O ateneu

O ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa




Resenhas - O Ateneu


430 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Ivana M. 29/03/2024

Para Refletir
"O Ateneu" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Raul Pompeia, publicada originalmente em 1888. O romance é narrado por Sérgio, um jovem que relembra sua adolescência passada no internato do colégio Ateneu. A narrativa se desenrola através das memórias do protagonista, que reflete sobre suas experiências e os acontecimentos marcantes durante esse período.

A história se desenvolve em torno do ambiente opressivo e claustrofóbico do colégio, onde os alunos são submetidos a uma disciplina rígida e muitas vezes cruel. O autor retrata de maneira vívida a vida cotidiana no internato, explorando as relações complexas entre os alunos e os professores, além das dinâmicas de poder e hierarquia que permeiam o ambiente escolar.

Um dos aspectos mais marcantes de "O Ateneu" é a forma como Raul Pompeia descreve a transição da infância para a idade adulta, mostrando como os personagens lidam com questões como amizade, rivalidade, sexualidade e a busca pela identidade própria. Sérgio, o narrador, passa por um processo de amadurecimento ao longo da narrativa, confrontando suas próprias ilusões e enfrentando as duras realidades do mundo adulto.

Além disso, o livro aborda temas como a decadência da aristocracia brasileira, a influência da religião e da moralidade na sociedade da época, e as contradições entre a teoria e a prática educacional. Através de uma prosa rica e envolvente, Raul Pompeia cria um retrato complexo e multifacetado da sociedade brasileira do século XIX, oferecendo ao leitor uma visão profunda e perspicaz sobre as dinâmicas sociais e culturais da época.

Em suma, "O Ateneu" é uma obra que continua a fascinar e a provocar reflexões mesmo após mais de um século de sua publicação. Com sua narrativa envolvente, personagens vívidos e temas universais, o livro permanece como um dos grandes clássicos da literatura brasileira, merecendo ser lido e apreciado por leitores de todas as idades.
comentários(0)comente



madu.zi 28/03/2024

Cansativo
O livro não é ruim, de forma alguma, mas é completamente maçante. Por se tratar de uma obra tão antiga, é normal a gritante eloquência e formalidades de escritas, mas pra mim é surreal ler uma criança de 12 anos falando como um filósofo de 60, são detalhes que realmente me estressaram e tornaram a narrativa dolorosa de ser lida. Gostei bastante da intenção do livro, das descrições mais normais da vida num internato e, é claro, da cena dos cacos de vidro na piscina.
comentários(0)comente



Beatriz 25/03/2024

Resenha de O Ateneu- Raul Pompeia
Livro muito, muito bom. Li para realizar uma prova na escola e foi uma ótima experiência. A linguagem do autor é bastante poética e por mais que seja um livro MUITO demorado é uma delícia de ler.
Me senti como se estivesse lendo um livro da Clarice!
comentários(0)comente



My skin 25/03/2024

FOGO FOGO
Comecei porque me foi falado que era a inspiração de uma fanfic que anteriormente eu tinha lido..... linguagem difícil mas ainda assim vc consegue compreender o que se passa, e digo com propriedade nunca li algo tão gay em minha vida kskskss. Um bom livro mas jamais leia se estiver com ressaca literária.

"Comecei a achar a religião de insuportável melancolia. Morte certa, hora incerta, inferno para sempre, juízo rigoroso: nada mais negro!"
comentários(0)comente



Liv. 11/03/2024

Lixo
Simplesmente o pior livro que eu já li. Li pra uma prova do livro e só pontos negativos nele: não tem conflito principal, muitos personagens nada importantes, ações desnecessárias e uma péssima despedida. Li totalmente por obrigação, senão teria abandonado, não recomendo.
comentários(0)comente



Julia5096 10/03/2024

Li esse livro meio que por obrigação da minha professora para fazer prova. Confesso que li meio que me arrastando. A leitura nao ia. A linguagem também não ajudava. A história também não é fluida e são muitos nomes para decorar para fazer uma prova. Péssimas lembranças sobre o livro.
comentários(0)comente



juu 10/03/2024

O Ateneu
O Ateneu foi um livro que li por causa do vestibular e sinceramente, não gostei. E está tudo bem em não gostar de um livro, porque nem todos são do meu agrado e gostar ou não é algo bem pessoal. Mesmo assim, recomendo para aqueles que vão ler para o vestibular, esta versão que li.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel.Chamma 03/03/2024

Um clássico é um clássico
Sendo honesto, não aproveitei a leitura desse livro, achei extremamente enfadonho, a história é muito boa e interessantíssima, mas a escrita é muito enfadonha. Foi uma leitura verdadeiramente penosa, poucas vezes, depois da adolescência, senti dificuldade e mesmo irritação como essa ao ler em livro, digo isso, não sou ninguém para criticar uma das maiores obras da literatura brasileira, por isso a nota.
comentários(0)comente



Camila 27/02/2024

Minha humilde opinião!
Tem umas partes boas, mas no geral a leitura é bem maçante. Foi luta pra terminar! Porém terminei, na força do amor!
comentários(0)comente



Jessica Moraes 18/02/2024

Ok
Sergio conta como foi estudar no colégio interno, conhecido como O Ateneu; entrou no inicio de sua adolescência, narrando os 2 anos que passou lá; os personagens vão desde os alunos, professores, o dono do colégio.. ele nos conto como foi difícil crescer ali dentro já que devido a terem somente garotos, é criado uma certa separação entre eles: os garotos homens, os valentões e os garotos mulheres, sendo os mais fracos, tímidos. Acontece muita coisa entre os personagens, precisei assistir um vídeo no youtube de um professor explicando algumas tendencias, já que pelo deboche do autor, podemos não pegar na primeira leitura.. é um clássico brasileiro com leitura obrigatória em algumas escolas (que ñ foi meu caso), achei maçante mas o final é legal.
comentários(0)comente



maymenlei 11/02/2024

Por uma reforma educacional URGENTE!
?Um bom livro resiste às escolas, e este leva ao pé da letra a resistência.?

Parece que todos que leram esse livro no último ano foram motivados pela lista de leituras obrigatórias da Unicamp, e eu não escapei dessa trajetória (quer dizer, mais ou menos, levando em conta que eu resolvi fazer a leitura depois da prova e meu foco nos vestibulares não era a Unicamp ? culpa dela própria por não ter o meu curso!). De qualquer forma, foi a vida de vestibulanda que me apresentou aO Ateneu.
Minha visão do livro é um pouco deturpada pelo fato de que eu não podia esperar para dizer que tinha acabado. A linguagem é realmente complexa muitas vezes, tanto devido à época, quanto à capacidade insana de descrição de Raul Pompéia. Apesar de cansativo, o livro retém passagens lindamente escritas e reflexões interessantes e bem feitas sobre educação, política e arte.
Em relação à narrativa, a partir dos 40% comecei a ficar extremamente entretida. Vi alguém dizer que O Ateneu seria um dos primeiros livros ?coming of age? e, salvo as diferenças históricas, acho que isso faz muito sentido. A narrativa não tem um curso exato, mas se ancora em acontecimentos marcantes e mundanos da vida do protagonista, analisando os relacionamentos dele com diversos personagens enquanto ele cresce e tenta descobrir sua identidade e seu lugar no mundo.
O final é extremamente simbólico e construído durante os capítulos de forma nada previsível. Raul Pompéia narra o apogeu e a queda (literal e figurada) de uma figura autoritária que representa um modelo de educação cínico e indiretamente violento que com certeza marcou a juventude do autor. Definitivamente merece ser um clássico da literatura nacional.
comentários(0)comente



Zé Vinicius 03/02/2024

Fraco
Eu já não esperava muito e recebi menos do que eu esperava. O Ateneu começa bom mas ao decorrer da leitura, encontrei uma obra tão maçante que quase desisto pela 5° vez, mas dessa vez deu certo ler.
comentários(0)comente



Danilo Moreira 25/01/2024

Clássico cheio de nuances
Na obra, conhecemos o relato de Sérgio, que na infância, foi enviado para o Ateneu, colégio interno de alto prestígio no país. A partir daí, o narrador-personagem descreve os tipos de colegas, professores e demais pessoas, bem como as situações que ele vivencia no colégio. Os fatos servem como catapultas para críticas à elite da época.

A escrita de Raul é enigmática. Às vezes precisamos ler com os olhos nas entrelinhas. Se você não tiver essa disposição, talvez a experiência de leitura pode ser difícil. Também é perceptível a riqueza de vocabulário do autor, e esta é uma oportunidade de também aprimorar o nosso.

No mais, eu diria que é uma experiência de leitura meio desafiadora, mas quando terminamos o livro, especialmente as cenas finais impactantes, dá uma certa satisfação.


comentários(0)comente



Nandinh4 17/01/2024

Ateneu é um dos livros de leitura obrigatória da Unicamp e eu li por causa disso.
Mas Raul Pompeia conseguiu fazer com que a crítica ao sistema educacional brasileiro descrita no livro fosse atemporal e me cativasse.

Neste livro crescer não é fácil e depender dos outros para ser protegido é pior. Mas é necessário ser forte!
A famosa frase ?A escola não faz o aluno, ele a faz? ecoa pelo livro.
Indiretamente Raul nos faz pensar que se nos questionarmos um pouco sobre meios e as ações das pessoas em uma instituição, jamais iríamos nos submeter a esse processo mas devemos seguir os padrões da sociedade, é o aceitável.
O livro tem sua complexidade mas garanto que irão se identificar com o livro!
comentários(0)comente



430 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR