O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Cyd 28/12/2023

O cortiço
A história demora pra desenvolver, pela metade do livro a trama se intensifica. É uma leitura que exige persistência do leitor.
Bem descritivo, com personagens estereótipados, e tocando em feridas sociais.
O final é bem chocante, e me pegou completamente desprevenida.

Jéssica Maria 28/12/2023

Puro suco de determinismo racial
Romance naturalista que se inspira na teoria do determinismo racial por meio da história de três homens portugueses em terras brasileiras. Temos Miranda, português que vive bem, apesar de ter se casado com uma brasileira que não presta e o trai; João Romão, um sujeito de quem tenho ranço e é um grande muquirana, que faz de tudo para ascender na vida, inclusive descartar quem lhe apoiou e esteve com ele nos momentos difíceis, e acaba por ser proprietário do cortiço e; Jerônimo, um português trabalhador e sério, que vai bem até se apaixonar por Rita Baiana e ver sua vida se desgraçar por causa disso.

Os moradores do cortiço são, em grande parte, negros. Eles são descritos de formas terríveis, como pessoas primitivas e basicamente animalizadas.

É certo que o livro foi escrito apenas dois anos depois da abolição da escravidão no país. Logo, temos um retrato do Brasil ainda mais racista. Contudo, não há como relevar isso e "aproveitar a história".

Os personagens negros eram todos desvalorizados. As mulheres eram tolas por homens ruins, quando não lascivas (advinha a cor dessas). Tal hora, a Rita Baiana fala que vai preferir um "homem europeu, mais evoluído, do que o negro". (Sim, eu torci pelo casal errado, apesar de como o Firmo era descrito).

Enfim, passei mais raiva do que gostei, apesar de querer continuar para ver o final. Não indico. Inclusive, tá bom de dar palco para esse tipo de "clássico".

Mendes 27/12/2023

Confuso
Por ser contada em uma época distante, a
linguagem é bastante confusa porque são usados palavras difíceis de entender. Que eu mesmo, não saberia dizer o que significa. Ao longo da narrativa o autor mistura uma série nome de personagens ao que a história que acaba ficando confusa. Quando entendemos algo já tem outra coisa ou palavra pra entender que nesse meio fio a gente perde o raciocino. Eu particularmente esperava mais. Recebi indicações boas mas vi que não é nada demais. É
uma narrativa boa no contexto da história em que o autor cita no cortiço, a rotina, as pessoas. Mas infelizmente, não ficou tão claro e sucinto a leitura.

Flavitcho 25/12/2023

Um clássico naturalista
O meu exemplar é de uma editora da região amazônica de 2009, creio eu, com questões de vestibulares dessa época. Entretanto, não a encontrei por aqui, porém eu digo que a escrita é extremamente detalhada e com palavras arcaicas (característica do movimento naturalista brasileiro), por isso tamanha lentidão para terminar. O início é muito monótono e chega a ser cansativo, porém, ao passo que você se adapta ao estilo de escrever do autor, a leitura flui instantaneamente. Recomendo

AthosFarias 25/12/2023

A porta de entrada para autores nacionais
O primeiro contato que tive com esse livro foi no ensino médio, ao ler o mesmo, logo de cara ele destaca uma ambientação com uma altíssima desigualdade social, com personagens exercendo suas atividades laborais naquela sociedade (que se passa no contexto imperial) e não apenas existindo um persona central. O autor destaca ainda para o leitor, que apesar desse ambiente, a narrativa sempre vai dar palco para algum desses personagens como uma comparação até os dias atuais. Lembro até hoje de tê-lo usado como referência no Enem no tempo do ensino médio. A obra é ótima como acesso para outras obras nacionais e para aqueles que acham que não existe obras interessantes nacionalmente ou apenas estão costumados com autores internacionais.

Lala_books 25/12/2023

O CORTIÇO
Finalizado!

Não gostei, e acredito ter sido uma perca de tempo, mas era necessário para uma prova na escola.. "_"

sousasnandas 24/12/2023

Cortiço
Gostei de como os personagens foram retratados e o final tbm foi bem impressionante kkk pq eu não esperava aquele desfecho.

Kethilyn 21/12/2023

Um clássico muito comentado, por isso peguei despretensiosamente para ler, e foi uma ótima escolha.
O livro tem um linguagem tranquila e descreve algumas situações com muita beleza, coloca situações daquela época de maneira "nua e crua" criando um enredo muito envolvente, você se diverte, sente pena e raiva dos personagens, e ainda, um final que para mim, foi bem impactante.
Clássicos devem sempre ser lidos não é?

giulia.cecoti 21/12/2023

Eu tanco livro clássico
ISSO NÃO É UMA RESENHA
E num é que eu tanco livro clássico?!, eu prometo que eu vou ler a versão com mais páginas. Isso aqui foi só uma amostra gratis, só pra eu saber se eu conseguiria ler. E eu consegui, a história é boa demais e eu queria deixar registrado o meu ódio pelo joão romão.

Aiane3 18/12/2023

Confusão total
Ler um clássico é entrar em um mundo totalmente diferente do que você vive, você começa a olhar para a sociedade de forma diferente.
É um livro de linguagem rebuscada, com muitos vocábulos diferentes da linguagem usual, acho que em razão disso demorei de ler e foi uma leitura arrastada.
Da pra entender porque é um livro tão famoso, é bem escrito e mostra diversos pontos de vista, no final eu nem sabia o que tava acontecendo, toda hora eu tinha que voltar para ver quem era o personagem que estava em cena (isso que peca um pouco, deixando o livro ainda mais confuso)
Mas em si é um bom livro

Lana310 18/12/2023

Muitos personagens, confundi vários e fiquei confusa muitas vezes, a linguagem mais ?rebuscada? também dificultou um pouco. Fora isso o livro é basicamente um caos generalizado, mil histórias e barracos acontecendo ao mesmo tempo, incrível.

Matheus656 14/12/2023

Atemporal
O Brasil como sempre foi e ainda é. Rita é emblemática, sua dança cativa a todos nós nesta novela onde o personagem principal é o próprio cortiço.

Mosiah1 14/12/2023

Cortiço é simplesmente genial. O retrato dessa metamorfose ambulante que é o cortiço mostra a derrocadas e ascenções sensacionais

Carolina 12/12/2023

Caldeirão de Brasil
Um clássico da literatura brasileira, que só peguei pra ler agora, e mesmo com a linguagem bem pesada para os tempos atuais, se consegue entender todo o contexto.
Achei que seria um mero retrato da pobreza do Rio antigo, mas me surpreendeu de ver várias histórias individuais, de cada personagem, sendo contadas de uma forma que de repente vc está decidindo como o personagem deveria agir.
Mostra as belezas e alegrias de um cortiço, mesmo na pior pobreza, mas também mostra a crueldade que um homem pode ter.
Apesar de saber da crueldade que a ganância traz, me surpreende ver isso não ocorre em recentes tempos.
Nesse clássico já temos o vislumbre de como a ganância pode trazer desgraça, tanto para quem tem, quanto para o alvo dela.

Pâm 11/12/2023

O cortiço
O cortiço é um livro extremamente atual. Embora seja escrito em outro contexto histórico do Brasil, ainda hoje é possível observar as vicissitudes do comportamento nacional. O que me deixou mais impressionada com a narrativa foi a plasticidade do autor em nos envolver no enredo a princípio nos fazendo rir das situações vivenciadas pelos personagens, descritos detalhadamente mas ao desenvolver do romance ir empregando um tom sério e preciso na reflexão. Desse modo, me pergunto do que estava rindo logo no início da obra? Excelente crítica!! Livro atemporal!!
Fabio 15/12/2023minha estante
Ótima resenha, Pâm!???