O Enigma de Outro Mundo

O Enigma de Outro Mundo John W. Campbell

Resenhas - O enigma de outro mundo

Regis 20/01/2024

Inquietante na medida certa
O Enigma de Outro Mundo (com o nome original, Who Goes There?) foi publicado por John W. Campbell em uma revista pulp, Astounding Science Fiction, em 1938 sob o pseudônimo de Don A. Stuart sendo uma referência direta ao nome de sua mulher, Dona Stuart.

Através das décadas essa história se tornou cada vez mais conhecida recebendo três adaptações para o cinema: O Monstro do Ártico (1951), A Coisa (2011) e a adaptação mais fiel ao livro dirigida por John Carpenter em 1982 intitulada The Thing, nos EUA e no Brasil O Enigma de Outro Mundo.

A história se passa no continente gelado e inóspito da Antártida e inicia com quatro pesquisadores que estudavam a origem de fenômenos magnéticos, fazendo uma escavação e descobrindo uma nave que parecia estar enterrada a mais de 20 milhões de anos e que trazia uma criatura alienígena com uma aparência aterradora que, ao ser descongelada, instalaria um clima de medo e paranoia entre os 37 habitantes da instalação de pesquisa chamada de, O Grande Ímã.

O livro tem três contos O Enigma de Outro Mundo (originalmente publicado com o nome "Who Goes There?", só depois do filme de John Carpenter que a editora mudou o nome para o mesmo do filme) que foi reduzido para a revista onde foi publicado em 1938, um conto sobre o ponto de vista da Coisa chamado As Coisas, escrito por Peter Watts e publicado em janeiro de 2010 e um manuscrito de Campbell, descoberto em 2017 por Alec Nevala-Lee contendo a versão completa de ?Who Goes There??, com o nome ?Frozen Hell?, sem os cortes feitos para a revista em 1938.

Eu particularmente adorei o segundo conto que mostra o ponto de vista da Coisa e amei Who Goes There?, que é a versão da história sem os cortes do editor. O primeiro conto, com os cortes feitos para a revista, tem uma escrita truncada com personagens quase sem nenhuma descrição, tornando a leitura um pouco confusa e menos fluída do que deveria ser.
Já a versão completa, do terceiro conto, traz descrições dos personagens e uma escrita mais fluída e prazerosa de ler.

O livro é dividido em capítulos curtos com uma narrativa tensa, aterrorizante e inquietante na medida certa.
A história se passa em um espaço confinado, onde uma ameaça indetectável torna o clima de paranoia insustentável. A premissa de não poder confiar em alguém que, a princípio, parece tão normal como qualquer outro, me afetou intimamente fazendo de O Enigma de Outro Mundo uma leitura memorável.

Recomendo para todos.
AndrAa58 20/01/2024minha estante
Obrigada pela dica ?

Clay 20/01/2024minha estante
Resenha maravilhosa, Régis.
Gosto muito do filme de 1982. Tenho intenções de ler o livro, num futuro próximo.?

Regis 20/01/2024minha estante
Por nada, Andréa. ?

Regis 20/01/2024minha estante
Também gosto muito do filme, Clay. Espero que também goste muito do livro. ??

Cleber 21/01/2024minha estante
Valeu pela dica!

Regis 21/01/2024minha estante
Por nada, Cleber. ?

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, minha linda! ????

Regis 21/01/2024minha estante
Ah, obrigada, Leandro! ?

Fabio Pedreira 02/03/2020

O Engima de Outro Mundo
Quando uma equipe de exploração na Antártica descobre que existe algo enterrado no gelo, não imaginavam que a descoberta seria algo ao mesmo tempo incrível e terrível.
O que eles imaginavam ser uma coisa na verdade era uma nave, e junto dela estava uma criatura, congelada a talvez milhares de anos, diferente de tudo que eles já encontraram. .
Com o objetivo de dissecar e estudar aquele ser de outro mundo, o corpo congelado foi levado para o laboratório. O que eles não imaginavam é que após descongelar, a criatura ainda estaria viva e pior, teria a capacidade de se transformar em qualquer animal ou pessoa que quisesse.
Vindo direto das revistas Pulps de antigamente para uma edição incrível da Diário Macabro, O Enigma de Outro Mundo é uma excelente obra de terror e suspense. .
O começo, como o próprio prefácio diz, é um pouco mais técnico, mas depois de uns 2 capítulos o texto fica mais fluido e a história ganha um clima de tensão incrível. Desconfiança e medo andam juntos nessa história, deixando o leitor ao terminar desconfiado até dos vizinhos.
O livro é bem curto, afinal era essa a intenção desse tipo de história, mas mesmo assim ela é cheia de personagens e vai sendo construída aos poucos, tornando a tensão em um nível crescente.
De bônus ainda tem um extra contando sobre as histórias Pulps e também ilustrações no fim do livro. Recomendo demais essa trama. Rápida de ler e bem divertida.
Day 20/12/2022minha estante
Eu assisti o filme quando pequena e só descobri q tem livro hoje kkkkkk

Fabio Pedreira 22/12/2022minha estante
kkkkkkkk tem várias adaptações, ainda não vi nenhuma.

Guilherme 27/06/2022

Mesmo sendo curto, o começo é bem prolixo, começa a ficar legal a partir do meio.

Ainda assim, história divertida, no estilo "quem será o assassino". Só que nesse caso, o monstro.

Rochelly 13/09/2023

Ficção científica ??
O livro é diferente do filme em alguns aspectos. Já era esperado.
Os extras são bem interessantes e vale conferir.
Saber que o autor se inspirou na tia(irmã gêmea da mãe) explica muita coisa hahaa
Neto 13/09/2023minha estante
Eu achei q era um do H.P Lovecraft

BruPimentel 07/09/2021

Edição ótima, história nem tanto
A editora está de parabéns pela edição. Muito bem feita e bonita!

Já a história achei fraca e ela tinha muito potencial.

O começo é sofrível. A primeira parte é basicamente um documentário, cheio de termos técnicos e menção a aparelhos e instrumentos muito específicos.

Depois da primeira parte melhora bem e comecei a gostar da leitura. Mesmo assim tinha alguns problemas que prejudicavam bastante.

Os personagens não foram bem desenvolvidos, eram muitos e gerava uma certa confusão.

Uma coisa que me incomodou bastante foi que eu não conseguia visualizar bem os ambientes e algumas vezes até a cena, por causa das descrições rasas e por vezes confusas.

No geral eu gostei da ideia, mas não gostei da execução. Não foi uma leitura horrível, mas não leria de novo e sinceramente não recomendo. Dei nota 3 pelo trabalho bem feito da editora, por ter gostado da ideia e por achar que a história teve bons momentos.

Di Sanctis 04/02/2020

Não confie em ninguém
Sei que o título dessa resenha parece o de um livro do Harlan Coben, mas ele define bem a situação enfrentada pelos cientistas d'O Enigma de Outro Mundo.

O grupo que está em exploração pelo continente ártico acaba descobrindo uma criatura congelada, denominada de A Coisa (e não, não era um palhaço!) e a recolhem para a base de pesquisa.

O ser misterioso é capaz de replicar o corpo de outros seres vivos e após essa descoberta, todos ficam em estado de alerta. Será que eles ainda são quem dizem ser?

Adorei a forma como o clima de paranoia se desenrola, ele é rápido, tem um desfecho dúbio e é capaz de conquistar muitos leitores.

#TheRedVulcan
Wania Cris 04/02/2020minha estante
HAHAHAHAHA tá mais pra Charlie Donlea, mas, amei a referência...

Caraio... já tô com medo desse livro.

Rittes 01/06/2020

A coisa no gelo
Pela primeira vez, a clássica história de Campbell é lançada por aqui. Apesar de pequena e quase desconhecida, a editora Diário Macabro fez um trabalho muito bom. Capa dura e papel grosso, numa edição comentada e com desenhos exclusivos. Capricho com poucos deslizes de edição. Só precisa melhorar a segurança do site, mas a audácia rendeu os primeiros frutos. A história envelheceu um pouco, mas até que se mantém firme. Obrigatório para os fãs dos filmes, principalmente da versão de John Carpenter, com o mesmo nome!

Luiz.Machado 07/10/2020

Uma história surpreendente, onde o autor mescla ficção científica e terror, mostrando fortes influências do universo tentácular e inominável do H.P Lovecraft.

Aldemir2 03/11/2021

Esta edição da Diário Macabro contém três obras: "Frozen Hell", de John W. Campbell, a versão completa da história já tão conhecida e mais longa que a publicada até então; "The Things", de Peter Watts, um conto onde é narrado o filme "O Enigma de Outro Mundo" de 1982 do ponto de vista da Coisa; e por fim "Who Goes There?", de John W. Campbell, a versão publicada originalmente em 1938 e sendo a mais conhecida, servindo de base para a adaptação cinematográfica de 1982.
Vou falar somente da primeira porque só ela já foi o bastante pra eu desistir do resto da leitura. É uma leitura que eu tinha muita expectativa já que é uma história clássica que serviu de base para um dos mais clássicos filmes de terror do cinema americano, no entanto me decepcionei bastante. A escrita do autor é extremamente lenta e os personagens sem tanto aprofundamento, além da sua excessiva quantidade, torna as coisas confusas, fazendo com que a leitura se torne chata e cansativa. Termos técnicos que dentro da história se tornam desnecessários, um suspense feito para um desfecho simples, uma narrativa cansativa, tudo isso tornou a leitura extremamente desagradável, espero que o filme se saia melhor.

Leitor Inveterado 21/03/2020

Trama Confusa
A premissa desse livro é bastante original, e isso já seria evidente mesmo quando foi escrito, quase um século atrás. Porém, a narrativa é muito confusa, em alguns pontos letárgica e termina de forma súbita e inexplicável. Diversos personagens que sequer acrescentam algo à trama e uma atmosfera que não consegue transmitir o horror proveniente da ideia de isolamento e do mistério que recai sobre um grupo de profissionais nas fronteiras do mundo...
Também há o fato de o livro ser totalmente ofuscado pelo sucesso que foi o filme baseado nele. Sucesso merecido, aliás!

Larissa | @paragrafocult 05/04/2021

Um clássico do terror
Uma equipe de exploração na Antártida acaba por encontrar acidentalmente algo assustador em em meio ao gelo que os cerca. Essa "coisa" de aparência terrível junto do que aparenta ser uma nave, parece estar congelada há muito tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A equipe então, decide levar a descoberta com eles mesmo que a simples visão daquilo já os deixe extremamente desconfortáveis. Eles planejam descongelar a estudar a criatura estranha para descobrir mais sobre seus hábitos e de onde viera. Que mal faria? Afinal, ao que tudo indicava, ela já estava morta há centenas de anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que eles não esperavam era que a criatura ainda estava viva e que após se descongelar, causaria um caos em meio ao grupo. A criatura tem a capacidade de se transformar em qualquer um deles (ou qualquer coisa, como animais, plantas, insetos ou pior, humanos), além de não morrer facilmente. Assim que descobrem isso, eles precisam descobrir quem ali ainda é humano e em quem podem confiar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura do livro foi bem rápida. A obra não é grande e o desenrolar dos acontecimentos não demora para acontecer. Quando o leitor, junto dos personagens descobre dessa capacidade de se transformar da criatura, fica bem difícil de não se sentir apreensivo por não saber o que pode acontecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A única coisa que atrasou um pouco a minha lida foram os termos técnicos dos exploradores porque eu sou uma completa leiga no assunto mas não é o tipo de atraso que torna a leitura ruim já que tudo é explicado em notas de rodapé. O livro não é tão trash ou frenético como o filme mas foi uma leitura igualmente boa para mim, que sou uma grande fã. A edição que recebi, além de ter a capa dura e ser bem bonita, trouxe algumas ilustrações dos personagens para ajudar a imaginação do leitor que não assistiu ao filme de John Carpenter.

site: https://www.instagram.com/p/CLxcrUujU_h/

E.F. Silva 27/01/2020

Durante uma exploração na Antártica, o grupo se depara com um veículo de estrutura nunca antes vista, e pior ainda, uma criatura como nenhuma outra.

Trazido pela primeira vez ao Brasil, "Who Goes There", "O Enigma de Outro Mundo" nos mostra o clássico escrito de John W. Campbell, base para o clássico "The Thing" da década de 80.

A edição e diagramação da editora Diário Macabro é feita de uma forma maravilhosa de um jeito que nunca vi antes, mas a obra, não sei dizer se por conta da tradução ou de ter sido escrita em uma outra época, é um tanto quanto falha. Os personagens levantam fatos sobre "a Coisa", que nunca havia sido mostrados antes no livro, entretanto eram sim fatos reais, meio como se os personagens prevessem tais fatos.
Agnaldo Alexandre 27/01/2020minha estante
Estou gostando demais do livro, e sempre quis ler. Porém, senti o mesmo que você. O início é estranho e confuso, pois as descrições dos acontecimentos e ambientes não são claros, e por vezes não sei quem está falando.

Agnaldo Alexandre 27/01/2020minha estante
Mas é uma ótima obra sem dúvidas.

Mestizo 10/01/2022

Sobre o livro
É um livro okay não é minha vibes porém espero ver os filmes que fiquei sabendo que existe sobre essa obra. Se você pretende ler vai na fé é interessante a história entretanto a leitura não me impactou muito (não vou dá spoiler) vale a pena o final do livro com a breve história do autor e informações da onde tudo começou esse rolê sci-fi.

Tamy' 27/02/2020

Surpreendente
Um clássico da Sfici, o Enigma do outro mundo é um livro curto porém recheados de suspense, e terror psicológico.
Recomendo muito quem quer começar a conhecer o gênero.

Quando um grupo de exploradores na Antártica descobrem um corpo sob o gelo, eles Resolvem retirar e fazerem as suas pesquisas. Mas não esperavam que encontraria a coisa ainda viva.

E terão de lidar com a criatura, não podendo confiar em ninguém. Já que ela pode se transformar em qualquer coisa, inclusive nos seus parceiros.