O Ateneu Raul Pompeia
Franco de Rosa

Resenhas - O Ateneu

Marina 15/02/2023

?O Tempo é o funeral para sempre das horas?
É difícil que se encontrar com uma obra tão diferente quanto o Ateneu, de Raul Pompeia. Um Ode à memória e a ?saudade?, a narrativa quase não têm uma linearidade, retomando e deixando para trás cenas de memórias ao desenvolver da trama, que é composta por diversos acontecimentos não relacionados, como uma colcha de retalhos, ou como a construção de uma memória da infância.

Além de memória do autor, também serve como uma severa critica a sociedade brasileira da época, o ateneu em si usado como microcosmo metafórico, como relatado diversas vezes no livro. Isso torna o ambiente do ateneu deveras interessante, um objeto de estudo e análise, além de uma atmosfera de quase agonia em relação ao jovem protagonista da história.

O jeito que o autor trata da homossexualidade no texto é surpreendente para a época, e apesar de várias problemáticas, como o clichê da ?degeneração moral? ou ?efeminazação do homem? em alguns momentos a narrativa evidência relacionamentos românticos mútuos entre o protagonista e alguns dos garotos, descrito com uma delicadeza e ternura que não esperava encontrar em um livro da época. Mais tarde no livro essas experiências são tratadas como uma ?fase? quando o protagonista se apaixona por uma mulher mais velha, e apesar de ser um infortúnio, ainda é uma grande surpresa a existência desses relacionamentos no livro.

A linguagem é rebuscada e o uso de hipérbatos constantes dificulta uma leitura fluída do texto, e há momentos de monotonia e falta de acontecimentos que podem entediar o leitor. Apesar disso, um livro interessante de ser lido.

Dani 09/02/2023

Um clássico!
É um clássico né? Não tem muito mais o que dizer. Uma linguagem extremamente rebuscada e complicada e que eu só poderia aproveitar melhor a experiência se tivesse uma bagagem acadêmica maior. Enfim, se o Raul Pompéia tivesse escrito um livro sobre o Bento Alves ou o Franco eu leria.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Você é? ??
O livro é difícil de entender no começo. O Raul descreve demais o ambiente do internato, faz a gente se perder um pouco.
A história é muito interessante, o drama que os jovens passam dentro do colégio militar. Inclusive serve de reflexão para os pais que desejam inserir os filhos em colégios com essa ideologia.
O livro fala implicitamente sobre homossexualidade, pois é óbvio que colocar um monte de meninos juntos 24h por dia resultaria nisso, só não vê quem não quer.

Marcio 26/01/2023

O Ateneu
"Onde meter a máquina dos meus ideais naquele mundo de brutalidade, que me intimidava com os obscuros detalhes e as perspectivas informes, escapando à investigação da minha inexperiência?"

Sel 25/01/2023

Atemporal
Uma ótima adaptação de um livro que continua polêmico mesmo depois de tanto tempo. Fala sobre relação de masculinidade e feminilidade na relação entre os homens, sobre desejos considerados proibidos, além de orgulho e decadência dos homens....

vininho 09/01/2023

O Ateneu, de Raul Pompeia, infelizmente não conseguiu me impressionar e cativar. A sensação de que o livro não caminhava, que parecia ser um problema apenas dos primeiros capítulos, mostrou ser um dos grandes problemas da leitura desse livro. São pouquíssimos diálogos e muitos momentos de introspecção - o autor parece despejar todos os seus traumas e devaneios, criando longas sentenças e parágrafos cheios de frases bonitas, mas que não conseguiam me deixar apaixonado.

Além disso, por conta dessas delongas, acabei me dispersando inúmeras vezes do que estava sendo descrito e me perdendo um pouco no andamento da história que, apesar disso, parecia ser mínimo. Não acho, contudo, que seja um livro ruim ou sem valor construtivo para a história da literatura brasileira, porém, não posso dizer que funcionou para mim.

"Chorava à noite, em segredo, no dormitório; mas colhia as lágrimas numa taça, como fazem os mártires das estampas bentas, e oferecia ao céu, em remissão dos meus pobres pecados, com as notas más boiando."

"notei-lhe um calor novo de amizade, sem efusões como dantes, mas evidentemente testemunhado por tremores da mão ao apertar a minha, embaraços na voz de amoroso errado, bisonho desviar dos olhos, denunciando a relutância de movimentos secretos e impetuosos."

Edneia.Monteiro 07/01/2023

O Ateneu
Livro de Raul Pompéia - conta a história de Sérgio, que aos 11 anos passa a estudar no renomado Colégio Ateneu e conta suas experiências como interno do colégio.
Não recomendaria a um amigo como primeira leitura.

joaoggur 06/01/2023

Para quem gosta de clássicos.
O Ateneu, de Raul Pompeia, sempre foi difundido e reverenciado por um pequeno número de acadêmicos, julgando-o como uma peça subestimada da literatura nacional, não tendo o devido reconhecimento como outras obras do mesmo período. Decidi dar uma chance ao livro e admito que me decepcionei.

A trama é narrada por Sérgio, que conta sobre como era a sua vida na época em que estudava no temido, respeitado e cruel Ateneu, um colégio religioso e interno marcado pelo ensino garrido.

