O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2401 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Beatriz3345 10/01/2024

Um soco no estômago
É um livro Maravilhoso! Um excelente exemplo sobre a corrente filosófica determinismo, além de escancarar as discrepâncias do Brasil, e que infelizmente são continuadas hoje em algums formatos diferentes

A narrativa esfrega na cara do leitor as diferenças socias da época
comentários(0)comente



Gabriela Vianna 09/01/2024

O cortiço
De início achei a leitura muito difícil pela escrita ser complexa, com palavras que hoje não se usam mais, mas durante fui gostando e me interessei muito pela história de cada um deles, eu queria sempre saber mais, torcia por eles e de alguns só sentia raiva. Até esqueci que era meio complicado de ler pois estava animada klkkkkkk.
Eu poderia ter dado cinco estrelas, mas não gostei do desfecho e não fiquei feliz com o final de nenhum dos personagens, gente que merecia ter ficado bem acabou não ficando, poderia ter sido mais desenvolvido que isso.
comentários(0)comente



JAlia372 09/01/2024

Livro muito bem detalhado, personagens irônicos; lento porém ativo... recomendo muuiito, boa leitura clássica.
comentários(0)comente



Joh-flower 09/01/2024

A obra Naturalista/Realista de Aluísio Azevedo traz a vida cotidiana de um cortiço no Rio de Janeiro. Neste lugar acontecem várias reviravoltas. O livro tem bastante entretenimento e prende a sua atenção.
Apesar das situações passadas naquela época, é triste a semelhança com as situações atuais.
Bônus: Esta edição traz no final questões próprias pra vestibular e questões "Guia de leitura"
comentários(0)comente



Flávia 09/01/2024

Leitura mais prazerosa com audiobook
Terminei agorinha e chocada. Me pegou muito de surpresa o desfecho da Bertoleza. Os demais voce vai imaginando possibilidades , apesar do assombro , mas a Bertoleza me doeu mais.
Que suco de Brasil é esse livro. Não foi fácil acompanhar a narração com tantas comparações e relações muito pejorativas que o autor dá das pessoas do cortiço a animais, tende de se lembrar sempre do tempo, mas é meio intragável mesmo assim.

Essa leitura se iniciou pra mim com a narração da Isabella do Canal "Ler antes de morrer" , que foi muito prazerosa já que ela adiciona comentários sobre a historia ou sobre termos e palavras que nao temos muito conhecimento, mas como acredito que ela deu uma pausa, terminei o audiobook na audible com a narração da Maite Proenca, trazendo o lado mais da atuação na leitura que gostei muito ! Indico as duas
comentários(0)comente



Lívia 08/01/2024

O cortiço
Esse livro mexe comigo de várias formas. Talvez porque essa foi minha segunda tentativa de lê-lo por inteiro. A primeira não foi frustrada por defeitos na narrativa, pelo contrário, foi justamente a capacidade anormal do autor em descrever de forma crua sobre o cortiço, seus moradores e as cenas retratadas com diversos adereços animalescos, próprio do naturalismo. Diante disso, é muito pouco dizer o quanto fui surpreendida por tamanhas descrições, descrições essas que na primeira vez me deixaram enojada pela realidade retratada, nessa segunda vez evidenciaram a grandeza do autor em se aprofundar no naturalismo e fisgar os detalhes, mergulhando no contexto brasileiro e apontando uma realidade que os livros didáticos não chegam perto de revelar.
comentários(0)comente



Lu_Augusto 08/01/2024

Um relato do Brasil de uma época passada, mas que deixaram raízes na nossa sociedade, infelizmente.
O livro começa bem devagar e por isso demorou a me fisgar, mas quando o cortiço finalmente foi erguido e cada vez mais pessoas de juntavam ali mais as confusões aumentavam com as histórias se cruzando...
O autor soube fazer personagens que despertam nosso amor, ódio ou compaixão dependendo do enredo escrito (exceto João Romão, esse você odeia do começo ao fim, e no fim mais ainda).
Matilda_books 09/01/2024minha estante
O Cortiço foi escrito no século XIX e pertence a escola literária naturalista; a "cereja no bolo" desse livro é perceber como o autor relaciona o ser humano com os animais.
O racismo é descrito como predador e presa, a raça inferior e a superior. O sexo é mostrado como algo selvagem. E logo nos primeiros capítulos, Aluísio Azevedo relaciona os moradores do cortiço com vermes e lesmas que surgem em meio a um lamaçal, criticando as péssimas condições de vida do cortiço.
(Esse comentário é apenas um complemento da sua resenha, e o João Romão é péssimo do início ao fim e é o que vence os seus objetivos na vida de forma muito injusta.?)


Lu_Augusto 09/01/2024minha estante
Sim, período em que havia o chamado Racismo Científico e onde as teorias eugênicas, de raça superior vigoravam, fica muito claro isso no livro sempre colocando os europeus e descendentes como os civilizados e os brasileiros e mestiços como animais ...




tabyy 06/01/2024

Literatura brasileira né,sem erro
Tenho uma.certa paixão pela literatura brasileira e isso não é novidade né?
Amo a escrita, amo os contexto históricos, amo alfinetadas, amo o puro suco brasileiro ??
Eu li em quadrinho o que tornou ainda mais incrível. Esse livro me fez perceber que o Brasil é um grande cortiço, bem caótico como o brasileiro gosta, bem fanqueiro e barraqueiro.
Me senti dentro do BBB , ???????
comentários(0)comente



Dani 06/01/2024

Uma trama completamente memorável, repugnante e naturalista
O livro é bizarramente incrível, as descrições naturalista pesadas, frias, insensíveis e um tanto desumanas, tornam a leitura completamente viciante, é como se o livro trouxesse o leitor para o ambiente, o ritmo e a realidade daquela sociedade naturalista do Rio de Janeiro.

É um livro que possui questões sociais muito amplas, muito complexas, envolve demais o leitor, e em alguns casos até se vê representado, pois aborda diversos pontos de vistas. 

O livro pode ter um teor de alegoria social , mas para mim não deixa de ser realista, ainda que a escola literária seja o naturalismo, ele está de certo modo, envolvido no realismo, que eu digo de um modo mais real, carnal, profundo, intenso. O livro a todo momento é complexo, tem reviravoltas, situações impiedosas, abruptas.

Para mim é um relato fidedigno da sociedade brasileira, parece que ainda vivemos como cidadãos naturalistas e parece que nossa cultura deixa isso bem definido. É algo ?decadente? por ser periférico, mas também é a representação de uma grande parcela social.

A trama de Cortiço é viva e ocorre em ziguezague como o caminhar de uma cobra que dá o bote, mas também hipnotiza pela marca que deixa na areia.

O que mais me surpreendeu no livro foi a transformação de Pombinhas. Senti muito intensamente a abrupta mudança radical da personagem e fiquei completamente curiosa para estudar essa personagem, quero ver se consigo fazer ou preparar algumas análises sobre a personagem e me divertir com isso.

Lamento muito não ter lido esse livro antes mas creio que o efeito atual, talvez seja muito melhor do que seria se eu tivesse lido mais cedo na vida. Jamais conseguiria expor os sentimentos reais lendo o livro, mas foi memorável, com certeza!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ed.fcosta 03/01/2024

Rico documento histórico
Leitura que prende, com personagens muito bem construídos, apesar dos estereótipos que os compõe. Mesmo com o seu vocabulário carregado de arcaísmos, não deixou, para mim, o livro maçante de se ler. Gostaria de ver sair alguma série ou novela que se inspire nesse livro, mas deixando de lado o determinismo social. Enfim, é um rico documento histórico e, de quebra, me propiciou singelas risadas diante dos absurdos narrados na obra.
comentários(0)comente



Fernando1118 02/01/2024

Cara , esse livre aqui é massa de mais !!! Tem várias figuras de linguagem top e deixa vc pensado muito nos significados das palavras
comentários(0)comente



Shaylanne 01/01/2024

A escrita no início me pareceu distante e complicada e a história nada cativante, porém, ao passo que nos permitimos entrar no livro e conhecer os moradores do cortiço ficamos encantados, torcemos por eles, desaprovamos suas ações.
comentários(0)comente



Bru 31/12/2023

O cortiço
Clássico do naturalismo, amei muito ler, pura fofocaiada, e os personagens entrelaçados e tão característicos é muito gostoso de ler.

você jamais imaginaria o final de cada núcleo, os personagens vão mudando junto com o cortiço e é a própria prova do homem ser fruto do meio, todos os personagens são mostrados de forma crua, com seus piores lados e os desejos mais carnais, Aluísio de Azevedo foi gigante.
comentários(0)comente



cecília 30/12/2023

A retração animalesca da humanidade em ?o cortiço? talvez seja a coisa que mais me empertigou durante a leitura, o autor optou por demonstrar a miserabilidade de uma classe nas todas nuances possiveis
comentários(0)comente



2401 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |