O Milionário Mora ao Lado

O Milionário Mora ao Lado Thomas J. Stanley

Resenhas - O Milionário Mora ao Lado

Pablo Santos 10/04/2010

Os verdadeiros milionários versus ostentadores
Como você imagina que seria caso fosse milionário? Provavelmente, a primeira imagem que vem à mente é de um sujeito bem vestido com um terno de grife, falando no seu iPhone e caminhando em direção ao veículo importado rumo ao seu escritório, saindo de um bairro residencial de alto padrão para um ponto comercial da cidade, também de alto padrão. Acertei?

Neste livro, Stanley e Danko apresentam uma pesquisa que fizeram durante anos com certa parte da população norte-americana: pessoas com patrimônio líquido acima de U$ 1 milhão. O objetivo era reunir características comportamentais, financeiras e de negócios nas quais eles pudessem convergir alguns conceitos sobre os milionários.
De acordo com suas descobertas, a pessoa descrita no primeiro parágrafo pode não ser um milionário, e sim um gastador de primeira linha.

Leia mais em http://leituraenegocios.blogspot.com/2010/04/o-milionario-mora-ao-lado.html

Badlouis 14/01/2023

Aparências enganam
Ler esse livro mostra vários pontos que realmente são reais, o mais padrão é que as aparências enganam.
Os milionários de verdade são o que possuem uma vida frugal, vide o Buffet.
Gostei bastante das explicações e conceitos.
Só não gostei por volta dos 80% em diante, que só discorria sobre profissões.
Esse livro contém muita informação boa de pessoas que conseguiram chegar lá.
Isso mostra que o básico funciona bem.

Dr Everton 17/01/2021

Leitura fácil, agradável em um momento que ostentar é moda!
Uma leitura fácil, baseada em estudos científico. Serve para desmistificar o ato de exibir, classificado por muitos como forma de mostrar o sucesso alcançado. Para todos que pretendem ter uma reviravolta financeira este é uma leitura obrigatória assim Pai Rico Pai Pobre.

MauricioTiso 05/07/2014

Exemplos de acumuladores de riqueza, que optam por uma vida mais simples mas com muito mais segurança financeira. Mostra como dar valor monetário as coisas e como o dinheiro pode trabalhar a favor ou contra, como o consumo pode trazer prazer ou prisão.
O livro ajuda, através de exemplos práticos, a se questionar o que te da verdadeiramente status, ao mesmo tempo que te ajuda a ver o "ser rico" por uma outra ótica: a da independência.
Muito importante para ajudar a pensar sobre o comprometimento de fazer a sua parte, de postergar os impulsos em prol de um longo prazo mais estruturado, de saber esperar a alquimia acontecer.

RogerBoy 21/04/2018

O livro é muito interessante, pois apresenta princípios que fogem ao senso comum. A riqueza, como mostram as pesquisas desenvolvidas pelos autores, não está intimamente ligada ao consumismo e à ostentação, mas sim à frugalidade e à disciplina. A leitura, entretanto, torna-se um pouco cansativa, pois muitas vezes a excessiva exemplificação e dados numéricos são repetitivos. Recomendo a leitura, contudo se achar alguma parte chata não desista, apenas pule para próxima parte e absorva os conhecimentos.

Cadu 11/08/2020

O conteúdo do livro foi fundamentado numa extensa pesquisa científica realizada pelos autores durante mais de 20 anos, a partir de respostas a questionários enviados aos milionários, bem como entrevistas pessoais e sessões de conversas com grupos de abastados. Apesar de o livro ter sido escrito no fim da década de 90, suas conclusões permanecem inteiramente válidas, uma vez que, mais do que levantar números e estatísticas, o livro registra fatos e hábitos dos milionários norte-americanos.

Uma das primeiras coisas que os autores desmistificam é que alta renda não significa necessariamente estar rico, uma vez que a pessoa pode gastar tudo o que ganha, ter um alto padrão de vida (= alto consumo) e, nessas condições, não está ficando rica.

O livro trabalha sete características comuns a todos os que conseguiram construir riqueza ? os denominados PAR (Prodigiosos Acumuladores de Riqueza) ? em contraposição aos SAR (Sub-Acumuladores de Riquezas). Esses sete denominadores comuns correspondem a sete capítulos do livro.

Rafael F F 02/04/2024

As aparências enganam
Muitas pessoas acham que ser milionário é andar de carro importado, morar em mansões, erc, porém o livro traz através de estudos e diversas pesquisas que o perfil da grande maioria dos milionários americanos, é totalmente diferente do esteriótipo que a mídia tradicional mostra.

Em uma leitura leve, e fácil, o livro traz diversas ?dicas? de como se comportar como um milionario de verdade.

