Menino de Engenho

Menino de Engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Virginia.Laurindo 30/07/2023

Enredo fácil e de rápida leitura. O autor passa uma visão sobre os engenhos e sobre a escravidão, que precisa ser compreendida a partir da época da escrita.

Gabriel.Chiquito 27/07/2023

Essas histórias que mostram as tristezas da vida através do olhar ingênuo de uma criança sempre me pegam. Dessa vez, é um lugar mais rústico, onde a escravidão foi proibida mas não encerrada, que é mostrado através dos olhos do jovem José Lins do Rego. As relações humanas, a violência, as injustiças, as perdas, mas também as alegrias, esperanças e a natureza, são compreendidos de um jeito muito diferente, não pelos fatos em si, mas pela forma como são interpretados e como impactaram aquela mente ainda em formação. Triste e muito bonita, essa obra é um dos motivos de eu sempre insistir em descobrir um pouco mais da nossa literatura nacional.
I Danielle I 28/07/2023minha estante
Lindo parecer Gabriel! Também gosto desse tipo de livro, futuramente quero conhecer essa obra.

soubarroca 11/07/2023

Menino de Engenho, de José Lins do Rego
Um perfeito retrato dos engenhos de cana de açúcar.
Gostei da narrativa fácil e leve de um homem narrando sua infância na fazenda do vô.

"Que saudade que tenho da aurora de minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais".

Paulo.Victor 10/07/2023

Narrativa descritiva
Belos capítulos que descrevem parte da vida do personagem Carlos, um jovem recifense que vai logo cedo morar num engenho no interior do Pernambuco. Mel, moinhos, fauna e flora compõe os cenários dessa obra.

Vitor 30/06/2023

...
Essa não é minha zona de conforto na literatura, mas tenho explorado ultimamente, até mesmo para tirar essa visão de que um livro como uma escrita, período ou regionalismo diferentes, são chatos ou difíceis de se envolver.
E aqui em Menino de Engenho eu me surpreendi, não vou negar que no início da leitura eu tive um pouco de dificuldade... Porém não demorou muito para me entrosar com as histórias contadas pelo menino. No início tive a impressão de que as histórias seriam apenas relatos "vazios", mas ao decorrer, as histórias deixam de ser apenas relatos e passam a carregar alguns questionamentos, reflexões e melancolia.

Jussara 27/06/2023

As memórias de Carlinhos retrata uma época específica da nossa história, o Brasil do engenho da cana. O q mais me chamou atenção é a existência de escravos mesmo após a abolição (a descrição em si, não o fato), e como ele vê em seu avô um ser bondoso, por ser um "bom senhor de escravos"!

Jonathan153 25/06/2023

Anacrônico
Romance bem anacrônico: abusa do velho estilo naturalista. Com o tempo, José Lins do Rego evoluiria para obras melhores.

lee_ 22/06/2023

Eu não odeio livro de época, juro que não, mas nunca odiei tanto um livro quanto esse, pelo amor de deus, dá pra ser usado como método de tortura isso aqui

Lu<3books 14/06/2023

Valeu escola
Sim. Tive que ler para a escola.
Dei poucas estrelas porque para mim foi extremamente cansativo ler esse livro.
Não me apeguei a nada em nenhum momento, a escrita parecia jogada, apenas varios acontecimentos que não fechavam uns com os outros.
Alguns dizem que era o "estilo" de escrita do autor ou algo assim, mas não gostei e é isso

Gustavo.Oliveira 01/06/2023

Resenha crítica
Bom livro, levando em consideração a época em que fora escrito e as particularidades da época apresentadas. Fora isso, o livro não trás muitos atrativos de leitura e sim, a vida pacata no engenho.

eloisagroshevis 27/05/2023

Li pro Vestibular rs
Eu nao vou me aprofundar em ele ser um clássico e o impacto dele na literatura, só vou comentar sobre a história bjs.
É bem interessante mas é um compilado sem fim de várias e várias histórias então não me apeguei a ninguém e a nada. Mas é facinho de ler!

Alice.Selbach 27/05/2023

Literatura clássica dos tempos do ciclo do açúcar mostrando o choque cultural e de infraestrutura entre a casa grande e senzala. O livro compartilha bastante da rotina da realidade da época, até mesmo no vocabulário. Infelizmente, o enredo tem muitas oscilações e atividades paralelas acontecendo o que deixa o leitor por várias vezes confuso.

LenSa 23/05/2023

Um livro que vou levar lembranças para a vida. Eu amei esse clássico da literatura nacional, a forma excelente de como foi escrito, a vida sofrida do engenho em contraste com a beleza da simplicidade da vida no interior do nordeste. Amei demais.

Carolina Del Puppo 18/05/2023

Apesar do livro ter sido de fácil leitura, fluido, e de fácil compreensão, eu particularmente não morri de amores. Claro que é importante, e não me arrependo de ter lido, mas não senti nada pela história e pelos personagens, é como se fosse sem emoção, mas provavelmente deve ser algum vício de leitura meu...

Matheus1102 28/04/2023

Menino de engenho...
O livro em si não me atraiu tanto na questão da temática, nem quanto à narrativa, tive que ler para um trabalho escolar, acho que por isso que demorei tanto para terminar. Entretanto, gostei da escrita do autor, que não é tão arcaica, e sim, natural.