O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Badlagirl 02/09/2024

Uma obra fundamental do Naturalismo brasileiro, que nos conduz ao cotidiano de um cortiço no Rio de Janeiro, revelando uma realidade dura e intensa. Azevedo retrata com excelência a vida de personagens moldados pela miséria, pela luta pela sobrevivência, e pela influência do ambiente sobre o comportamento humano.

A obra provoca uma reflexão profunda sobre a sociedade e o impacto do meio em nossas vidas.

Victor108 01/09/2024

Concha de Retalhos
Aluísio Azevedo é considerado um dos primeiros autores brasileiros a tratar sobre as massas da população. E O Cortiço é a representação fiel destes conglomerados de pessoas que desde essa época, mudaram, mas nunca pararam de crescer.

O ambiente caótico do conjunto de casas é transmitido claramente. Há os mais diversos tipos de personagens, de várias etnias, trabalhos e origens, sendo do interior ou de outros países. Diferentes casos de traição, de intrigas, de mortes. Todos que passam por isso, apenas vivendo mais um dia comum de suas vidas.

Vale mais a pena ler por si mesmo do que ver uma aula de literatura chata que vai te mastigar coisas que você não vai entender.
É uma boa leitura e de fácil compreensão, mesmo cheio das gírias e trejeitos do povo da época (você até entende algumas atuais por causas destas aqui)

hiliandra.faggion 01/09/2024

Uma história sobre ganância, amor, sentimentos, tudo misturado.
Um vai e vem que gira em torno de João que quer crescer na vida a todo custo e constrói um cortiço, onde aluga barracos para as mais diferentes pessoas.

Josi 31/08/2024

História e Sociedade
Não é atoa ser uma obra clássica da literatura brasileira. Narra a formação histórico-social e urbana do rio do janeiro, com seus resquícios escravocrata, incentivo a ocupação brasileira por portugueses e italianos. A terra sem lei das minorias e suas formas de subsistência. É interessante acompanhar as histórias de cada personagem e sua busca de lugar no mundo.

Uma leitura que vale a pena sob uma ótica social e histórica. O homem sendo mostrado como ele é... Com seus defeitos, malícias. Um retrato da realidade.

eBrunella 31/08/2024

O Cortiço
O livro é tão explícito sobre os vícios e o egoísmo humano que chega a ser intragável. Os personagens são bem desenvolvidos e a história é muito bem escrita. Em cada personagem você encontrará um pecado ou vício, com este livro você verá a sociedade com outros olhos

Maria18167 30/08/2024

Um livro de narrativa determinista e crua, nao sei nem como resenhar porque terminei ele e fiquei sem palavras! é uma mistura de sentimentos, como se você fosse parte da própria história (acredito eu, que seja devido às descrições típicas do realismo)

leka2611 30/08/2024

Que livro
É um livro denso de ler, a linguagem antiga dificulta muito isso mas ao mesmo tempo também enriquece a narrativa. A grande quantidade de personagens e seus devidos núcleos também dificulta um pouco a leitura.
Esse livro narra uma dura realidade em que o Brasil viveu uma em que brasileiros e portugueses disputavam mulheres, cargos, casas e território. O cortiço de João romão tem as mais diversas realidades individuais misturadas o causa grande caos.
Rita Baiana me fez ter ódio de uma brasileira, bertoleza me fez pensar, João romão me fez ter ódio por um português e por aí vai.
São muitas histórias que rasgam a realidade da nossa pele. É um livro difícil mas incrível de se ler.

luisa499 30/08/2024

O cortiço
Li esse livro por causa da escola e confesso que não gostei (não porque ele é ruim, mas porque não consigo gostar de nada que tenho que ler obrigada). Também admito que não entendi muita coisa dele por causa do vocabulário e do tédio que eu senti lendo ele. Futuramente, provavelmente vou reler por vontade própria pra realmente entender esse livro.

connorsgf 29/08/2024

"eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava..."
QUE. LIVRO. É. ESSE. QUE. FINAL. É. ESSE.

definitivamente um dos maiores da literatura brasileira, é de uma genialidade tão grande que me deixou completamente chocada o tempo inteiro. todas as críticas são MUITO inteligentes e eu adorei a maneira como muitas delas são feitas de modo irônico ou no mais puro sarcasmo (a ironia do destino nesse final me deixou DOIDA DOIDA DOIDAAAAAAAAAA). confesso que só não dei 5 estrelas porque fica meio chatinho em algumas partes e o vocabulário é beeeeeem complicadinho, com certeza é leitura mais que obrigatória pra todos os brasileiros

writtenbybe 29/08/2024

O Brasil do Brasil
É engraçado perceber, mesmo quando já se sabe, que a identidade do povo brasileiro já vem de muito tempo, tanto pro bem, quanto pro mal. Neste livro, fica evidente todas as nossas mais acentuadas características: o nosso senso de comunidade e, ao mesmo tempo, a rivalidade por entre ela, a nossa paixão pela música, pela dança, pela comida boa, nosso senso de justiça individual e coletivo, nosso jeito de amar, seja ele errado ou certo, nosso jeito de brigar, de encontrar e de criar confusão, nossa inveja, nosso orgulho e tudo mais. Em ?O Cortiço?, é impossível não se envolver, e em vários momentos, parece até que somos também moradores dele, ouvindo as fofocas alheias.

Uma leitura agradável e que com certeza marcou o meu ano da melhor forma possível. Um clássico que todos devem ler!

tarcila12 28/08/2024

Desconfortável, mas interessante
Precisei ler este para um projeto de extensão da faculdade; que funciona da seguinte forma: os presidiários tem a oportunidade de lerem livros para redução de sua pena. Então, para verificar se eles realmente leram, precisam fazer uma resenha que será corrigida pelos estudantes de letras.

esse é um clássico! Já queria ler esse livro à muito, mas sempre fui adiando; afinal de contas, eu posso me dá ao luxo de deixar as coisas para depois. Foi um choque de realidade perceber o quanto sou ingrata, enquanto estou livre pra fazer tudo, escolho não fazer, e pessoas que estão presas e sem perspectiva se agarram a vida com todas as forças.
o livro não tem nada de inovador para mim, até porque foi escrito à muito tempo, mas a maneira que esse livro está enraizado na cultura brasileira é curioso. Ontem estava assistindo Avenida Brasil e vi a exata cena da baiana dando cachaça pro doente; hehehe, achei graça.
Com os detentos foi parecido, eles fizeram muitas associações com a própria vida, por coincidência, ou não, os relatos não eram muito diferentes uns dos outros, porém, cada um com um singularidades. Isso que a arte faz, dá espaço para reflexões.

A minha experiencia lendo foi muito boa, é um livro um pouco lento, é necessário uma boa dose de paciência. Leituras brasileiras, para mim, são melhores que as estrangeiras, porque tem identificação. A arte aproxima; esse livro me ajudou a perceber que TODOS somos parecidos.

Thais.Andrade 28/08/2024

Puro suco de Brasil
Acho muito interessante quando temos a oportunidade de reler um título que foi lido em uma outro momento de nossas vidas.
Como a gente tem outras percepções..
Gostei muito dessa releitura, literatura brasileira sempre retratando outras realidades de outras épocas. Leiam!

Natalia1893 27/08/2024

Uma obra prima
Escolhi esse título para reler por lembrar de ter lido com muito entusiasmo 25 anos atrás quando me preparava para o vestibular, mas não lembrava da história. Não é a toa que esse livro me conquistou desde a adolescência. Uma obra impecável! Você se sente dentro da história, como se vivesse com os personagens, e as emoções fluem. Uma experiência maravilhosa!