O Enigma de Outro Mundo

O Enigma de Outro Mundo John W. Campbell

Resenhas - O enigma de outro mundo

Diana.Castor 07/03/2024

Premissa incrível, execução ruim.
O livro alterna entre confusão e pontos interessantes. Você se perde entre os personagens e a falta de organização.
No final dessa edição tem uns contos que podem ser interessantes se você não estiver cansado da história. O que pode inevitavelmente acontecer por conta dessa execução confusa.
Me decepcionei um pouco com a experiência de leitura no seu total.

Regis 20/01/2024

Inquietante na medida certa
O Enigma de Outro Mundo (com o nome original, Who Goes There?) foi publicado por John W. Campbell em uma revista pulp, Astounding Science Fiction, em 1938 sob o pseudônimo de Don A. Stuart sendo uma referência direta ao nome de sua mulher, Dona Stuart.

Através das décadas essa história se tornou cada vez mais conhecida recebendo três adaptações para o cinema: O Monstro do Ártico (1951), A Coisa (2011) e a adaptação mais fiel ao livro dirigida por John Carpenter em 1982 intitulada The Thing, nos EUA e no Brasil O Enigma de Outro Mundo.

A história se passa no continente gelado e inóspito da Antártida e inicia com quatro pesquisadores que estudavam a origem de fenômenos magnéticos, fazendo uma escavação e descobrindo uma nave que parecia estar enterrada a mais de 20 milhões de anos e que trazia uma criatura alienígena com uma aparência aterradora que, ao ser descongelada, instalaria um clima de medo e paranoia entre os 37 habitantes da instalação de pesquisa chamada de, O Grande Ímã.

O livro tem três contos O Enigma de Outro Mundo (originalmente publicado com o nome "Who Goes There?", só depois do filme de John Carpenter que a editora mudou o nome para o mesmo do filme) que foi reduzido para a revista onde foi publicado em 1938, um conto sobre o ponto de vista da Coisa chamado As Coisas, escrito por Peter Watts e publicado em janeiro de 2010 e um manuscrito de Campbell, descoberto em 2017 por Alec Nevala-Lee contendo a versão completa de ?Who Goes There??, com o nome ?Frozen Hell?, sem os cortes feitos para a revista em 1938.

Eu particularmente adorei o segundo conto que mostra o ponto de vista da Coisa e amei Who Goes There?, que é a versão da história sem os cortes do editor. O primeiro conto, com os cortes feitos para a revista, tem uma escrita truncada com personagens quase sem nenhuma descrição, tornando a leitura um pouco confusa e menos fluída do que deveria ser.
Já a versão completa, do terceiro conto, traz descrições dos personagens e uma escrita mais fluída e prazerosa de ler.

O livro é dividido em capítulos curtos com uma narrativa tensa, aterrorizante e inquietante na medida certa.
A história se passa em um espaço confinado, onde uma ameaça indetectável torna o clima de paranoia insustentável. A premissa de não poder confiar em alguém que, a princípio, parece tão normal como qualquer outro, me afetou intimamente fazendo de O Enigma de Outro Mundo uma leitura memorável.

Recomendo para todos.
AndrAa58 20/01/2024minha estante
Obrigada pela dica ?

Clay 20/01/2024minha estante
Resenha maravilhosa, Régis.
Gosto muito do filme de 1982. Tenho intenções de ler o livro, num futuro próximo.?

Regis 20/01/2024minha estante
Por nada, Andréa. ?

Regis 20/01/2024minha estante
Também gosto muito do filme, Clay. Espero que também goste muito do livro. ??

Cleber 21/01/2024minha estante
Valeu pela dica!

Regis 21/01/2024minha estante
Por nada, Cleber. ?

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, minha linda! ????

Regis 21/01/2024minha estante
Ah, obrigada, Leandro! ?

Renato188 02/11/2023

A coisa...é boa!
A edição da Diário Macabro é maravilhosa! Quanto a história, eu assisti o filme antes de ler o livro e este é daqueles casos que... os dois são excelentes! A história é sobre uma expedição que encontra uma nave alienigina e um alien congelado. No decorrer da história é sobre o perigo que esse alien representa a equipe cientifica.

Matheus1998 03/10/2023

Um bom livro
O livro é muito bacana, os detalhes dele são interessantes e bem feitos pela editora diário macabro, achei legal as ilustrações que tem sobre os personagens. Eu em particular gostei muito do livro, fui conhecer o livro através do filme, porém, é aquilo o livro é diferente. O livro vale a pena, eu recomendo.

Rochelly 13/09/2023

Ficção científica ??
O livro é diferente do filme em alguns aspectos. Já era esperado.
Os extras são bem interessantes e vale conferir.
Saber que o autor se inspirou na tia(irmã gêmea da mãe) explica muita coisa hahaa
Neto 13/09/2023minha estante
Eu achei q era um do H.P Lovecraft

Allison 27/08/2023

Livro sofre pelo momento em que foi escrito
Um livro que parece ainda estar sendo revisado, esta é a sensação que tive ao terminar esta obra, afinal, aquela quantidade absurda de personagem não deveria passar na mesa de edição. Que fique claro, meu problema não é com a edição (afinal, eles são bem competentes, sendo, inclusive o posfácio melhor do que o próprio conto) e sim com o material original.
Talvez por ter sido feito numa época onde as narrativas de gênero ainda estavam ganhando forma, o livro passe essa impressão de incompletude, fica mais valendo a pena conferir para quem tem curiosidade sobre a historia original que o filme adapta.

ArthurmalariA 18/05/2023

Frio...
O Enigma de Outro Mundo foi lançado inicialmente como um conto em 1938 com o nome "Who Goes There" (quem vem lá), porém, uma versão ampliada da história foi encontrada e é essa versão que consta nesse livro.
Apesar de reconhecer sua importância e de não exatamente ter desgostado dessa história, não posso dizer o mesmo do livro: são poucas páginas mas muito maçantes de se ler, uma vez que o escritor passa tempo de mais falando do clima gelado, do gelo e de como é difícil estar ali, quando a coisa realmente acontece, acontece muito rápido, não dando muita chance de se aproveitar tudo o que está acontecendo. Acho que o maior erro foi meu que tinha uma expectativa por esse livro (criada pelo ótimo filme de John Carpenter, de 1982) e esperava mais do que apenas um conto extenso. Mas a edição é lindíssima!! 5/10

Leonardo.Heffer 23/08/2022

Esperava mais
Confessonque comprei esse livro esperando bem mais, embora não tenha total certeza do que esperava... mas sei que não foi nada daquilo que li.

A primeira parte do livro se torna bem arrastada e lenta. A segunda metade não melhora muito.

A adaptação de John Carpenter foi bem superior ao livro.

Kit 23/08/2022

No prefácio somos avisados de que os capítulos iniciais são meio entediantes (não com essas palavras, é óbvio) e de fato, o começo da história é bem cansativo e ali pro capítulo 3 ou 4 que a história começa a rolar de forma mais frenética. Gostei muito da vibe da história, me trouxe muito da adaptação de 1982 de volta à memória, e matou minha curiosidade em conhecer essa história em sua forma original. Só por isso eu já daria uma boa avaliação, e meu ?muito obrigado? a editara Diário Macabro, mas o texto no final ?Poupas de sangue, choro e bourbon? do Alexander Meireles da Silva, fecha essa obra com chave de ouro, e mais uma estrelinha, (PQP) que AULA de história! Muito bom conhecer mais sobre as origens da ficção pulp e ainda mais com uma escrita tão maravilhosa.
Enfim, gostei bastante do livro, da edição e (óbvio) da história (que lembra muito também ?Nas montanhas da loucura? do mestre Lovecraft), mas tem que ter paciência com o começo e também se esforçar para não se perder com os personagens em algumas partes do livro. Fora isso (e uns errinhos de revisão) ta tudo muito lindo!

(Depois de ler a história original valorizo ainda mais a adaptação de 1982, clássico eterno!)

Adson 15/07/2022

Que delícia de conto.
Sci-fi, suspense, terror, todos os gêneros que amo em um conto.

Nesse livro temos o conto original, que estava perdido e foi descoberto em 2017.

O conto simplificado, que foi o publicado em 1938, pois as revistas achavam a primeira versão muito complicada de entender.

Esta edição traz também um conto de 2010 escrito a partir do ponto de vista da Coisa, nos acontecimentos do filme The Thing (1982) de John Carpenter.

A leitura começa meio arrastada, você não visualiza o cenário, é tudo muito técnico e depois de ler a versão simplificada você entende porque ela foi a escolhida, a versão de 38 é muito mais fluída.

Eu ainda não vi o filme, passei todos esses anos sem spoiler, o que fez a leitura ser uma descoberta única.

Guilherme 27/06/2022

Mesmo sendo curto, o começo é bem prolixo, começa a ficar legal a partir do meio.

Ainda assim, história divertida, no estilo "quem será o assassino". Só que nesse caso, o monstro.

Douglas.Milani 16/03/2022

Entendi foi nada

Achei todo o livro demais confuso. Não consegui diferenciar os personagens, que são vários e sem nenhuma caracterização mínima; não consegui entender os lugares em que as cenas se desenvolvem. Parece tudo meio jogado, com frases soltas ao longo do texto.

Fui vendo o desenrolar das cenas completamente alheio a tudo, quando eu efetivamente conseguia entender o que estava acontecendo. Todas as cenas pareceram meio soltas, como se o autor tivesse um livro grande na mão e tivesse resolvido editar de qualquer maneira para caber num formato.

Enfim, eu mentalmente desisti do livro quando o pessoal, ameaçado pelo monstro, literalmente decidiu ver desenho animado. E o final, com aquele assunto do nada de energia nuclear, foi completamente aleatório.

Enfim, entendi foi nada.

Dei duas estrelas apenas porque o artigo do Alexander Meireles ao final do livro, sobre a história da ficção pulp, vale muito a pena.

Mestizo 10/01/2022

Sobre o livro
É um livro okay não é minha vibes porém espero ver os filmes que fiquei sabendo que existe sobre essa obra. Se você pretende ler vai na fé é interessante a história entretanto a leitura não me impactou muito (não vou dá spoiler) vale a pena o final do livro com a breve história do autor e informações da onde tudo começou esse rolê sci-fi.