unidades:
?Descobrindo a filosofia (onde apresenta a filosofia para o estudante do ensino médio);
? A Condição Humana (onde dabate sobre Natureza e Cultura, Linguagem e relações de trabalho);
? Conhecimento e Verdade (fala sobre lógica e ideologias além de trazer uma visão panorâmica sobre a ideia de Verdade na história da filosofia);
? Filosofia Moral (abordando teorias éticas e a ideia de liberdade);
? Filosofia Política ( introduz os conceitos de Democracia, Direitos humanos e relação de poder para o jovem);
? Filosofia das ciências - minha unidade favorita. (Conta a história da ciência e problematiza em cima disso);
?Estética (falando sobre a Cultura, a beleza e a arte).

Eu tenho todas as edições lançadas até então e posso afirmar que a de 2018 a 2020 é a mais bonita, além de trazer mais tirinhas do Calvin e Haroldo mudou finalmente a arte da capa.
Porém, senti falta da seção "Sugestões" que nas edições anteriores ficava no final do livro fazia indicações de vários filmes, livros e sites sobre o tema abordado nos capítulos. Agora são dadas somente duas indicações no final de cada unidade, o que já é melhor do que não indicar, mas, na minha opinião, quanto mais indicações, melhor.
Além disso, devido ao fato de ser uma "introdução a Filosofia" alguns autores ficaram de fora, como por exemplo o Albert Camus que eu tento gosto.
Apesar de algumas críticas, o saldo é postivo. As veses, me pego consultando ele quando tenho alguma dúvida.