O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Juliana1637 16/01/2024

O cortiço
Achei um livro muito confuso.
Sei que foi um livro escrito nos anos 1890
Mas tive dificuldade não só nas palavras mas tbm no enredo da história. Me perdi muitas vezes.

Natasha.Louredo 15/01/2024

Crítica Social
"O Cortiço" de Aluísio Azevedo, publicado em 1890, é uma obra Naturalista que destaca a influência do ambiente na transformação das personalidades. O protagonista é o próprio cortiço, humanizado ao longo da narrativa. João Romão representa o capitalismo e a ambição na visão naturalista das relações sociais. Personagens como Bertoleza, Jerônimo, Rita Baiana, Piedade e Pombinha revelam as tragédias decorrentes da desigualdade social e exploração. A obra denuncia a influência do meio e retrata a vida nos cortiços cariocas do final do século XIX.

Luciano442 14/01/2024

Espetacular história que mostra um retrato do nosso Rio de Janeiro do século passado. Uma experiência inigualável e marcante!

JoaoVictorOF 14/01/2024

Relevante, pesado e controverso
Fiquei intrigado com a leitura de "O Cortiço". Já tinha uma boa ideia da trama, do estilo, dos temas e mensagens, mas pegar o livro e ler, realmente demorar na leitura e aproveitar, foi outra coisa.
É um livro que desperta fortes emoções. Gera reconhecimento no leitor moderno por demonstrar tão bem o movimento histórico do nosso país, toda a injustiça, exploração e barbárie envolvida em nosso processo "civilizatório" sem embelezar nada.
Na contramão disso, é difícil deixar de notar quão contraditório é um escritor adotar as lentes e a linguagem do determinismo, uma vertente já superada atualmente (quer dizer...), para um livro que pretende tematizar em algum nível a exploração e a ganância. Se devemos enxergar, por exemplo, o destino de Bertoleza como uma denúncia dos horrores do regime escravocrata, isso se torna complicado quando, ao mesmo tempo, as teses que sustentam a todo momento o olhar do narrador justificam e reforçam essa estrutura "natural" de exploração do que não é branco e europeu. Parece incompatível, mas compreensível: é interessante ver como mesmo um abolicionista convicto não conseguiu escapar de seu horizonte histórico nesse aspecto. De toda forma, é impossível esperar que uma obra de dois séculos atrás dê conta de nossas sensibilidades modernas. Saibamos separar o que há aqui de pernicioso e aproveitar todo o resto.
Me surpreendi com a escrita, que é mais acessível do que eu imaginava para um livro tão antigo (isso é, tendo como apoio as excelentes notas de rodapé para contextualizar o que era preciso). Além disso é belíssima; posso não ser o maior fã do naturalismo pelas razões que citei acima, mas não nego que achei algumas das imagens e trechos realmente memoráveis.
O ritmo também é bom. Pelo fato do livro nunca focar muito tempo em um único personagem, estando mais interessado em nos apresentar fragmentos dos casos desse elenco diverso, é difícil se entendiar, especialmente levando em conta os escândalos que essas páginas guardam.
Se você, como eu, trapaceou na época de escola e leu só o resumo, confira o livro inteiro. Não vai se arrepender.

Blenda Costa 13/01/2024

Tinha muitas expectativas com esse livro, mas achei a história em si muito confusa, a narrativa é bem cansativa, essas que não foram sanadas infelizmente, não achei os personagens nem um pouco carismáticos e não conseguir me conectar com a história infelizmente.??
Tatiane.Costa 14/01/2024minha estante
Finalmente kkkk

fernandosj 12/01/2024

Atenção: esse livro contém esquemas de pirâmide
Eu acho interessante ver como coisas absurdas eram normalmente escritas/vividas em 1890, demorei pra engatar a leitura, mas conforme fui lendo foi me prendendo, eu achei a leitura media pra difícil pelo menos.
Eu gostei, aquele final me derrubou de todas as maneiras possíveis, não esperava MESMO.

Vanessa 12/01/2024

Comecei o livro por indicação de um amigo numa aula de literatura. A princípio, como quem não quer nada, apenas tinha a versão digital e iniciei a leitura numa viagem de feriado.