O livro é interessante pois trata de assuntos que, na época, não eram retratados (em suma, o autor reflete sobre a Homossexualidade dentro do colégio, além de duvidar da suposta ?heroicidade? de padres que se dizem professores, contestando o poder de figuras religiosas. Se ambos os temas já causam alarde nos tempos atuais, imaginem em 1888, quando fora lançado?).
A grande questão é que o autor gasta muito tempo com coisas inúteis. Após o leitor se contextualizar com as características do Ateneu, parece que há um buraco no metade do livro até se chegar à conclusão. Seria possível diminuir o número de páginas facilmente.

Esse livro tem todas as características de um ?clássico?, como o exacerbado uso da norma culta ou se passar em um Rio de Janeiro antigo. Para quem gosta do estilo, é um boa leitura. Já para aqueles que querem começar a ler o gênero, desaprovo fortemente como uma inicial leitura.

FlAvia1408 04/01/2023

E aqui temos ele o primeiro do ano, sinceramente eu só li ele porque o modo como a minha professora contava sobre ele me animava de muitos jeitos pra ler ele, um ano depois de me formar eu resolvi ler e sinceramente que livro chato, o Sérgio protagonista é mais chato ainda, foram bem umas 4 páginas pra narrar um jantar importante que teve no ateneu e fiquei tão perdida que não sabia nem onde tava.
Felizmente acabei esse livro (depois de abandonar).

luizaviana 30/12/2022

crônica de saudades
sem dúvida, a leitura que mais me surpreendeu (positivamente) esse ano. um livro com uma estranha má reputação, devido ao contexto da época e ao que é falado atualmente a respeito da sua linguagem.

com muitas identificações ao longo do romance, Pompéia me tocou profundamente com representações de sentimentos diversos, em cenas bem estruturadas, sempre com duplos significados. mesmo sendo uma leitura pesada, eu tendo que parar diversas vezes para processar o que li ou simplesmente porque ele te prende numa empatia que quando o Sérgio se apaixona, você está junto, você sente raiva, ódio, amor, gatilhos e também saudades daquilo que você sentiu ao longo da história e também reflete sobre aquilo que você mesmo já viveu.

um livro que eu com certeza vou levar para minha vida, muito obrigada mestra Unicamp ?

Lucas 27/12/2022

quanta palavra dificio
queimarão a escola por causa de goiabada ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ???? ????

Ana 19/12/2022

Memórias do internato
Sérgio é um menino tímido e de boa família que é levado para estudar no grandioso internato O Ateneu, nesse livro será contadas as memórias de Sérgio sobre seu período nessa escola.
Quando vi que o livro tinha 170 páginas pensei que terminaria em 1 semana, mas eu estava enganada kkkk levei 1 mês ? e faltou bem pouco para não abandonar.
A história começa bem chata com o Sérgio entrando no colégio choramingando a respeito de tudo, algumas coisas até fazem sentido ( como quando quase afogam ele) mas outras são sem noção ( como quando ele reclama de estar sozinho sendo que ele não faz esforço nenhum para fazer amizade com ninguém), ele tem um processo de amadurecimento durante o livro e se torna mais consciente sobre as coisas que ele pode mudar e o que não pode.
As peraltices que acontecem no colégio são mesmo assustadoras o que, para mim, mostra que uma escola não consegue corrigir tudo em uma criança, algumas coisas tem que ser os pais, pois o nível de crueldade de algumas situações mostra como alguns personagens não tem noção das consequências de suas atitudes, e em uma escola com tantos aluno, não teria como eles terem a devida atenção para ganhar essa consciência.
O que me surpreendeu foi ter uma temática LGBT na história kkkk, eu não esperava por isso, mas faz sentido considerando que eles estão na idade de se descobrir e de só terem contato com meninos.
Mas o Aristarco foi o personagem que mais mostrou o amadurecimento do Sérgio, pois a forma como ele fala sobre o diretor no início do livro e no final são bem diferentes, e mostra como ele deixou de lado a inocência e de endeusar o diretor para ver como ele realmente é, um homem egocêntrico, imprudente e que age como se fosse um deus do colégio e isso é mostrado principalmente na cerimônia do busto.
Enfim, para mim o que mais valeu a pena foi o final do livro.

Gu Vaz 11/12/2022

Papéis sociais
O Ateneu nada mais é que o reflexo da sociedade no tempo em que está inserido, internato para a elite, cheia de meandros para esconder as sujeiras, os preconceitos debaixo da moralidade, como toda elite faz não importa o século. No microcosmo o internato é o filho do externato, do mundo; falsidade, ambição, bajulação, competitividade depreciativa, impotência diante uma incapacidade emulada pelos papéis sociais. Não se vive uma verdade, pois esta permanece no leito da infância, momento tão fugaz de humanidade genuína despida de pudores, mas que logo é suprimida.

Beatriz.Heinzle 10/12/2022

Leitura difícil
Sinceramente, quando alguem te conta a história do livro vc fica interessado e propenso a ler . Porém achei a escrita MUITO dificil e a história confusa demais.Demorei mais de 1 ano para ler esse livro e nas duas vezes que tentei fiquei em uma ressaca literária de meses...Somente terminei a leitura porque é livro obrigatório para o vestibular da UNICAMP, porque se fosse por livre e espontânea vontade, nao o teria terminado.
Enfim queria dizer que para quem quer ler um classico difícil da literatura brasileira, eu o recomendo. Entretanto se você está começando agora, inicie por Machado de Assis.

rafa 26/11/2022

uma leitura extremamente difícil que dificulta a fluidez da história mas com uma escrita poética e cheia de referências que faz valer a pena.