O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

ellen565 04/04/2024

A marca do realismo e naturalismo de mãos dadas.
Como característica típica desses dois movimentos da literatura, o detalhismo é algo que não sou chegada. Mas é sim tudo aquilo que falam, Aluísio toca na ferida como ninguém consegue. Emocionante.
A leitura é cansativa no começo, mas quando se vai conhecendo um pouco mais dos personagens você se entretém mais. São muitas histórias diferentes a serem contadas num só lugar: o Cortiço.
O Cortiço respira, ele fala, dorme, chora, canta. O Cortiço vive.

Yasmin.Valim 04/04/2024

Histórias Crus
O livro apresenta a história de vários personagens e como no final elas acabam se interligando em algo maior.

Quando eu comecei a ler, admito que fiquei mais confusa do que cativada pelos inúmeros personagens e confusões, mas isso logo passou e consegui aproveitar a hilariedade dos problemas e os próprios personagens.

As cenas de brigas, principalmente dos cortiços, me fez rir demais porque era cada frase uma coisa diferente acontecia.

O final mostra bem como a moral e dignidade pode mudar e até mesmo se corromper, apesar de ser triste, também foi muito real e representou como era a sociedade da época. Acho um clássico muito bem elaborado e de suma importância.

Rafa Perejon 03/04/2024

Literatura brasileira pisa muito desde os primórdios !!!! Parece que esse livro sempre se atualiza, ao mesmo tempo que é muito interessante ver a história e os costumes da época muita vezes parece que vc está lendo algo que aconteceu a pouquíssimo tempo.

Aisha35 02/04/2024

Tive que ler para um trabalho da escola e acabei me apaixonando pela história. Fiquei passada com os acontecimentos que teve na história

Livia473 02/04/2024

Li por conta de vestibular confesso.

O livro em si é muito bom, um pouco doído mas muito bom!!! Em vários momentos não entendi quem era quem do cortiço mas ao longo do livro consegui me familiarizar com todos. No final o autor fecha todas as portas que poderiam ter ficado aberta ao longo do livro, senti tbm que ele retrata exatamente oq era aquela época realmente e todos os sentimentos que deveria ter no cortiço. No começo achamos que o livro só vai falar de João e Miranda, mas já é mostrado logo que o foco ali é em todos e não apenas nos dois.

Yasmin284 02/04/2024

Tão real que assusta
Sem dúvida umas das melhores leituras do ano. Eu achava que seria chato, assim como Memórias Póstumas, mas não, aqui no naturalismo é totalmente diferente.
O autor retrata de forma impecável a ?vibe? brasileira, todas as pessoas são tão reais, todas me lembram alguém na vida real, a forma como eles vivem, as atitudes, até os preconceitos, tudo englobado.
Ele vai trazer de forma perfeita como a sociedade brasileira se desenvolveu, a partir de desigualdade e mentiras.

Orlando.Rodrigues 01/04/2024

Puro suco de Brasil
É essa a sensação que o livro nos passa, mesmo sendo claramente de época, com um português que as vezes demanda certo esforço para compreender o sentido.

O livro veio em um dos momentos, onde após terminar algum livro qualquer, tenho vontade de algo nacional, seja consagrado ou não. E admito que sempre acerto nas escolhas.

A narrativa se assemelha muito a uma novela. Muitos personagens, histórias próprias que em alguns momentos se cruzam, em outros não. E por aí se vai. Isso é um dos grandes pontos do livro, o que mais me ganhou e também o que mais me perdeu. Em alguns pontos desenvolve demais personagens que sequer voltam a aparecer, em outros não desenvolve nem explica muito sobre outros. Muitos personagens que torna difícil de acompanhar quem é oque e chega num ponto que demanda tentar adivinhar o dito cujo baseado nas pistas que o desenvolvimento dele passa.

Apesar de tudo o livro é incrível e nos passa um misto de sentimentos que vão desde uma nostalgia infantil (para aqueles iguais a mim que cresceram assistindo novelas, principalmente as de época), com uma tristeza quando os acontecimentos e histórias nos esfregam na cara que o mundo ainda é daquele jeito e principalmente a revolta, uma revolta que predomina na sensação de que aquilo aconteceu, acontece e ainda vai acontecer no mundo. Ficou a sensação que era exatamente esse sentimento que o autor queria passar ao leitor.

Dito isso o final dos personagens foi trágico, bonito e principalmente ... Amargo. Para todos, sem exceção. Quando se aproximava do final do livro, admito que me preocupava em como o autor iria encerrar as histórias com tanta coisa em aberto e principalmente com tanta coisa sem explicar, porém ele encontrou um jeito extremamente satisfatório, na minha opinião. Ele simplesmente deixou em aberto, como tudo começou, como um looping do qual temos a sensação de sermos talvez até a consequência de alguma dessas histórias.

" ... Enquanto isso o cortiço preparava mais uma prostituta para o mundo ..."

Amante de livros 31/03/2024

Piedade...
Piedade esperava em vão pelo marido e saía aflita, disposta a ir ao hospital, à polícia, ao necrotério, ao diabo. Ao retornar para casa, chorava tanto que o mugido lúgubre daquela pobre criatura abandonada parecia uma nota lamentosa e tristonha de uma vaca chamando ao longe. Bertoleza recuou de um salto e, antes que alguém a alcançasse, de um só golpe certeiro e fundo, rasgou o próprio ventre de lado a lado. Escolheu a morte a uma vida de escravidão

Kkreitu 30/03/2024

O mal da sociedade é o homem
Coitada da Bertoleza, que viveu a vida como escrava, se ?libertou?, mas era escrava em tudo menos no nome e por fim morreu nas correntes que tanto lutou pra sair

Dominique53 29/03/2024

Uma baita leitura
Confesso que não costumo ler muita literatura brasileira, mas esse livro me incentivou a procurar ler mais.
No começo me passou a sensação de uma grande fofoca, mas no decorrer do livro fui me afeiçoando às histórias dos moradores do cortiço e o rumo que cada um tomou.
O final me deixou muito triste ??

Beatriz3345 27/03/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos ?

Isabelalalala 26/03/2024

E no seu sorriso já havia garras.
Uma literatura crua, do tipo que te faz fazer caretas de desconforto ou espanto. Primeira obra naturalista que leio e gostei da experiência! Li com paciência para entender tantos personagens complexos, seus cenários e instintos. Muito único! Você de fato consegue sentir muitas coisas ao acompanhar os destinos majoritariamente trágicos dos moradores do cortiço...aqui o contexto social é forte e opressor, além de uma representação da figura feminina muito interessante pela época em que foi escrito. Aluísio Azevedo mudou a nossa arte com esse, sem dúvidas! Mas claro que é importante reconhecer o período apresentado e diferenciar o que ele propõe justamente para incomodar/criticar do "normal" para aquela época.
Vale a pena!

Amandinha 25/03/2024

Uau?
Essa foi a primeira obra do meu projeto de leitura que envolve clássicos dos vestibulares(o objetivo é ler os principais que caem nas provas). Admito que foi uma leitura um pouco desafiadora e cansativa inicialmente. O livro foca em inúmeros personagens e suas famílias, além de caracterizar cada um e as coisas em volta. Tudo isso enriquece a obra, mas cansa quem não está acostumado com isso(eu?kkk). Mas com o passar do tempo, você vai não só acostumando, mas entendendo o processo de formação de tudo. É incrível como uma obra pode te ensinar tanto sobre o processo social, urbano e (pré)industrial de uma cidade. O livro é maravilhoso e ?quebrei a cara? por julgar ser chato, o final me surpreendeu com todos os detalhes e acontecimentos. Hoje entendo o porquê de ?O Cortiço? ser uma das maiores obras da literatura brasileira.