O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

@tatysturnick 20/11/2023

Uma novela real
É uma leitura que te faz rir, chorar e questionar as barreiras sociais que persistem até hoje. Uma verdadeira novela da vida real, repleta de drama e um monte de reflexões que vão te acompanhar muito depois do ponto final.
Fabio 20/11/2023minha estante
Esse é clássico dos clássicos, Taty!!

@tatysturnick 20/11/2023minha estante
Sim sim. Mas está sendo bem difícil esse final.

Denise 20/11/2023

Brasil, um cortição
Muito triste ler esse livro e ver que nada mudou em nosso povo, aliás na forma como nosso povo é negligenciado!

Somos ainda uma massa jogada à própria sorte, se amontoando em qualquer canto, lutando por uma dignidade que nunca vem!

E quando a angústia chega o remédio é Parati (cachaça), café e Carnaval.

Dizem que somos um povo alegre, mas estamos mais pra uma massa desesperada por dignidade!

É a tristeza travestida de alegria! Só assim pra aguentar a realidade cruel do nosso Brasil - desde 1500!

Como nosso povo é maltratado! Que tristeza!

Lucas 20/11/2023

Um livro muito otimo bom para a época
A mensagem que o livro passa é bastante clara e se encaixa nos dias de hoje, consegue-se entender o porque esse livro é um marco para a época. O começo disperta curiosidade e o final é ótimo, mas a metade do livro por mais que seja necessária para a construção do final é um pouco tediosa.O modo como Aluísio de Azevedo descreve os personagens é unica sempre os comparando com animais desde seus sentimentos até o modo de agir o Cortiço entretanto é descrito como se estivesse vivo sempre sendo descrito com sentimentos e rotina com isso em mente Aluísio de Azevedo deixa bem claro que todos que passam pelo Cortiço são afetados pelo próprio de um jeito bom ou ruim as tramas da história são bem desenvolvidas nos dando um final bem claro e simples, a vida no Cortiço continua independente das tragédias ele segue respirando e mudando todos que nele passam.

orenatooribeiro 19/11/2023

Uma análise da realidade humana na sociedade brasileira
é um romance naturalista de Aluísio Azevedo, que revela a essência da condição humana, através da representação da vida dos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, no século XIX. O livro expõe as contradições e os conflitos da sociedade brasileira da época, que se refletem nas relações entre as personagens, que vivem sob o domínio de forças como o racismo, a exploração, a violência, a sexualidade e a luta de classes. O autor emprega uma linguagem realista e detalhada, que busca captar a realidade objetiva e subjetiva do cortiço, e faz uma crítica social à sociedade brasileira da época. O livro é composto por 23 capítulos, que seguem a ordem cronológica dos acontecimentos, e apresenta várias histórias secundárias, que se entrelaçam com a principal. O autor também utiliza recursos como o narrador onisciente, o foco narrativo em terceira pessoa, o discurso indireto livre e a descrição objetiva. O livro é uma obra de valor literário e histórico, que expressa o talento e a originalidade do autor. Aluísio Azevedo cria uma narrativa envolvente e impactante, que nos faz questionar a realidade do cortiço e os seus dilemas. A obra também é uma contribuição para a literatura brasileira, pois apresenta uma visão crítica e realista da sociedade brasileira do século XIX, que ainda tem implicações na atualidade. O livro é uma leitura indispensável para quem quer compreender melhor a nossa cultura e a nossa história.

juu 19/11/2023

O Cortiço
Leitura divertida e que nos faz refletir a cerca do capitalismo. É um clássico do naturalismo que conta a história do vínculo dos portugueses, brancos e negros em um só espaço.

PS: Leitura obrigatória do meu ensino médio que eu mais gostei.

monteirobiaaa 17/11/2023

O cortiço é uma obra racista
?Resta ainda, contudo, uma reflexão cabível: o que fazer com uma obra cuja natureza preconceituosa beira a incompatibilidade com os tempos em que volta a ser publicada e lida? Particularmente, não gosto da ideia de sair por aí queimando livros. Penso, entretanto, que temos sempre o direito, talvez mesmo o dever, de exercer o criticismo, especialmente à ressurreição de uma narrativa problemática e perigosa como a de O cortiço, dona de notório potencial para a ofensa e para o tolhimento das subjetividades de uma população inteira.?
?.
Que livro bom, cruel e real.
Comecei a leitura um pouco arrastada, mas terminei querendo mais. Esse é o tipo de livro que quando você acaba você tem sede de querer mais e mais. Me senti fazendo parte do Cortiço. Tem de tudo nesse livro, um grande novelão, tem briga, prostituição, abuso, gaia, abandono, muita cultura, muito preconceito, homossexualidade.. tudo escrito há muito tempo atrás mas pareceu muito atual. a forma como o cortiço vai mudando ao longo do tempo, como os mais pobres vão sendo despachados..
João romao, queria que seu fim fosse outro ?
Bertoleza, que fim triste, que história triste!!!!
Pombinha, quem diria ?
Piedade, que pena, muito triste??
Enfim, muitos personagens, muitas histórias.. eu amei amei amei

Ligia168 15/11/2023

Li esse livro mto rápido. Tbm por conta de repertório para fazer o enem.
Como estamos acostumados com finais felizes e nos chocamos quando n vemos isso.

manumoura18 15/11/2023

"(...) mas depois começou a afundar sem resistência na lama do seu desgosto, covardemente, sem forças para iludir-se com uma esperança fátua, abandonando-se ao abandono, desistindo dos seus princípios, do seu próprio caráter (...)"

Humildylli 15/11/2023

"Na lama, à força de socos e pontapés"
"O Cortiço" é uma obra literária de Aluísio Azevedo que mergulha no cenário vibrante e caótico do Rio de Janeiro do século XIX. A trama se desenrola em torno do cortiço de João Romão, personagem ambicioso e oportunista que busca ascender socialmente a qualquer custo. Azevedo habilmente tece uma narrativa que explora as complexidades das relações humanas, destacando as tensões sociais e étnicas presentes na diversificada comunidade do cortiço.

O autor apresenta personagens vívidos e multifacetados, como a sensual Rita Baiana e o honesto trabalhador Jerônimo. A descrição detalhada do ambiente insalubre e a luta pela sobrevivência naquele espaço claustrofóbico são palpáveis, criando uma atmosfera envolvente.

A crítica social é uma faceta marcante da obra, abordando temas como a exploração da classe trabalhadora, a ascensão urbana desenfreada e a hipocrisia da sociedade da época. Azevedo não hesita em expor as feridas da sociedade, questionando valores morais e evidenciando as desigualdades gritantes.

Em minha opinião, "O Cortiço" é uma leitura essencial, não apenas pela maestria literária de Azevedo, mas também pela reflexão profunda que proporciona sobre a condição humana e as estruturas sociais. Uma obra atemporal que continua relevante, convidando os leitores a questionarem as complexidades e injustiças presentes na sociedade.

Mari.cf 14/11/2023

Esse livro é basicamente um novelão da globo, tem briga, tem traição, tem prostituição, tem preconceito, tem festa, tem intriga, tem gente viada.... me entreti com os barracos. Ouvi o audiobook porque a leitura estava beeem cansativa, foi uma ótima ideia. Entendi o porque de ser um clássico, e acho que o objetivo do livro era justamente chocar os leitores com o preconceito e o racismo enraizado na sociedade da época, não era escondido. Me incomodou bastante em algumas partes, seja de racismo, seja de violência, passei muita raiva. O saldo final: foi uma ótima experiência

âZanescoâ 12/11/2023

Esse livro aqui??
Pelo amor de Deus que OBRA PRIMAAAAA
Esses dias aproveitei pra adiantar muita coisa e NÃO PODERIA DE FORMA ALGUMA deixar de ler essas OBRAS que nosso Brasil nos oferece.
Quem puder ler,LEIAM!!
Não vai se arrepender?

Galvão 11/11/2023

O cortiço
Bom, a história é o que eu já esperava, infelizmente, eu não me senti entusiasmada pela leitura, claro, algumas coisas me surpreenderam e com certeza me fizeram mudar a minha opinião sobre algumas coisas.....Mas.. não é um livro que lerei novamente por causa que a história não me chamou, como outros livros fazem.

Mas, por ele ter temas que as pessoas PRECISAM SABER, com certeza indicarei.

Tamy 10/11/2023

A realidade nua e crua de um cortiço no Brasil! ???
Mais uma obra que me prendeu demais. Aluísio nos traz uma narrativa envolvente, divertida, numa história que retrata o jeitinho brasileiro que é típico de um lugar pequeno onde vivem várias famílias e todas elas acabam se conhecendo e "metendo o dedo" na vida alheia (nem que seja por pensamento ?).

Aqui, cada pessoa conhece um pouco da realidade da outra, existem brigas, diversão, fofoca, traição, m0rte, v?ngança, fé, sonhos, alegrias, tristezas? tem de tudo um pouco, o cortiço é uma grande família e quando a coisa aperta, todos se juntam, seja para ajudar ou para botar lenha na fogueira?. ??

Não poderia deixar de falar dessa edição da @editorapandabooks que vem cheia de textinhos de apoio para nos ajudar ao longo da leitura, tendo em vista os termos da época, e deixá-la ainda melhor. Se você ainda não leu, fica aqui a dica! ???

rawsauroo 10/11/2023

Naturalismo
Uns dos melhores livros da literatura brasileira, a melhor versão da dia a dia de forma kua e crua que se prova cada vez mais atemporal

Brendo4 09/11/2023

Vidas entrelaçadas na crueza realista dO Cortiço
O livro é tudo que se diz dele e mais. Naturalista ao extremo, fruto de seu tempo (reprodutor dos esteriótipos da época sobre brasileiros, portugueses e negros) e uma obra-prima da literatura nacional.

A escrita é genial, fluída e impressiona pela quantidade de personagens, todos com tramas e subtramas. Ainda que, no fim, você tenha uma única história de um único personagem de muitas faces: o próprio Cortiço de João Romão.

É uma tragédia e deve ser lida como tal, não existe um único final feliz e sua conclusão é tão brutal, seca e direta: é a suprema indiferença. Tive que voltar e reler aquelas últimas palavras até que as compreendesse por completo.

É leitura obrigatória.