O Enigma de Outro Mundo

O Enigma de Outro Mundo John W. Campbell

Resenhas - O enigma de outro mundo

Aldemir2 03/11/2021

Esta edição da Diário Macabro contém três obras: "Frozen Hell", de John W. Campbell, a versão completa da história já tão conhecida e mais longa que a publicada até então; "The Things", de Peter Watts, um conto onde é narrado o filme "O Enigma de Outro Mundo" de 1982 do ponto de vista da Coisa; e por fim "Who Goes There?", de John W. Campbell, a versão publicada originalmente em 1938 e sendo a mais conhecida, servindo de base para a adaptação cinematográfica de 1982.
Vou falar somente da primeira porque só ela já foi o bastante pra eu desistir do resto da leitura. É uma leitura que eu tinha muita expectativa já que é uma história clássica que serviu de base para um dos mais clássicos filmes de terror do cinema americano, no entanto me decepcionei bastante. A escrita do autor é extremamente lenta e os personagens sem tanto aprofundamento, além da sua excessiva quantidade, torna as coisas confusas, fazendo com que a leitura se torne chata e cansativa. Termos técnicos que dentro da história se tornam desnecessários, um suspense feito para um desfecho simples, uma narrativa cansativa, tudo isso tornou a leitura extremamente desagradável, espero que o filme se saia melhor.

BruPimentel 07/09/2021

Edição ótima, história nem tanto
A editora está de parabéns pela edição. Muito bem feita e bonita!

Já a história achei fraca e ela tinha muito potencial.

O começo é sofrível. A primeira parte é basicamente um documentário, cheio de termos técnicos e menção a aparelhos e instrumentos muito específicos.

Depois da primeira parte melhora bem e comecei a gostar da leitura. Mesmo assim tinha alguns problemas que prejudicavam bastante.

Os personagens não foram bem desenvolvidos, eram muitos e gerava uma certa confusão.

Uma coisa que me incomodou bastante foi que eu não conseguia visualizar bem os ambientes e algumas vezes até a cena, por causa das descrições rasas e por vezes confusas.

No geral eu gostei da ideia, mas não gostei da execução. Não foi uma leitura horrível, mas não leria de novo e sinceramente não recomendo. Dei nota 3 pelo trabalho bem feito da editora, por ter gostado da ideia e por achar que a história teve bons momentos.

Rodrigo 12/08/2021

Leitura obrigatória
Este livro é uma edição histórica de um dos contos mais relevantes da ficção científica, do autor John W.Campbel. Seu título "Who Goes There", algo como " Quem vem lá". Ele foi filmado três vezes: O monstro do ártico, O enigme de outro mundo e A coisa. O relevante desta edição é que, muitos anos depois, foi encontrado em uma bilbioteca o texto que seria o original, ainda antes do conto famoso. O texto encontrado é do tamanho de um pequeno romance que, para publicação foi bastante cortado. Então, eu diria que é uma edição histórica para quem gosta de FC. A história é excepcional no suspense gerados. Vale a leitura

Larissa | @paragrafocult 05/04/2021

Um clássico do terror
Uma equipe de exploração na Antártida acaba por encontrar acidentalmente algo assustador em em meio ao gelo que os cerca. Essa "coisa" de aparência terrível junto do que aparenta ser uma nave, parece estar congelada há muito tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A equipe então, decide levar a descoberta com eles mesmo que a simples visão daquilo já os deixe extremamente desconfortáveis. Eles planejam descongelar a estudar a criatura estranha para descobrir mais sobre seus hábitos e de onde viera. Que mal faria? Afinal, ao que tudo indicava, ela já estava morta há centenas de anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que eles não esperavam era que a criatura ainda estava viva e que após se descongelar, causaria um caos em meio ao grupo. A criatura tem a capacidade de se transformar em qualquer um deles (ou qualquer coisa, como animais, plantas, insetos ou pior, humanos), além de não morrer facilmente. Assim que descobrem isso, eles precisam descobrir quem ali ainda é humano e em quem podem confiar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura do livro foi bem rápida. A obra não é grande e o desenrolar dos acontecimentos não demora para acontecer. Quando o leitor, junto dos personagens descobre dessa capacidade de se transformar da criatura, fica bem difícil de não se sentir apreensivo por não saber o que pode acontecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A única coisa que atrasou um pouco a minha lida foram os termos técnicos dos exploradores porque eu sou uma completa leiga no assunto mas não é o tipo de atraso que torna a leitura ruim já que tudo é explicado em notas de rodapé. O livro não é tão trash ou frenético como o filme mas foi uma leitura igualmente boa para mim, que sou uma grande fã. A edição que recebi, além de ter a capa dura e ser bem bonita, trouxe algumas ilustrações dos personagens para ajudar a imaginação do leitor que não assistiu ao filme de John Carpenter.

site: https://www.instagram.com/p/CLxcrUujU_h/

OToloDeAmarelo 16/03/2021

Péssimo livro, ótima adaptação
Vou falar desse livro como fã da obra cinematográfica dirigida brilhantemente por John Carpenter em meados dos anos 80. Portanto, a expectativa atinge níveis alarmantes visto a qualidade da obra citada. E infelizmente, não é bem isso que temos no livro original. Os dois primeiros capítulos apresentam a tripulação em um dia de trabalho rotineiro quando deparam-se com uma estranha forma de vida alienígena congelada. Seria um ótimo começo de livro se não fosse a insistência em quebrar a narrativa com tantos detalhes geológicos massantes. Claro que Campbell descreve de forma brilhante o labour dos personagens, mas por consequência, temos uma narrativa bem mais lenta do que deveria - some isso ao ânimo do leitor ao se deparar com o mistério da criatura congelada. Após isto, a leitura se torna enfadonha, carregada com um sentimento de que nada importante acontece, visto que as linhas de diálogos são repetidas pelos personagens sob várias formas, sem lograr êxito em ter uma conclusão direta. A velocidade do conto queima toda sorte de expectativa e positividade que poderia ser apresentada. Os personagens parecem não ter vida, nenhum carisma e portanto, você deixa de ligar para quem está falando o quê e até mesmo, quem vive ou morre. O livro poderia flutuar por palavras mais positivas se não fosse arrastado por tantas páginas sem ambições. Por assim dizer, é um livro estranho que parece não querer ir a lugar nenhum e nem a melhor das sortes pode mudar o espírito da coisa.

Infelizmente, não é uma leitura que posso indicar com base nos meus gostos. Não acredito que seja a leitura da mais prazerosa, nem a mais entediante. Tudo o que sei é que Carpenter fez um excelente trabalho adaptando uma obra que acabou sendo mal lapidada e fugiu da sua qualidade verdadeira

Bia 01/03/2021

Meu primeiro livro de ficção científica. Gostei bastante, principalmente do ponto de vista da coisa. Realmente o ser humano tem pavor com o desconhecido reagindo muito das vezes de uma forma preconceituosa e violenta.

Luiz.Machado 07/10/2020

Uma história surpreendente, onde o autor mescla ficção científica e terror, mostrando fortes influências do universo tentácular e inominável do H.P Lovecraft.

Junior 09/09/2020

Boa leitura.
Vou começar por elogiar a editora, a qual fez um excelente trabalho, não só gráfico como certas editoras maiores, mas acabamento, espaçamento, fonte, etc...
Quanto a história esperava mais, é uma narrativa breve não muito detalhada e com muitos personagens parecidos, em alguns momentos você até se perde com eles, o final é um tanto repentino, pois na minha opinião o livro possui muitos aspectos que poderiam ser mais desenvolvidos. No geral é uma boa leitura, que recomendo.

@livrodores 19/06/2020

O Enigma de Outro Mundo
Não tem como não começar falando da qualidade e beleza dessa edição que tem capa dura e encanta pela arte na capa e pelas ilustrações extras dos personagens no final do livro, também há tradução e prefácio feitos por Nathalia Sorgon na qual trouxe várias informações sobre a obra!

Na certa você já ouviu falar sobre alguma das 3 adaptações que foram feitas sobre a obra, onde cada uma tem seu toque especial! Já nesse volume completo é possível encontrar partes do texto original que foi encontrado por Lee que estava fazendo pesquisas em manuscritos do escritor, nisso foi trazido 2 capítulos iniciais que foram retiradas por ordens superiores!

Esses capítulos iniciais fazem uma grande diferença na narrativa, pois é a partir dele que acompanhamos o grupo de cientistas descobrirem acidentalmente a espaçonave com restos de um alienígena congelados já que estão na Antártica! No meio de um ambiente inóspito onde cada personagem precisa lidar com suas limitações e no limite da sobrevivência, tudo se intensifica quando decidem descobrir mais sobre esse ser desconhecido, mas esse ato acaba fugindo do controle muito antes que todos possam perceber!

Esse horror cósmico trás um monstro que não é visível, já que não tem uma forma física, vamos descobrindo junto dos personagens como ele consegue agir, contaminar e se transformar! A atmosfera da leitura fica completamente angustiante, não dá para ter certeza de nada, onde ele está, quem são as pessoas que estão a salvo ou se todas foram afetadas!

Uma leitura rápida com acontecimentos ágeis, mesmo assim a escrita é mais rica e cheia de informações importantes! O desfecho chega rápido e impactante, me fez respirar aliviada depois de tanta tensão!

Rittes 01/06/2020

A coisa no gelo
Pela primeira vez, a clássica história de Campbell é lançada por aqui. Apesar de pequena e quase desconhecida, a editora Diário Macabro fez um trabalho muito bom. Capa dura e papel grosso, numa edição comentada e com desenhos exclusivos. Capricho com poucos deslizes de edição. Só precisa melhorar a segurança do site, mas a audácia rendeu os primeiros frutos. A história envelheceu um pouco, mas até que se mantém firme. Obrigatório para os fãs dos filmes, principalmente da versão de John Carpenter, com o mesmo nome!

Leitor Inveterado 21/03/2020

Trama Confusa
A premissa desse livro é bastante original, e isso já seria evidente mesmo quando foi escrito, quase um século atrás. Porém, a narrativa é muito confusa, em alguns pontos letárgica e termina de forma súbita e inexplicável. Diversos personagens que sequer acrescentam algo à trama e uma atmosfera que não consegue transmitir o horror proveniente da ideia de isolamento e do mistério que recai sobre um grupo de profissionais nas fronteiras do mundo...
Também há o fato de o livro ser totalmente ofuscado pelo sucesso que foi o filme baseado nele. Sucesso merecido, aliás!

Gárgula 11/03/2020

O Enigma de Outro Mundo, completo e inédito no Brasil
Um livro necessário para a sua coleção
A Editora Diário Macabro trouxe em 2019 o livro O Enigma de Outro Mundo, de John W. Campbell, completo e inédito no Brasil. Digo completo, pois reúne partes do texto original – dois capítulos iniciais – que ficaram ignorados de todos até que pesquisas de Alex Nevala-Lee os encontraram em 2017. Eles foram retirados por ordem dos editores na época devido a diferença na velocidade da narrativa.

Lee estava fazendo pesquisas em manuscritos de Campbell quando se deparou com o material até então desconhecido. O texto era a versão expandida de Who Goes There?, com o título Frozen Hell, o qual fora reduzido para se adaptar às exigências da revista em que foi publicado.

Esse livro foi escrito em Agosto de 1938, sob o pseudônimo de Don A. Stuart na revista Astounding Science Fiction.

Terror em um ambiente inóspito
Utilizando a Antártida como palco da história, somos apresentados a um grupo de cientistas e pesquisadores, que encontram acidentalmente uma espaçonave alienígena enterrada no gelo. O ambiente antártico é o pior possível, levando-os constantemente ao limite da sobrevivência, além de dependentes de sua base.

Vale comentar que os dois capítulos iniciais, retirados anteriormente, tratam exatamente dessa descoberta, ou seja, de como eles lidaram com o achado. Incrível pensar na história sem eles.

Obviamente o contato com a nave e os restos de um alienígena se mostram muito mais perigosos do que se imaginava.

Um dos melhores exemplos de horror cósmico
A atmosfera que Campbell cria é terrível, apesar de em momento algum revelar um monstro. Por mais que o parasita alienígena esteja contaminando o que pode, ele não possui uma forma específica, assumindo outras inimagináveis e terríveis.

Exatamente por isso, a história se torna um exemplo típico do horror cósmico, criando uma atmosfera angustiante onde o perigo está em todo o lugar e ao mesmo tempo não está em lugar algum.

Como leitores ficamos angustiados lendo o desenrolar dos fatos até seu desfecho. Um livro que chega a ser duro e seco em vários momentos. Uma leitura que se torna importante para quem gosta do gênero.

Adaptações para o cinema
Ao todo, o livro foi adaptado três vezes para o cinema. Sua primeira adaptação acontece em 1951, dirigido por Christian Nyby. Nunca vi esse filme para opinar se foi ou não bem feito.

Em 1982, o livro foi adaptado pela segunda vez pelas mãos de John Carpenter. Nele, atuaram Kurt Russell, Keith David e Wilford Brimley entre outros. Na época recebeu críticas mornas, mas hoje é considerado um dos melhores filmes do diretor. Eu mesmo ainda o considero um dos melhores filmes de horror já filmados até hoje. Essa adaptação foi bastante fiel ao livro, o que é excelente.

Em 2011 ele novamente é adaptado pelo diretor holandês Matthijs van Heijningen Jr., mas nesse filme a ação ocorre antes dos acontecimentos do filme de 1982. Como não assisti até agora, também evito qualquer comentário.

Uma edição primorosa
A Editora Diário Macabro conseguiu entregar um livro lindo e de muita qualidade. Seja pela capa dura, pela arte de capa de Wildner Lima – que por sinal é linda – ou pelos desenhos que estão ao final, de autoria de Thiago Motta, como extras do livro, dando vida aos personagens.

Vale lembrar que a editora fez camisas com a arte da capa que ficaram lindas. Veja com eles se ainda possuem peças para venda.

A tradução foi feita por Nathalia Sorgon Scotuzzi, que também assina o prefácio da obra, outra pérola do livro, trazendo inúmeras informações interessantíssimas. Certamente a melhor delas é de onde Campbell se inspirou para escrever sua novela. Simplesmente terrível e assustador!

Conclusões finais
O momento que estamos vivendo no cenário literário nacional é rico em opções. Se por um lado vemos livrarias fechando devido a crise, por outro temos as editoras se reinventando pelo uso de novos modelos e estratégias para se manterem no mercado. A Editora Diário Macabro é uma dessas que têm conseguido nos entregar inúmeros títulos interessantes.

Com certeza, O Enigma de Outro Mundo é um título de peso para qualquer editora que se preze. Além disso, é um título que deve compor a coleção de qualquer interessado pelo horror ou mesmo de ficção científica.

Boa leitura!

Resenha publicada no site Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/02/06/o-enigma-de-outro-mundo-completo-e-inedito-no-brasil/

Rafael 04/03/2020

O enigma de outro mundo
Essa edição da editora Diário Macabro, está muito boa, com capa dura e um apêndice sobre a história das revistas pulp ficcion. Sobre a história não há muito o que falar, para quem é fã do filme, vale a pena ler esse livro e conhecer a história que inspirou o filme. Não é uma história muito empolgante, mas um bom passa tempo.

Fabio Pedreira 02/03/2020

O Engima de Outro Mundo
Quando uma equipe de exploração na Antártica descobre que existe algo enterrado no gelo, não imaginavam que a descoberta seria algo ao mesmo tempo incrível e terrível.
O que eles imaginavam ser uma coisa na verdade era uma nave, e junto dela estava uma criatura, congelada a talvez milhares de anos, diferente de tudo que eles já encontraram. .
Com o objetivo de dissecar e estudar aquele ser de outro mundo, o corpo congelado foi levado para o laboratório. O que eles não imaginavam é que após descongelar, a criatura ainda estaria viva e pior, teria a capacidade de se transformar em qualquer animal ou pessoa que quisesse.
Vindo direto das revistas Pulps de antigamente para uma edição incrível da Diário Macabro, O Enigma de Outro Mundo é uma excelente obra de terror e suspense. .
O começo, como o próprio prefácio diz, é um pouco mais técnico, mas depois de uns 2 capítulos o texto fica mais fluido e a história ganha um clima de tensão incrível. Desconfiança e medo andam juntos nessa história, deixando o leitor ao terminar desconfiado até dos vizinhos.
O livro é bem curto, afinal era essa a intenção desse tipo de história, mas mesmo assim ela é cheia de personagens e vai sendo construída aos poucos, tornando a tensão em um nível crescente.
De bônus ainda tem um extra contando sobre as histórias Pulps e também ilustrações no fim do livro. Recomendo demais essa trama. Rápida de ler e bem divertida.
Day 20/12/2022minha estante
Eu assisti o filme quando pequena e só descobri q tem livro hoje kkkkkk

Fabio Pedreira 22/12/2022minha estante
kkkkkkkk tem várias adaptações, ainda não vi nenhuma.

Tamy' 27/02/2020

Surpreendente
Um clássico da Sfici, o Enigma do outro mundo é um livro curto porém recheados de suspense, e terror psicológico.
Recomendo muito quem quer começar a conhecer o gênero.

Quando um grupo de exploradores na Antártica descobrem um corpo sob o gelo, eles Resolvem retirar e fazerem as suas pesquisas. Mas não esperavam que encontraria a coisa ainda viva.

E terão de lidar com a criatura, não podendo confiar em ninguém. Já que ela pode se transformar em qualquer coisa, inclusive nos seus parceiros.