Comunicação tem remédio

Comunicação tem remédio Maria Júlia Paes da Silva

Resenhas - Comunicação tem remédio

luizagross 22/12/2022

Abordagem da comunicação interpessoal ampla, não só em ambiente hospitalar. Traz alguns exemplos específicos para equipe de saúde, principalmente enfermagem, mas a maior parte do livro traz conhecimentos de forma generalizada para todas as profissões, não só para área de saúde.

sara320 10/03/2022

um investimento para o futuro
a leitura valeu muito a pena. do início até o fim consiste na dissecação do processo de comunicação humana - há descrições, análises e orientações para nos ajudar a melhorar nossas relações interpessoais. gostei muito do livro, o recomendo.

Ninissa 15/06/2021

Maria Julia Paes da Silva, autora do livro ?Comunicação tem remédio?, traz uma abordagem prática de como a linguagem atua na qualidade do atendimento e na compreensão das particularidades de cada paciente, explanando sobre as diferentes formas que a linguagem se expressa e os benefícios por ela atribuído, muitas vezes agindo como um acolhimento ou até mesmo remédio da situação. Isto posto, ela divide a linguagem verbal e não verbal.

Em síntese a linguagem verbal é a que faz uso de palavras para se expressar, e está dividida em duas vertentes:

? Linguagem verbal e escrita: como o próprio nome já expõe, ela faz uso de palavras e é identificada no ambiente hospitalar pelos prontuários do paciente. Nesse tipo, há pouca eficiência em se transparecer comoção, visto que os sentimentos e emoções são facilmente filtrados e, de acordo com o documento, é necessário que se faça uso de uma linguagem mais formal e oficial, não podendo, muitas vezes, utilizar outros tipos de pontuações gráficas que possam transparecer essa pessoalidade.

? Linguagem verbal e oral: ao contrário da verbal e escrita, nessa linguagem é mais fácil de se identificar emoções pois é possível mudar a entoação da voz para trazer esse sentimento. Além disso, ela é mais imediata e não permite que o emissor tenha como fazer um filtro mais elaborado, proporcionando uma experiência mais sincera.

Já a linguagem não verbal não faz uso de palavras, mas sim de gestos e ações, que podem vir do corpo, da expressão facial, do distanciamento, dos sons que saem da boca etc. Ou seja, ela se divide em:

? Cinésica: inclui gestos, olhar, movimentos corporais e postura.

? Paralinguagem: tangencia o vocabulário utilizado durante a fala. Trata-se, por exemplo, do tom de voz adotado, das pausas feitas durante a fala, da entonação presente na pronúncia de determinadas palavras.

? Tacêsica: relacionada ao toque ou tato.

? Proxêmica: uso do espaço de comunicação. Dentre todos os tipos de linguagem expostos, vale ressaltar que eles não atuam sozinhos, mas sim em conjunto e por isso é tão importante a compreensão, para que haja uma melhora na comunicação, tanto entre os pacientes com os profissionais da saúde, tanto entre a própria equipe.

Portanto, o que Júlia transfere no livro se torna essencial para a qualidade do atendimento que nós como atuantes da área da saúde devemos dar aos pacientes, que estão fora da sua zona de conforto e muitas vezes não deixam transparecer suas intenções, dúvidas e questionamentos. Por isso, como aluna do curso de enfermagem, acredito que foi uma leitura de extrema essencialidade para cumprir a função ao qual fui designada, e para entender a situação como um todo e validando impressões que inicialmente a gente acha que não são tão relevantes e passam despercebidas.

Carolina 23/03/2020

O livro trata sobre comunicação, como o próprio título sugere, mas voltado para área da saúde. Porém, se você não é da área e quer se aprofundar sobre comunicação é válido ler esse livro. Pois, as exemplificações são da área da saúde, mas é possível aplicar em outras profissões perfeitamente. A linguagem usada é simples e de fácil entendimento. Admito que achei muitas vezes a leitura cansativa, talvez por ser mais técnico e ser separado nos capítulos varios tópicos para abordar o assunto. Contudo, o livro passa várias dicas para melhorar a comunicação e uma nova perspectiva sobre a sua importância no dia a dia e na vida. A conversa e o entendimento de informações pode melhorar quando você aprende o que observar e quais atitudes você deve ter com quem esta se comunicando. O livro com certeza vai te ensinar isso.

Espero que essa resenha te ajude a escolher a próxima leitura!

Simoneleitora 16/07/2012

Valorizacao do essencial...
Este livro aborda o tema comunicacao humana de um jeito divertido e instigante. Faz a gente parar para pensar como eh que estamos nos comunicando e entendendo o outro. A autora eh uma comunicacadora e cuidadora fantasticas. Se assistirem a uma palestra dela sairao transformados, acreditem! Ela discusse o essencial nao so na comunicacao mas no respeito pelo outro e a importancao do ouvir. Este livro tem um bocado de sabias licoes. A autora eh uma pessoa PhD em humanidade e sensibilidade!