O Ateneu

O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Loh Valente 09/01/2022

A história é legal mas...
Achei a história até que legal, mas a leitura, para mim, foi muito maçante em sua maioria. O linguajar rebuscado foi um pouco chato para ler. Mas de forma geral até que gostei desse livro. Achei alguns personagens interessantes.

Caroles2 30/12/2021

Achei o enredo do livro bem interessante, devido a isso resolvi dar uma chance. A história é legal, o problema é que ele é bem cansativo, devido ao rebuscamento da escrita.

Recomendo a leitura, pois precisamos conhecer os grandes clássicos da literatura!

Thiago Duarte 28/12/2021

Lembranças de um período contubardo
“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Assim se inicia uma das obras mais importantes de Raul Pompeia: O Ateneu. O romance vai narrar, em primeira pessoa, a história de Sérgio o qual, depois de adulto, resolve contar suas reminiscências de quando era um garoto doce, ingênuo e religioso na fase dos 11 anos e aluno do Ateneu (colégio interno frequentado apenas por homens), conseguindo assim sair dessa caracterização “angelical” e passa pela maturidade, por mais que ela tenha acontecido na maior das atrocidades. Nota-se que o livro possui uma linguagem bem difícil, mas que isso não o torna inalcançável aos leitores. Pompeia, assim como seu personagem principal, também estudou em um internato chamado Colégio Abílio, fazendo com que esse romance seja tratado como autobiográfico.

A princípio, como visto anteriormente, o livro começa com a lembrança de Sérgio ouvindo a instigante e desafiante fala de seu pai o qual diz que o menino precisa conhecer o mundo e ter coragem para enfrentar as lutas desse mundo. Metonimicamente e eufemisticamente, pode-se compreender pelo dizer do pai que esse mundo seria uma suavização da “parte pelo todo”, isto é, o Ateneu representará uma parcela do que seria o mundo real, onde Sérgio terá contato com as mais diversas mediocridades em consonância a personagens emblemáticos que beiram à ganância, à luxúria, à vaidade, à imoralidade. O colégio ficcional, do lado de fora e a recepção do desfile dos alunos para o início do ano letivo, é para Sérgio encantador e colossal. Entretanto, ao ingressar de fato no internato, o menino vê que aquela beleza e recepção, não passavam apenas de roupagem para um colégio que por dentro era um antro de imoralidades e imperfeições. Sendo assim o garoto que até então era cru a esses aspectos, acaba passando por diversas situações caóticas que acabam moldando a sua personalidade, seu amadurecimento como o pai já havia dito.

Além disso, Pompeia acaba trazendo também a questão da homossexualidade por essa convivência entre os meninos e também de toda questão que ele traz sobre os protetores e protegidos, mas não uma afeição de amor e prazer muitas vezes, mas sim como algo conturbador que paira a favores sexuais partindo dos alunos maiores (protetores) para com os alunos mais fracos (protegidos). Há ainda também a discussão a respeito da religião onde um de seus colegas se acha o que tem mais moralidade e sabe de tudo do mundo celestial, utiliza-se dessa vertente não para dar um certo amparo aos colegas, pelo contrário faz da religião uma forma de pôr medo, amedrontar as crianças.

Desse modo, ao saber um pouco da vida de Raul Pompeia, O Ateneu permite ao leitor entender que esse livro é em tese autobiográfico, justamente, pelo autor ter estudado no internato Colégio Abílio, e assim, de forma ficcional transpor as suas frustrações de quando estudava lá. Logo, percebe-se que Pompeia através desse romance vem denunciar os abusos que eram tratados dentro dos internatos, como o abuso de poder e a não fiscalização comportamental de alguns alunos para com outros, sendo mais importante o status do que de fato a vida daquelas crianças.

Estante Atípica 16/12/2021

Um clássico da literatura nacional, considerado uma obra crítica da época, mas extremamente cansativo. Composto por uma linguagem rebuscada, fazendo a leitura se tornar chata. O enredo em si é interessante, mas a leitura não flui.

camillys 15/12/2021

gay gay gay
nao sei pq mas eu esperava mais desse livro, msm assim foi muito bom, gostei da ambientação e td mais além de que só gay nesse livro

Daniel.Malaquias 30/11/2021

Um pouco enfadonho
O Ateneu não é um livro agradável de ler. Uso a palavra agradável no sentido de não ser uma leitura fácil, por conta das palavras rebuscadas empregadas pelo autor, bem como das minúcias que o mesmo descreve, tanto do colégio em si, como dos meninos que lá estudam, assim como do diretor, professores e demais funcionários do local, em especial os bedéis (inspetores). É somente a partir do capítulo 2 que a leitura passa a ganhar algum fôlego e mesmo assim as descrições continuam, algumas bastante longas. O romance é baseado em fatos reais, ao que parece os relatos narrados foram de fato vividos pelo escritor, Raul Pompéia. Eu li, achei-o chato em demasia, porém a história é deveras polêmica, ainda mais na época em que foi lançada, em pleno século XIX.