Aos poucos o livro foi chamando minha atenção pela crítica social escancarada onde mostra uma realidade antiga, contudo atual. O enredo demonstra problemas relacionados a formação de favelas (cortiços), pobreza, exploração, alcoolismo, adultério, entre outros. Tudo isso num cenário de Brasil pouco depois da abolição da escravatura e da proclamação da república.

Demorei a ler, mas não me arrependo. Até comprei o livro físico. História muitas vezes cômica e outras trágica. Porém de suma importância para a literatura brasileira.
Camilly.Matos 12/01/2024minha estante
Foi pouco antes da abolição, Bertoleza ainda pagava por sua liberdade. Além disso, na página 24 fala ?entre outros assuntos palpitantes, vinha à discussão o movimento abolicionista que principiava a formar-se em torno da lei Rio Branco.?
É provável que a estória se passe entre os anos de 1870.

Vanessa 13/01/2024minha estante
Sim, é verdade, Camilly. A história se passa ainda durante o período da escravatura.
Ela apenas foi escrita após. Você está correta. Obrigada por compartilhar.

lucaismaia 11/01/2024

Não lembro NADA da história kkkk preciso reler e pretendo até o ano que vem. gosto das obras de Aluísio Azevedo!

Lívia 10/01/2024

O Cortiço
O cortiço consegue ser um lugar e ao mesmo tempo um personagem. É como se a coletividade das pessoas morando alí e as paredes levantadas, somadas, compusessem todo um personagem: o cortiço.
Todos que residem alí acabam piores do que chegaram. O único beneficiado, no fim, foi o dono. O mesmo dono que, aparentemente, terminou perturbado com o fim que Bertoleza teve.
Que livro triste ?

Lucca 10/01/2024

Todo mundo deveria ler esse livro
De verdade
Todos
Mesmo que seja um clássico da literatura brasileira
Este livro é uma verdade aula de como é o Brasil ilustrado em suas mazelas
Dores
Sofrimentos
O autor tem uma minuciosa capacidade de descrever no mais fútil detalhe situações que são tão corriqueiras para todos nós que não pertencemos a elite
Aluísio de Azevedo não se abstém em falar sobre preconceito, sexualidade, ganância e o abismo social que existia naquela época e se faz tão atual
No seu toque de genialidade, ele conta a história do cortiço através da ótica que ali habita
Numa metáfora sútil dos milhares de cortiços chamado Brasil que existem neste imenso pais
Sua obra é uma aula
Essencial para todos
Sim, todos
Para compreender que mesmo uma obra de 200 anos atrás fala tão bem sobre o presente
O Brasil e o O Cortiço se confundem
De verdade
Este livro merece ser lido
Eu recomendo!!!
??????

Beatriz3345 10/01/2024

Um soco no estômago
É um livro Maravilhoso! Um excelente exemplo sobre a corrente filosófica determinismo, além de escancarar as discrepâncias do Brasil, e que infelizmente são continuadas hoje em algums formatos diferentes

A narrativa esfrega na cara do leitor as diferenças socias da época

Gabriela Vianna 09/01/2024

O cortiço
De início achei a leitura muito difícil pela escrita ser complexa, com palavras que hoje não se usam mais, mas durante fui gostando e me interessei muito pela história de cada um deles, eu queria sempre saber mais, torcia por eles e de alguns só sentia raiva. Até esqueci que era meio complicado de ler pois estava animada klkkkkkk.
Eu poderia ter dado cinco estrelas, mas não gostei do desfecho e não fiquei feliz com o final de nenhum dos personagens, gente que merecia ter ficado bem acabou não ficando, poderia ter sido mais desenvolvido que isso.

JAlia372 09/01/2024

Livro muito bem detalhado, personagens irônicos; lento porém ativo... recomendo muuiito, boa leitura clássica.

Joh-flower 09/01/2024

A obra Naturalista/Realista de Aluísio Azevedo traz a vida cotidiana de um cortiço no Rio de Janeiro. Neste lugar acontecem várias reviravoltas. O livro tem bastante entretenimento e prende a sua atenção.
Apesar das situações passadas naquela época, é triste a semelhança com as situações atuais.
Bônus: Esta edição traz no final questões próprias pra vestibular e questões "Guia de leitura"