O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Mori5 28/05/2024

Bom, mas a leitura foi difícil para me já que era minha primeira literatura brasileira mais antiga porém todo o enredo é bom cada capítulo é de alguma forma interessante e entrega o que promete, podridão o final nem se fala as histórias mista dentro de um livro e não ter um protagonista "fixo" é muito legal e eu particularmente amo isso
comentários(0)comente



Renata.Orlando 28/05/2024

Fantástico
Minha gente isso aqui é o puro suco do Brasil mesmo.
A meritocracia, a falácia, o preconceito colocam essa narrativa num lugar ímpar pra época e a torna ainda atual.
comentários(0)comente



O Estrangeiro 28/05/2024

O mais importante romance do naturalismo brasileiro e uma das obras essenciais da literatura brasileira, O Cortiço conta as histórias de diversos personagens que vivem na ou nos entornos da ocupação urbana que dá título à obra. Embora tenham personagens com maior destaque, especialmente João Romão, Bertoleza, Rita Baiana e Jerônimo, a história parece de fato tratar do cortiço em si, o que, pelo pouco que li a respeito, é uma visão apoiada por pesquisadores da área.

Em certos aspectos acredito que seja correto tratar O Cortiço como uma expressão artística ambígua, pois embora em sua páginas tenhamos um retrato muito fidedigno da população brasileira, um tanto jocoso e inspirado em diversos momentos, também há um racismo flagrante, que não se expressa apenas em personagens, mas também e por diversas vezes a partir do narrador. Esta faceta do romance reflete o pensamento do autor e, em parte, da própria época em que foi escrito. Aluísio Azevedo era alinhado com as teorias raciais (pseudo)científicas que dominavam o cenário intelectual à época. Um ponto interessante é que a obra não é racista apenas com negros, como poderia se esperar, mas também com portugueses e italianos, por exemplo.

Por outro lado, O Cortiço é brilhante em diversos momentos, pois Aluísio Azevedo sabe dosar o naturalismo, com suas longas descrições e situações verossímeis, com momentos em que é transmitida a subjetividade de alguns dos personagens. Destacaria neste aspecto especialmente as passagens que tratam do amor de Jerônimo por Rita Baiana e o trecho específico em que Pombinha percebe quanto os homens são tolos e manipuláveis pelas mulheres ao escrever uma carta para um homem traído que quer recuperar sua ex-companheira.

Aluísio Azevedo também foi bastante original e corajoso ao tratar de algumas temáticas capciosas como a hipocrisia da alta sociedade e o homossexualidade. Inclusive O Cortiço é famoso por retratar talvez a primeira cena homossexual da literatura brasileira, quando Pombinha é assediada pela prostituta Léonie, vindo posteriormente a ter sentimentos dúbios sobre o ocorrido. Há também um personagem que é gay, o qual me falha o nome no momento, mas que convive com as lavadeiras do cortiço.

É definitivamente um dos melhores livros que li na vida, praticamente impecável.
comentários(0)comente



larissa3666 26/05/2024

Maravilhoso!
Eu amo esse livro, foi um dos primeiros clássicos que eu tive contato, é um daqueles livros que te obrigam a sair da própria bolha!!!
comentários(0)comente



Sofia.Ornellas 26/05/2024

O enredo desse livro é fantástico, com personagens reais e extremamente brasileiros. Alguns personagens foram mais odiados que outros, mas não houve um sequer que não foi alvo de ódio em algum momento( menos a Bertoleza, a coitada sofreu o livro todo, aliás, necessário falar do final dela, o mais triste de todos.) Esse livro pareceu digno de ser roterizado para uma novela brasileira.
comentários(0)comente



Vanessa 26/05/2024

Esse livro é perfeito demais ??tem muitos personagens cada um com personalidade e história terminada , vários temas são abordados, um clássico maravilhoso da literatura brasileira ?
comentários(0)comente



pedromourr 25/05/2024

Duro, real e necessário.
Este livro eu li a muito tempo, acabei perdendo minha conta antiga, então estou atualizando todos aos poucos, aqui vai uma resenha do que achei.
Um dos livros mais emocionantes que que já li, "O Cortiço" trás duras reflexões. Ambientado em um Brasil de antes da abolicão da escravatura, nós seguimos a narrativo no segundo Reinado, contando as histórias dos personagens de um cortiço carioca.
A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.
comentários(0)comente