13marcioricardo 27/11/2021

Chato
Cada pessoa tem o seu gosto e no que me diz respeito, relativamente a esta obra, não gostei. Enfadonha. Se tiver que escolher entre este livro e outro, escolha o outro.

RANY 21/11/2021

Boas recordações
Me fez recordar dos meus tempos na escola. Me identifiquei com algumas situações que o personagem principal vivenciou. Uma leitura fluída e interessante e te prende. Fiquei surpresa quanto aos acontecimentos, todos repentinos e se paramos pra pensar, as coisas acontecem assim... de repente.

taissa 07/11/2021

Me surpreendeu!
Li em março eu acho, mas decidi fazer a resenha só agora kkk
A escrita é bem complicadinha de ler, teve momentos em que eu não tinha entendido nada e tive que ler o trecho de novo (aconteceu diversas vezes kk). Porém, vale a pena.
Li para o vestibular e acabou que gostei de ter lido.
Abordou assuntos que eu não esperava que estariam em um livro de 1888. Achava até estranho: "eu devo ter entendido errado, vou ter que ler novo". Mas quando vi um resumo do livro no youtube, vi que eu estava lendo certo mesmo. Me surpreendeu, positivamente.
Eu não lembro de todos os detalhes do livro, porque faz tempo que li, entretanto, recomendo! Além de ser ótimo para se dar bem nas provas de vestibular...

Luis793 03/11/2021

Obra importante do realismo brasileiro.
Porém, a escrita é um pouco complicada, então não é recomendado começar a ler os clássicos brasileiros por esse livro. Além disso, achei a obra um pouco maçante, e densa e, também, não acontece quase nada. Mas, em defesa da história, a premissa dessa não é nada complicada, pois nela encontraremos o relato de Sérgio (já adulto) contando suas memórias de dois anos em que ele passou no colégio interno o Ateneu. Em meio disso, há várias questões polêmicas, que são até hoje, tratadas, como o homossexualismo. Porém, comparado com obras mais atuais, essas questões são tratadas bem superficialmente - o que da para entender por causa do período (1888) -. Para finalizar, recomendo a leitura para quem quiser conhecer melhor alguns autores brasileiros e também para quem for prestar alguma prova de vestibular que cobre esse livro.

Amanda 31/10/2021

A primeira vez que eu tentei ler, achei extremamente chato e parei logo no início. Dessa vez, ainda achei chato, mas um pouco melhor do que eu esperava. Ainda assim, o livro é arrastado e a linguagem é complicada. É importante por ser um clássico, mas não gostei da leitura.

Elaine.Magalhaes 26/10/2021

Coragem para crescer e viver
Esse livro marcou minha adolescência e sempre que releio continuará sendo o ÁPICE DA LITERATUTA BRASILEIRA. Claro que temos muitos outros ápice da nossa literatura. O Ateneu é aquele colégio fictício mas que nada mais é que a vida. Sim!... a vida que é a grande escola de todos nós. Ou você aprende ou aprende...não existe meio termo. É um equilíbrio de emoções e descobertas na vida dos jovens do colégio que tem que amadurecer muito rápido. Num resumo o Ateneu é rico em ensinamentos e mostra numa linguagem robusta que independente da época, coisas boas e ruins irão acontecer em qualquer âmbito da vida ou instituição. Crescer requer coragem e viver requer mais coragem e audácia para enfrentar os "bullyings" que surgirão no meio do caminho. CRESÇA COM CORAGEM!
CRESÇA COM AUDÁCIA!

Aposto aposto aposto
Descrição descrição descrição
ᵉⁿʳᵉᵈᵒ

ju 18/10/2021

leitura clássica e importante pra literatura brasileira, mas ter que ler ele em um período determinado de tempo, pra escola, me fez ficar meio assim? pretendo ler por vontade própria depois, pra ver se tenho outra opinião sobre