Educação siberiana

Educação siberiana Nicolai Lilin

Resenhas - Educação siberiana

Picón 30/03/2021

Exótico...
Apesar de não ter uma historia ou enredo, o livro nos prende pelo exotismo. Trata-se mais de um livro de recordações sem uma linha temporal muito estabelecida, com muitos parênteses para contar causos, explicar normas, leis e comportamentos daquela sociedade. Muito interessante, vale como um documento sociológico de uma cultura que certamente já foi engolida pela modernidade...

Aresandio 28/03/2021

???
Livro biográfico conta a história do jovem Kolima é como era a rígida lei dos criminosos dos urcas siberianos.

Cristiano 25/12/2013

Um mundo a parte: OsUrcas Siberianos
Relato da infância e adolescência do autor criado na Transnístria, região conturbada da Rússia. Nele o autor revela a violência e os particulares códigos de conduta de uma sociedade de criminosos cujas regras ditavam o modo de vida dos mesmos. Mescla de ficção e relatos verídicos, a obra vale por desbravar um mundo pouco acessível para o restante do mundo, como os deslocamento populacional de condenados pelo regime comunista, a fé ortodoxa dos Urcas, as rivalidades entre as familìas criminais de Armênios, Ucranianos e Georgianos e outros.

Recomendado para quem gosta de livros como O Poderoso chefão e Gomorra.

- Ester Almeida 29/07/2010

Este livro dá-nos uma visão diferente do mundo, que depende MUITO da nossa educação.
Provavelmente nunca porei os pés na Sibéria, mas aconselho os pacientes a lerem, que no final verão que valeu a pena.

Lima Neto 12/04/2010

um livro interessante, sem dúvida, mas sob o ponto de vista literário, pouco envolvente e, por vezes, até cansativo.

abandonei a leitura não por se tratar de um livro ruim, longe disso, pois a obra é bastante enriquecedora, mas por acha-lo um tanto quanto repetitivo e por já ter apreendido o suficiente da obra.

o livro é bem escrito, sem dúvida, mas ele "soa" excessivamente jornalístico, muito mais como um relato, como uma biografia do que como qualquer outra coisa. lógico que o pano de fundo do livro é para ser assim, mas a obra é catalogada como "ficção", e, na minha opinião, nesse quesito, "Educação Siberiana" deixa muito a desejar.

obra esclarecedora, com um relato histórico, cultural, sociológico muito bem explorado. lê-lo (pelo menos até o ponto em que eu li), me foi agradável, mas como eu sou um leitor de literatura...

um livro interessante, que eu indico para quem gosta de relatos, de conhecer, estudar e compreender estilos de vida, valores e culturas (lendo o livro como estudiosos da área de sociologia e antropologia, principalmente).

em "Educação Siberiado" o autor relata muito mais do que do que sua infâncias, suas memórias em meio a uma sociedade composta basicamente por criminosos. Nicolai Lilin, em sua obra, nos presenteia com um relato vívido de uma sociedade e seus valores, com sua cultura, sua forma de vida, suas crenças e seus simbolismos.

a obra acompanha toda a trajetória de Nicolai, desde a sua infância, quando os valores e a cultura de sua sociedade lhe são apresentados, sua adolêscência, com seus primeiros delitos, até a fase adulta.

agora, o livro é, como eu disse anteriormente, interessante como um relato biográfico, excepcional para ser uma obra de estudo antropológico e sociológico, mas fraco no tocante a literatura.
Marcos Hübner 25/01/2023minha estante
Abandonei ele lá pela metade com a mesma visão que a sua e agora decidi recomeçar do zero. Estou tendo uma experiência bem imersiva a partir do meio do livro. Ele ganha mais densidade porque você começa a entender o funcionamento dos siberianos em contraponto com outros grupos.

Não sei se ainda usa o skoob, mas recomendo uma releitura sob novos olhos.