Poliana 25/05/2024

O capitalista no seu caminho mesquinho.
Acho que esse seria um livro 5 estrelas e favorito se tivesse lido em um ritmo melhor, mas na verdade grande parte da leitura foi arrastada. No geral gostei muito do livro. O Cortiço é uma daquelas obras atemporais sobre nós, criaturas sempre a procura de mais, do lugar mais alto, essa caminhada mesquinha e zombeteira de si mesma.
comentários(0)comente



SisterCreed 24/05/2024

Acredito que não seja o meu tipo.
Apesar de ser bem escrito e bem desenvolvido, esse livro não me envolveu. Apesar disso, acredito que seja um clássico que todos devemos ler para conhecer mais da nossa literatura e história.
comentários(0)comente



Vinicius.Caselato 24/05/2024

Fui reler pq lembrava que tinha gostado mto durante a época de vestibular e realmente é um livro bom, meio denso mas faz sentido ser um clássico
comentários(0)comente



Beatriz658 24/05/2024

Adorei. Peguei numa biblioteca para ler. Me deu vontade de ler o livro msm. Recomendo... não sei mais oq falar kkkk
comentários(0)comente



JJosu 24/05/2024

São tantas camadas nesse livro que fiquei de cara quando li. Realmente o meio social influencia totalmente nossas vidas. Infelizmente, pra quem nasceu pobre, conseguir independência financeira sempre é mais difícil e muita gente acaba seguindo caminhos tortuosos.
mnnuela 24/05/2024minha estante
ele é muito pesado!!




Maria.Gabrielly 23/05/2024

Necessário
Terminei essa obra hoje e posso dizer que foi uma releitura incrível!
A importância dessa obra pra compreensão das sensibilidades do contexto histórico brasileiro moderno é indiscutível e indispensável! Todo professor deve ler essa obra
A trama, particularmente, é rechada de personagens, a ponto de cada um merecer um livro. O desenrolar dos acontecimentos é ligeiramente rápido, não tem muita enrola nesse livro, mas aí é que ele peca (pra mim), deixando a leitura um pouco cansativa.
O final é de tirar o fôlego e me deixou deprimida. Vale a pena demais
comentários(0)comente



Giovana350 23/05/2024

Melhor do que eu imaginava!!
Por ser um livro do século XIX e por eu nunca ter lido uma obra naturalista, ao me deparar com ele imaginei que seguisse a mesma estética dos outros clássicos do Realismo: temas chocantes da época, denúncia de práticas da sociedade, ironia... De forma bem sutil.
Porém ao perceber a diferença dos assuntos, a intensidade, a profundidade e as alegorias com que são tratados, eu realmente fiquei surpresa e curiosa com os próximos acontecimentos.
É uma leitura um pouco complicada por conta do vocabulário rico e rebuscado, porém nada que seja absurdamente difícil, e vale super a pena!!
comentários(0)comente



caue 21/05/2024

Lamaçal tragicômico
Fiz a leitura através de audiobook no podcast da Isabella Lubrano. Quando sua primeira experiência com um clássico ocorre por responsabilidade de uma leitura obrigatória escolar, revisitar se torna uma ideia pouco sedutora. Mas encarei como um desafio e fui ouvindo capítulo por capítulo.

O que eu teria pra adicionar a uma avaliação seria pouca coisa. Sobre o enredo: permaneceu ao meu olhar o que eu ja havia vislumbrado antes, isto é, recheado de críticas à sociedade e às instituições brasileiras. O determinismo e as referências biológicas tão utilizadas por autores da época são um ponto limítrofe entre a denúncia e o entretenimento. Etcetera, etcetera.

O que aconteceu, de novo mesmo, nessa minha segunda imersão na obra foi mais como um passeio em uma loja antiga do centro da cidade, que eu conhecia por relatos de terceiros, sob a qual caía a reputação de ser um cantinho bagunçado, empoeirado, mas com quinquilharias interessantes em seu conteúdo.

E aqui está a jóia do cortiço: falar de Brasil é percorrer os mesmos elogios sobre alegria, esperança, festa, calor, carnaval, futebol, samba e churrasco. Mas falar de Brasil também é horror, corrupção (não so política, mas moral), racismo, pobreza, violência e, é claro, esse lamaçal tragicômico dos centros urbanos.
comentários(0)comente



2413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |