A criação do patriarcado

A criação do patriarcado Gerda Lerner

Resenhas - A Criação do Patriarcado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alain 27/03/2024

O tipo de obra que nos faz perceber que apenas por possuirmos um pênis entre as pernas nos garante uma vantagem desproporcional em tudo durante toda a história. É verdade que o feminismo trouxe avanços, mas a perspectiva que eu tenho quando leio um livro desses é que ainda falta muito — e isso considerando um livro que é mais velho que eu. Esse livro se debruça não apenas em contar como mulheres, que sempre tiveram sua história depreciada no lugar dos homens, na realidade tiveram sim participação essencial na sociedade, mesmo que essa participação tenha sido apagada uma vez que todos os registros foram feitos por homens. Afinal elas sempre foram denominadas para servirem no trabalho doméstico, cuidar da família, sem protagonismo histórico, e sequer sendo dignas de terem sua história contada. Revoltante, mas ao mesmo tempo capaz de abrir a mente pra entender o mundo ao nosso redor.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/03/livros-2024-5-criacao-do-patriarcado.html

Gessica 12/03/2024

Leitura fundamental
Demorou pouco mais de um mês pra finalizar a leitura. É um livro denso, cheio de informações, então eu li do início ao fim com marca texto na mão e post-its pra registrar o que eu mais achei de interessante. Até agora esse foi o livro escrito por uma autora feminista mais bem elaborado que já li, no sentido de apresentar em ordem cronológica a origem do patriarcado a partir de evidências arqueológicas e documentais. Esse livro é fruto de uma pesquisa que durou oito anos de trabalho, portanto se trata de uma obra acadêmica rigorosa.
Aqui a autora se propôs a remontar as origens da sociedade patriarcal, partindo das sociedades primitivas pré-históricas até a propagação do cristianismo na civilização ocidental, analisando as sociedade da antiga Mesopotâmia e dos Hebreus.
Foi uma leitura enriquecedora e cheia de insights, e um dos pontos mais marcantes do livro foi entender que o patriarcado só consegue se manter graças à cooperação e o apoio de mulheres que acabam internalizando a inferioridade e a subordinação femininas que vem sendo propagada século após século.

Thales 02/03/2024

Pela emancipação das mulheres
Um petardo que perpassa a história da civilização humana enquanto centra a nossa atenção para as origens da opressão das mulheres.

A autora escreve e expõem de forma didática esse conteúdo denso e pesado.

Fiquei meio atordoado com a quantidade de conteúdo que acabei consumindo nesse livro e precisarei de um tempo pra colocar tudo em perspectiva.

Princess.books 22/01/2024

A História Não Contada...
Um verdadeiro cântico à história não contada das mulheres!
Muito bom para quem busca um primeiro contato com o tema e quer entender ponto a ponto o que impactou a história da humanidade até que se construísse o sistema patriarcal e como este se desenvolveu durante milênios.
Foi uma leitura muito educadora, mas não diria que tranquila, em primeiro lugar o livro se torna denso em alguns momentos e em segundo algumas passagens são ou complicadas demais ou angustiantes demais, mas nada que pausa e retomada não resolvam.
Amigas leitoras, centrem-se em nós, mulheres! E lembre-se da dedicatória de TJR em Evelyn Hugo "destrua o patriarcado, querida"!

????

mberquoo 15/01/2024

Um livro muito importante para entender as raízes do sistema patriarcal e o que fazer para combatê-lo.

Cris 06/12/2023

Livro pra quem quer entender a história
“Leva muito tempo para que as mulheres entendam que receber papéis ‘iguais’ não as tornará iguais enquanto o roteiro, os objetos de palco, o cenário e a direção ficarem estritamente a cargo de homens. Quando as mulheres começam a se dar conta disso e se reúnem entre os atos, ou mesmo durante o espetáculo, para discutir o que fazer a respeito, a peça chega ao fim.” Pág. 38

Neste livro, a autora, que foi uma pesquisadora e historiadora nos traz um estudo contendo mais de dois mil anos de história para explicar a origem da sociedade patriarcal.

Ela conta a história de várias civilizações antigas, que já nem existem atualmente, seus costumes, crenças e a forma que a sociedade se constituía. Vemos desde sociedades que giravam em torno do matriarcado, tendo mulheres como deusas e sacerdotisas a seu serviço, até sociedades que culpavam e puniam as mulheres por abusos e violência cometidos contra elas mesmas.

Uma das partes mais interessantes foi ver algumas contextualizações envolvendo passagens bíblicas e confesso pra vocês que enxergar certas histórias por um outro ângulo foi muito revelador.

A autora corrobora suas afirmações com vários estudos publicados a respeito de vários assuntos. E apesar deste livro ter sido publicado na década de 1980, é impressionante ver a quantidade de estudos que já existiam anteriores a este que falavam sobre a opressão da mulher na sociedade.

Eu esperava que o livro fosse se situar mais na atualidade (da época em que foi escrito), porém, só no último capítulo temos uma contextualização; os demais capítulos são pura história, e isso ficou um pouco cansativo.
É um livro denso, tem muitas citações, mas eu recomendo se você se interessa pelo assunto.

“Durante o segundo milênio a.C., a formação de classes ocorreu de forma que, para as mulheres, o status econômico e a servidão sexual estivessem ligados de modo indissociável. Assim, a posição de classe das mulheres foi desde o início definida de maneira diferente em relação à posição dos homens.” Pág. 162

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Rafa.Canto 28/11/2023

Descobrindo nossa História
Acredito que toda mulher deveria ler esse livro. É uma loucura descobrir quanto da nossa história foi apagada (isso quando sequer foi registrada). Sem sabermos quando nossa opressão começou -e se ela começou em algum momento, ou se sempre existiu- não podemos ter a esperança de que um dia deixe de existir. Esse é um dos principais propósitos da Gerda Lerner com esse livro.
É um livro denso, bem teórico, mas muito explicativo. Me choquei em cada capítulo, descobrindo nossa história e entendendo cada vez mais porque as coisas são como são.

Tudo que quero dizer é: Leia! Por você, por mim e por todas nós.

Tianna0 15/11/2023

A criação do Patriarcado é um livro com bastante fatos históricos que explica à origem do patriarcado atual.

É um livro ótimo para entender a estrutura e como algumas estruturas da sociedade atual surgiram e como é quão profunda estão enraízadas. Porém é bastante denso em informações o que torna os capítulos extensos e mais trabalhosos para pessoas leigas como minha pessoa.

Emille.pravereler 17/10/2023

História de tragédia e sofrimento
Esse livro fala sobre a história de várias sociedades e a forma como as mulheres eram tratadas. Seja na forma religiosa, na forma política ou no meio social e familiar, a mulher sempre teve um papel bem definido e inferior ao homem. Mas como surgiu o patriarcado e como acabar com o machismo ainda bastante presente na nossa sociedade.
São essas e outras questões que a autora Gerda Lerner trata no livro A Criação do Patriarcado, uma historia de opressão contra o sexo feminino e adoração aos homens.
Apesar de ser um tema bem interessante, o livro se torna tediante e cansativo.. com capítulos muito longos e muuuitas histórias de várias tribos e culturas, algumas tão pequenas e longínquas que não tem nem possibilidade de ter alguma influência sobre?

Cah 13/10/2023

Uma aula de história
Por vezes tive a sensação de estar lendo algum texto acadêmico e na verdade acredito que seja mesmo. Através de muitas fontes a autora investiga a história do patriarcado, mostrando como as mulheres eram vistas e tratadas na antiguidade. Vejo que o machismo bebe na fonte do patriarcado e é impressionante como com tantas mudanças, seja culturais ou nos meios de produção a mulher ainda é vista como propriedade do homem e/ou apenas alguém que gera e cuida.

Layla.Ribeiro 13/09/2023

"A criação do Patriarcado" é um livro de extrema importância para todas as mulheres conhecerem a nossa história e como a sociedade foi construída com base nos sexos. A autora desta obra é uma historiadora austríaca que residia nos Estados Unidos. Toda a sua argumentação é fundamentada em fontes históricas, teorias de outros estudiosos do campo das Ciências Humanas e sua própria análise sobre o tema. O livro é dividido em 11 capítulos, e todos eles apresentam a justificativa escolhida para o tema a ser tratado, o tipo de fontes que ela utilizou e suas conclusões. Destaque para o último capítulo, no qual ela faz uma retrospectiva e resumo dos dez primeiros capítulos e afirma sua tese de forma consolidada. Sobre a escrita da obra, ela não é algo rebuscada. Achei bastante acessível ao público em geral. No entanto, quem não é historiador pode achar a leitura arrastada devido à sua densidade histórica, já que a cronologia abrange desde o período neolítico até as civilizações antigas. Para mim, foi uma leitura que mudou e ampliou muito minha visão sobre diversos assuntos, principalmente que ela comprovou através da história que o maior marcador da opressão da mulher é o sexo, a reprodução e sobre o porquê de o patriarcado continuar a se manter forte. Segundo Lerner, "A História das Mulheres é uma ferramenta inicial para criar a consciência nas mulheres". Portanto, mulheres, conheçam a nossa história!

Silva Sousa 13/08/2023

Demorei meses mas finalizei.
Levei 94 páginas para me dar conta que não daria para ler esse livro como outro qualquer. Por fim, peguei um marca texto e uma caneta e comecei a estudá-lo, assim como eu faço com meus livros da faculdade. Eu tirei 1 estrela pois não curti muito a disposição das linhas e capítulos, fica difícil a absorção mas é um livro crucial para minha formação intelectual e para ampliar meu conhecimento do feminismo. Ninguém é o mesmo após ler esse livro.

Giulia302 13/08/2023

Essencial
Por mais que esse livro seja uma leitura um pouco densa, ele foi extremamente importante para o meu entendimento sobre a história das mulheres. Muitas dúvidas que eu sempre tive foram explicadas com maestria por Gerda Lerner, ao mesmo tempo que ela expôs os dois lados da moeda. Penso que toda mulher deveria ler esse livro para conhecer um pouco da própria história e como fomos parar na sociedade patriarcal/patrilinear.

Alana_Gomes 30/06/2023

Essencial
Depois que comecei a procurar estudar mais sobre a luta das mulheres acabei topando com esse livro. E depois de lê-lo acredito que ele é uma leitura essencial para todas as mulheres. Como a própria autora diz é preciso que as mulheres conheçam sua própria história para poderem delinear um futuro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6