Thici 10/12/2020

Reflita: você tem mentalidade rica ou pobre?
Ótimo livro, principalmente para aqueles que possuem uma visão de que ser rico é exibir uma vida de luxo, muito pelo contrário, o primeiro passo é entender que deve-se gastar menos do que ganha, tornar-se um poupador, alguém que pouco a pouco vai aumentando seu patrimônio pensando a longo ou médio prazo... óbvio? Claro, mas é algo que não entra de jeito nenhum na cabeça da maior parte da população que acredita que riqueza é ostentar e que dinheiro na mão é para ser gasto como se não existisse o amanhã. Afinal, como muitos com mentalidade pobre dizem: ahh, eu vou gastar pq não sei se vou estar vivo amanhã. Meu amigo sorte sua se não estiver, pois se estiver vivo vc vai estar é endividado e cada vez mais longe da independência financeira.

Taisa.Tiago 03/12/2015

verdadeiro estudo
verdadeiramente um estudo sobre os afluentes da época de 96...os autore foran visionarios ate pra falar sobre possiveis ramos de trabalho, onde eles falam quais sao as ocupacoes que vao ser o futuro da quela época..e com certeza acertaram...muito bom é mesmo uma licao e aprendizado, leitura obrigatorio pra tdas as pessoas q desejam ser financeiramente independentes

Amanda 07/10/2023

O livro demonstra alguns conceitos fundamentais para construção de patrimônio e quebra a noção comum que a sociedade tem de quem pode ou não enriquecer. É uma boa leitura, recomendo.
Perde pontos por se tornar extremamente repetitivo...

Ermis_minf 30/11/2021

Ele ensina a pensar sobre os seus gastos
A abordagem do livro mostra que os ricos que a midia mostra não é desse jeito de ostentação. As vezes as pessoas de grande poder aquisitivo pode o cara mais humilde da sua rua, em bairro de classe baixa.

Darty 18/01/2022

Bom...
Eu esperava um pouco mais.....alguns ensinamentos são bem aplicados, mas o livro já está um pouco defasado, mas mesmo assim, vale a leitura.

Caim.Freitas 19/02/2022

Mora ao lado?
Ótimo livro de estudos de caso feitos dos anos 70 aos 90, que mostra na prática como "é" um milionário de de verdade desmistificando essa ideia que a mídia implanta na sociedade de como são os abastados. O livro mostra através de estudos de milhares de lares americanos as características dos milionários ,especificando pontos interessantes de seus comportamentos de acordo com a forma de como conseguiram seu patrimônio de mais de 1 milhão de dólares. O livro mostra também a discrepante diferença das pessoas realmente ricas para os geradores de alta renda. Tudo que é apresentado no livro é comprovado de forma muito simples pelo meio de tabelas muito didáticas. Esse estudo mostra os milionários da maneira como realmente são, de uma forma que não é encontrada em outros estudos. Ele mostra desde a roupa que a maioria dos abastados usa até as casas e bairros onde moram, fazendo assim um raio-x e detalhando cada parte do estilo de vida de alguém realmente milionário! Depois dessa leitura você vai perceber que ele realmente mora ao lado e você nem se deu conta. Boa leitura...

Luiz Pereira Júnior 04/01/2024

Quem quer ser um milionário?
“O milionário mora ao lado” é o fruto de pesquisa de centenas de entrevistas com milionários feitas pelos pesquisadores Thomas J. Stanley e William D. Danko e, por isso mesmo, repleta de dados, estatísticas, percentuais, amostras, exemplos que referenciam os dados apresentados e propostas de como se tornar um milionário (parece título de filme).

O livro acaba se tornando uma mistura de tese acadêmica com autoajuda financeira. Em que pese o livro ter sido escrito em 1996 e tomando por base exclusivamente os milionários americanos, seus resultados podem muito bem ser aplicados nos dias atuais, quase trinta anos após a publicação.

Resumo da ópera: os milionários norte-americanos pouco (ou nada) têm em comum com aquela ostentação vista em certos programas e sites. São frugais, pouco consumistas, aplicam em investimentos seguros, não herdaram nem ganharam na sorte suas fortunas e mantém a família unida. A maioria desses milionários faz parte da chamada classe média alta (donos de algum comércio são os mais comuns). Mas é bom lembrar que o foco são os milionários (e não os bilionários – esses, sim, pelo jeito, não precisam de frugalidade alguma).

Enfim, você se candidata a milionário, gastando apenas 15% de sua renda (se ela for bem alta, diga-se de passagem)? Ou prefere o “deixa a vida me levar”?

Acho que, na verdade, acabamos sempre ficando entre “Caixão não tem gaveta” e “Ninguém sabe o dia de amanhã”...

Ricardo Tamanini 15/12/2023

Não julgue o livro pela capa...
Muitos conhecem o ditado indicado no título de minha resenha. Posso dizer que com esse livro não é diferente, corrigindo somente a frase para "Não julgue o rico pela aparência".