O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Vinicius.Anklam 02/12/2023

O ritmo é extremamente lento, é um livro que se não ler em dois dias não termina nunca mais. Enfim, só li pois ele acaba caindo bastante em vestibulares e provas.

Andressa1338 02/12/2023

Entendo a relevância da obra mas não me impactou. O ponto alto é a reflexão que, infelizmente, o Brasil não mudou tanto assim.

Salim 01/12/2023

Local como personagem
Mais uma releitura, também adaptada por Selma Rutzen.

O cortiço, mais que apenas um ambiente onde se passa a trama, constitui-se praticamente no principal personagem desse clássico nacional.

Muito bom!

letAcia1172 30/11/2023

Brasil: um país inviável
Aluísio Azevedo narra, em O cortiço, a história de um povo, de um país que não deu certo. É predominante, no enredo, uma visão extremamente pessimista da sociedade brasileira, dá pra ver que ele levou essa questão ao máximo. A narrativa conta a história de acumulação/ascensão social de João Romão - imigrante português que se torna proprietário. Entre suas propriedades, está o cortiço, e neste, desdobram-se as vidas de seus habitantes. O que percebi, no decorrer da minha leitura, foi a degradação generalizada dos personagens. Não existe solução para nenhum, todos estão afundados na própria mediocridade, todos são tratados de igual para igual - em um nivelamento por baixo. O próprio vocabulário utilizado pelo autor sugere essa impressão, seus recursos estilisticos e descritivos denotam repugnância, desagrado com aquilo que está sendo narrado, e, muitas vezes, os personagens são equiparados com animais. No entanto, contraditoriamente, junto desse pessimismo, é notório o fascínio do narrador nas descrições dos espaços e da vida no cortiço. Mas, apesar dessa dubiedade existir no narrador, o que predomina de fato na obra é o enfoque dado ao aspecto degradante da sociedade. Como construir uma nação em meio a esse "desvio do modelo ideal de civilização"?

Adriane Souza 29/11/2023

Uma alegoria do Brasil
Um clássico, sem dúvidas!
O Cortiço, ao meu ver, não deixa de ser um simulacro da formação do Brasil; o qual deixou marcas que percorrem até os dias atuais. Cresci ouvindo do meu pai a seguinte frase: ?o mundo é dos espertos?, e durante toda leitura, principalmente quando o português João Romão era citado, essa frase surgia imediatamente no meu imaginário. Não à toa, essa tal esperteza sempre anda acompanhada de uma certa frieza - com intuito de alcançar determinados objetivos.
O romance aborda, talvez de uma maneira não tanto explícita, diversas searas sociais. Racismo, sexismo, violência, classe, entre outros.
Sobre a edição da editora Antofágica, realmente, é primorosa. Foi a minha primeira leitura da obra e cada nota de rodapé e textos de apoio (apresentação e posfácio), contribuíram para uma melhor compreensão da leitura. Sem citar as ilustrações que complementam na imersão da narrativa e na vídeo aula (que ainda não assisti).
Dito isso, após ler o segundo posfácio de Sílvio Roberto, reparei e me questionei sobre o início e o final do romance; protagonizados pelos personagens de João Romão e Bertoleza. Levando em consideração toda a narrativa, será que os pontos iniciais e finais do romance não seria uma representação do Brasil ou da formação deste? O embate direto entre o negro e o branco europeu?
Enfim, deixo aqui alguns trechos do posfácio do historiador Luiz Antonio Simas:
O cortiço, como a cidade, fala de sobrevivência, tensões, disputas incessantes, espoliações, delírios dr grandeza, desumanização, amor, sexualidade, festa, morte, desarticulação de experiências comunitárias e rearticulação dessas mesmas experiências, a partir de reconfigurações do espaço. (SIMAS, p. 365)
(?) nada que escorre pelas páginas do livro publicado no final do século XIX está muito distante dos nossos dias. A criminalização da pobreza, o racismo, a dicotomia entre civilização e barbárie, continuam presentes em relação às favelas e comunidades periféricas. (p. 365)

claraarzd 29/11/2023

Gostei bastante!!
Li por conta de aulas de literatura e acabei adorando. Tem muitas críticas sociais e temas que levam a debates interessantes.

Maria 28/11/2023

Leitura pra escola
O livro gira em torno do cortiço, uma construção cujo dono é o João Romão
Conhecemos o costume de vários personagens e como eles vivem em conjunto no cortiço

Cristina117 28/11/2023

Um clássico
Li esse livro na escola "obrigada" para o vestibular e enem ? e agora leio por vontade própria e não consigo dizer nada além do quão boa é essa leitura.

É tão rica em detalhes, de sentimentos, de vida que entendo o porquê de ser uma leitura obrigatória.

Cada personagem, cada enredo, cada passagem de tempo é tão rica, que chega ser palpável.

Laura 27/11/2023

O cortiço
Li pra escola mas adorei!! nunca pensei q fosse gostar de um clássico mas esse superou bastante minhas expectativas
todas as histórias de todos os personagens me interessaram muito e foram muito bem escritas, desenvolvidas e trabalhadas
além disso todas as referências de determinismo ambiental e cientificismo foram muito boasss

miri.miri 24/11/2023

Inveja, barraco e traição, traição, traição
"O cortiço" é uma obra repleta de coisas como a rivalidade, a confusão, cobiça (e até preconceito) e principalmente a traição. Eu não consegui ver nada de positivo aqui, simplesmente são coisas absurdas que acontecem por acontecer, esses elementos poderiam ter sido bons na trama se o autor não tivesse apenas jogado os acontecimentos de um jeito seco na história.

Felizes são os que conseguiram extrair alguma mensagem dessa lambança de mal carátismo.

Existe um envolvimento sáfico que de certa maneira para época deve ter sido uma quebra de tabu, fora isso, onde esse clássico é necessário? Mostrar a maldade e os problemas da nossa sociedade? Mas para uma boa trama não basta só exibir isso sem mais nem menos. Só pq algo é antigo, um clássico, não significa que seja bom. Se essa HQ é fiel ao livro, estou aliviada de ter lido ela ao invés dele.
Pri.Kerche 24/11/2023minha estante
Acho q a visão de Literatura da época, e particular do autor, era diferente da nossa atual. Esse livro é ligado ao positivisto de Augusto Conte, aquela ideia do "homem fruto do meio". Parece mais q ele quer defender essa tese do q trabalhar a criação literária.

shuhuavr 24/11/2023minha estante
Particularmente acho o livro melhor que a HQ, é mais explicativo

Carla Aires 15/04/2024minha estante
Oxi, e é por acaso livro de auto ajuda pro autor ter que dar liçãozinha de moral no fim? Deixa de preguiça, vai entender o contexto histórico do movimennto naturalista, pensa um pouco, não fica epserando que as reflexões sejam feitas pra vc.

Felipe1503 24/11/2023

Excelente livro
O começo é um pouco arrastado por se tratar de uma obra naturalista. Então o autor descreve
Muito bem os personagens, que são muito bons por sinal, dando destaque ao cortiço que é tratado como um personagem.

O livro foi escrito no período recente de abolição à escravidão e trata com muita maestria o processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

O livro vale muito a pena mas o final de Bertoleza é triste.

Isinha3 24/11/2023

Essa resenha foi um trabalho acadêmico
Essa resenha foi um trabalho de escola, mas como li o livro, vou postar a resenha aqui também.

??O Cortiço?? um livro clássico da literatura brasileira, foi escrito pelo Aluísio Azevedo, e nos mostra uma história fascinante pelos becos de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. A obra tem uma visão naturalista da sociedade da época, colocando em destaque a diversidade de classes sociais e a luta por sobrevivência.

A história gira em torno do João Romão, um homem ambicioso e mal caráter que, com seu espírito empreendedor, constrói um cortiço na cidade. O local abriga uma diversidade de personagens, cada um representando uma camada da sociedade. Os personagens são descritos de uma forma nítida e as histórias dessas pessoas revelam a complexidade dos relacionamentos entre os moradores do cortiço.

Os conflitos que surgem no cortiço refletem nos problemas sociais da época, deixando em destaque a brutalidade e a luta pela sobrevivência. A relação entre os moradores é marcada por paixões muito intensas, inveja e muitas traições.

A escrita de Aluísio de Azevedo é evidente por sua observação condizente com a realidade, apresentando personagens com características diferentes e profundas.

Aluísio usa uma linguagem fácil, acessível e envolvente, fazendo com que o leitor consiga se conectar com os personagens e suas histórias.

O romance também aborda temas como exploração no trabalho, miséria e decadência moral, nos proporcionando uma reflexão sobre as condições humanas. Aluísio usa o cortiço como um tipo de metáfora para a sociedade da época, onde as relações eram definidas pela competição e pela luta constante por um desenvolvimento na sociedade.

??O Cortiço?? é um livro que descreve a essência da vida urbana no Brasil no século XIX, proporcionando uma visão emocionante da luta pela sobrevivência entre as dificuldades da sociedade.

Larii 22/11/2023

Leitura rápida, terminei em duas horinhas. gostei do livro e reconheço que ele traz muitos problemas sociais da época. Final trágico e inesperado, a trama é bem elaborada.