O Enigma de Outro Mundo

O Enigma de Outro Mundo John W. Campbell

Resenhas - O enigma de outro mundo

Rod 20/02/2020

Premissa excelente, linguagem técnica demais
Existe vida fora da terra? Se sim, é amistosa ou hostil? Essas perguntas já foram feitas diversas vezes em diferentes momentos históricos. Muitas pessoas acreditam em alienígenas. Inclusive há uma ciência dedicada a desvendar os mistérios além da Terra. Há teorias que até apontam que os antigos egípcios foram visitados por seres extraterrestres. Contribuindo para este tema, O Enigma de Outro Mundo ainda suscita outra questão: já não estariam os aliens entre nós?

A despeito do tema inicial, O Enigma de Outro Mundo pretende ir muito mais fundo do que superficialmente demonstra. Ao trazer a questão sobre a dificuldade de identificar quem é alien ou não – já que os extraterrestres podem se multiplicar e se transformar em qualquer um – Campbell, na verdade, está propondo uma investigação do próprio ser humano.

Continue lendo a resenha no site do Cabana do Leitor.

site: https://cabanadoleitor.com.br/resenha-o-enigma-de-outro-mundo/

Agnaldo Alexandre 15/02/2020

A espera valeu!
Esse é um daqueles livros lendários, que você ouve falar quando gosta de determinado gênero, e não sabe por que nenhuma editora trouxe antes para nosso país, é que quando cai em suas mãos, precisa ser lido com carinho.

Esse trabalho, diga-se de passagem, fantástico, coube a editora Diário Macabro e a Natália Scotuzzi, que se dedica a literatura fantástica nacional, mas que não deixa de lado as boas obras de fora.

O livro, do John W. Campbell, narra os eventos ocorridos em uma estação de pesquisa na Antártica, na qual acidentalmente é descoberta a existência de uma nave espacial, e de seu tripulante, congelados a milhares de anos no gelo. A criatura, óbvio descobrimos não estar morta, e que além disso, pode copiar seres vivos, se passando por eles. O início é uma ficção científica mais pesada, com termos mais precisos, já que Campbell era físico e apostava em histórias mais elaboradas e com cunho científico mais rico.

Não trás aprofundamento e background de personagens, pois não era o estilo da época, mas nos trás uma história intrigante, bem elaborada e criativa.

Se vale a pena a leitura, vale demais, o trabalho da editora é primoroso, e a tradução está excelente.
VK 99 12/09/2023minha estante
Um dos meus sonhos de aquisição!

Agnaldo Alexandre 12/09/2023minha estante
A história é muito boa. O começo difere bastante do restante do livro, pois é bastante técnico. Mas, depois flui muito bem.

Di Sanctis 04/02/2020

Não confie em ninguém
Sei que o título dessa resenha parece o de um livro do Harlan Coben, mas ele define bem a situação enfrentada pelos cientistas d'O Enigma de Outro Mundo.

O grupo que está em exploração pelo continente ártico acaba descobrindo uma criatura congelada, denominada de A Coisa (e não, não era um palhaço!) e a recolhem para a base de pesquisa.

O ser misterioso é capaz de replicar o corpo de outros seres vivos e após essa descoberta, todos ficam em estado de alerta. Será que eles ainda são quem dizem ser?

Adorei a forma como o clima de paranoia se desenrola, ele é rápido, tem um desfecho dúbio e é capaz de conquistar muitos leitores.

#TheRedVulcan
Wania Cris 04/02/2020minha estante
HAHAHAHAHA tá mais pra Charlie Donlea, mas, amei a referência...

Caraio... já tô com medo desse livro.

E.F. Silva 27/01/2020

Durante uma exploração na Antártica, o grupo se depara com um veículo de estrutura nunca antes vista, e pior ainda, uma criatura como nenhuma outra.

Trazido pela primeira vez ao Brasil, "Who Goes There", "O Enigma de Outro Mundo" nos mostra o clássico escrito de John W. Campbell, base para o clássico "The Thing" da década de 80.

A edição e diagramação da editora Diário Macabro é feita de uma forma maravilhosa de um jeito que nunca vi antes, mas a obra, não sei dizer se por conta da tradução ou de ter sido escrita em uma outra época, é um tanto quanto falha. Os personagens levantam fatos sobre "a Coisa", que nunca havia sido mostrados antes no livro, entretanto eram sim fatos reais, meio como se os personagens prevessem tais fatos.
Agnaldo Alexandre 27/01/2020minha estante
Estou gostando demais do livro, e sempre quis ler. Porém, senti o mesmo que você. O início é estranho e confuso, pois as descrições dos acontecimentos e ambientes não são claros, e por vezes não sei quem está falando.

Agnaldo Alexandre 27/01/2020minha estante
Mas é uma ótima obra sem dúvidas.

May 14/11/2019

QUEM ESTÁ AO SEU LADO PODE NÃO SER EXATAMENTE O QUE VOCÊ IMAGINA
Uma equipe de exploração, está acampada na Antártica, e entre uma escavação e outra acabam encontrando o que parece ser uma nave espacial enterrada no gelo, e junto com essa nave um tipo de animal está congelado. Eles então decidem levar essa criatura para o acampamento e estudá-la, mas algo da terrivelmente errado e eles se veem desconfiando da própria sombra.

O início da história é um pouco confusa, por conter muitos personagens e muitos termos científicos sobre meteorologia, mas não é algo que atrapalhe na leitura, e tudo flui muito bem fazendo com que a leitura seja concluída muito rápido.

A diagramação também tem grande importância na edição, pois as letras são grandes e espaçadas, o que deixa a leitura ainda mais fluida, impossível de largas. E as folhas são mais resistentes e amarelas, do jeito que os leitores gostam. Chega a ser confortável para os olhos. Além disso, no final, temos um apêndice incrível sobre a tragetória pulp e ilustrações dos personagens principais.

Acompanhar os personagens com suas dúvidas, suas preocupações e a busca por dar fim ao problema foi uma aventura e tanto, e sinceramente não imaginava que iria apreciar tanto a leitura.
Fernando Sousa 18/11/2019minha estante
Adorei a resenha, quero muito ler esse livro.

May 19/11/2019minha estante
Muito bom, recomendo demais