O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2397 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


JeftA0 11/03/2024

Literatura
Comecei a ler por conta de uma peça que apresentaria no ensino médio baseado no livro, no começo, juro, era muuuito difícil eu ler, pq era adolescente e não tinha costume de ler, é tanto personagens, que eu ficava perdido
Mas de acordo que fui lendo, senti que foi fluindo mais. Estava lendo a história e percebia que ficava focado nela, ela me prendia, mesmo que não era um assunto que me interessava, lembro que tratou de alguns assuntos pesados o livro, acho que deveria ler de novo com a mente que tenho atualmente
comentários(0)comente



Leticia2273 10/03/2024

O livro é muito envolvente com situações muito bem descritas e por vezes complicadas, achei a escrita dele mais fácil de compreender e muito bonita, com gama de detalhes e boas conexões entre os personagens que são característicos e muito interessantes.
comentários(0)comente



Sem estante 10/03/2024

A vida clássica dos pobres
Pra quem já visitou ou viveu próximo ou dentro de uma comunidade ou vila sabe que esse livro retrata exatamente isso, com algumas alterações essa história poderia ser sobre inúmeras pessoas Brasil a fora. A ganância desmedida, a vontade de ser sempre superior aos que estão próximos a si é presente e muito plausível em muitos lugares. Infelizmente quase sempre temos um esperto e um honesto lado a lado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eduardoow 09/03/2024

O cortiço
Bom, fazia um bom tempo que queria ler essa obra, no início foi meio difícil entender tudo o que acontecia, mas foi legal acompanhar a grande variedade de personagens e os rumos que as histórias de cada um deles tomavam, esse é que o charme da coisa toda e que fez o livro ser bem mais interessante, gostei da maneira como os personagens são retratados, não foi um dos meus clássicos favoritos, mas foi bom, valeu a pena.
comentários(0)comente



Landressa 08/03/2024

Muito bom, não é um clássico a toa.
É uma representação muito crua da realidade que chega a irritar.
Acho que não é tanto uma crítica, mas mais uma exposição dos fatos. Amei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Dani 13/03/2024minha estante
Invisível até pelo próprio autor, angustiante.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Queridolivro0 06/03/2024

Obra essencial para os dias se hoje ?
Que livro gente!

É uma chocante denúncia contra os problemas sociais da época pós escravidão.

Em o cortiço que é personagem principal acompanhamos a vida precária e de extrema miséria de cada morador, cada um vivendo seus próprios conflitos.

A obra nos apresenta a sobrevivência, tensões e cobiças, tudo de forma violenta e sem rodeios em uma linguagem uma e crua, Aluísio descreve a vida como ela é através das características estéticas do naturalismo, movimento literário no Brasil de sua época.

Recomendo muito a leitura, nos faz refletir na nossa própria vida e no que podermos fazer para mudar e evoluir como cidadão e como ser humano.
comentários(0)comente



Vitoria293 05/03/2024

Um dos poucos livros obrigatorios na escola que eu li, eu gostei bastante de ler foi rapido e eu no final nao tinha do que reclamar
comentários(0)comente



Alessandra.Celly 03/03/2024

Clássico
Só tem personagem canalha, sem vergonha ou digno de pena aqui, com algumas passagens engraçadas e outras revoltantes. A linguagem é um pouco difícil, com muitas metáforas, normal pra qualquer clássico.
comentários(0)comente



Campodeverao 01/03/2024

Adorei a leitura de O Cortiço. Achei a escrita de Aluísio muito simples de entender. Sempre tive medo de ler e não gostar.
comentários(0)comente



Renata.Mieko 29/02/2024

Muito bom!!!
Não sei o motivo de não ter gostado na época do colégio.
Mas é maravilhoso... Pena que demorei tanto tempo para reler.
comentários(0)comente



murilo-1984 28/02/2024

Um romance de Aluísio Azevedo que escancara as mazelas sociais e humanas através da vida intensa e tumultuosa dos moradores de uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do século XIX.
Na sociedade, sempre há lugar para todos, desde que caibam em condições de vida miseráveis e sujeitem-se à exploração constante. "O Cortiço" é um lembrete irônico de que, apesar do progresso urbano, ainda encontramos desigualdade e exploração, onde a luta pela sobrevivência ecoa em meio às construções modernas. Nos faz refletir que, mesmo com todo o avanço tecnológico e social, ainda existem lugares que lembram a vida nos cortiços, onde a desigualdade e a falta de oportunidades persistem.
comentários(0)comente



2397 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR