O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




Resenhas - O Cortiço


2433 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Eloá 11/02/2024

Apenas indignada
Indignação é uma boa palavra para explicar minha reação com esse livro.
O ser humano é representado em seu estado mais nojento e repugnante possível. Tive que parar diversas vezes por conta de surtos que eu tive, o livro todo é uma junção de adultério, mentiras e enganação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Charly.nunes 09/02/2024

Que livro fantástico, um dos melhores contos sobre divisão de classe. Toda a estrutura e narrativa construida com base nas classe sociais e como elas se portam, foram minuciosamente bem feitas. João Romão um personagem característico do burguês, que mesmo que começou não tento nada, mesmo que viu a mazela na sua frente, só se ergueu na base da exploração, da falcatrua, para no fim largar daqueles que o fez cresce e substituí-los por pessoas de classe alta, para fazer parte da elite. Pombinha que era a única que tinhamos esperança se sucumbiu, monstrando de pobre/poletrariado vive em um ciclo incessante que poucos saem de tal situação, e se saem não é por merito próprio e sim advindo de exploração. A glamurização dos mais ricos que na verdade são tão baixos como os pobres, que cometem tanta atrocidade quanto os pobres, mas mesmo assim são visto como melhores simplesmente por serem de classe alta. As fugas sexuais e a falta de esperança na vida dos pobres por já estarem esgotados de sobre viver todos os dias, a mistura de cultura e sexualidade e a padronização de vida dos ricos fazendo contraponto. Todo o livro foi realmente muito bem feito, uma joia da literatura brasileira msm. Há muito oque ser dito de tal livro, e pouco doque reclamar, uma pena que a literatura brasileira seja tão pouco reverenciada como as estrangeiras, pois tal livro merecia
comentários(0)comente



Isahgomess 08/02/2024

Cativante
A primeira vez que li O cortiço foi durante meu ano de curso pré vestibular onde a literatura brasileira se fazia presente literalmente em todos os meus dias. Extremamente duro, apaixonante e eletrizante. Aluísio Azevedo cria os melhores personagens dentro do período do novo mundo no brasil, onde o capitalismo e as condições insalubres de vida, junto ao racismo e a exploração do homem andam lado a lado. Acompanhar a saga de vida de João Romão foi para mim a melhor leitura da minha vida e sempre com muito prazer volto a ler essa obra prima. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Larissa 08/02/2024

O cortiço
A obra é muito interessante, pelo menos na versão em quadrinho, gostei muito, pretendo ler a obra original. Muito importante, pois retrata a realidade.
nickyeomie 08/02/2024minha estante
Atemporal, um clássico


Larissa 08/02/2024minha estante
Simm




Tiago Eduardo 08/02/2024

Leitura muito tocante que detalhe bem os tempos de cortiços que era uma das moradias mais populares nas grandes cidade.
comentários(0)comente



taih 07/02/2024

Leitura obrigatória do ensino médio
Eu fiquei realmente horrorizada com a leitura desse livro, tudo é de uma natureza bem crua e suja....
Estava acostumada com livros de romance adolescente e de repente a descrição de um adolescente e uma mulher tendo relações no matagal me pegou de surpresa... A motivação me deixou mais em choque ainda que ela precise de um emprego como ama de leite.

A história traz vários personagens com suas histórias, todos são humanos sem romantização.
comentários(0)comente



Rafael1218 06/02/2024

Envelheceu como leite
Não tem muito o que falar sobre o livro. São várias histórias de pessoas diferentes que são moradoras de um cortiço; o propósito de satirizar e criticar a sociedade brasileira não é bem representada, já que várias piadas são para a época.
Os cenários são horríveis, eu não consegui pensar nas estruturas de forma precisa e parecia que o próprio autor não sabia o que estava fazendo.
O único ponto bom do livro são os personagens, eles não são carismáticos, mas são tão diversos e tão diferentes entre si que você observa milhares de personalidades muito bem trabalhadas, apesar de bem arrastadas.
comentários(0)comente



Joyce.Kelly 06/02/2024

Mais uma obra atemporal
"O cortiço" é uma obra clássica do naturalismo brasileiro. Assim, há muita descrição, personagens bem elaboradas, e críticas contra a sociedade brasileira. Aluízio Azevedo se inspirou no realismo, ele descreve os comportamentos dos personagens dentro do Cortiço de São Romão em que João Romão, ganancioso e corrupto, acumula seus lucros.

O livro tem muita descrição, o que pode deixá-lo cansativo, porém, a história em si é interessante. Cada personagem, como Bertoleza, uma escravizada em busca de sua alforria, enfrenta algum tipo de violência sistemática, nesse caso, o racismo estrutural. Além disso, é explorado temas delicados como a prostituição e a violência doméstica.

Embora Aluízio Azevedo fosse um abolicionista, ele mesmo deixa exposto o seu próprio racismo ao usar o termo "abrasileirar" quando se refere ao processo de corrupção de Jerônimo, quando este cai nos encantos de Rita Baiana.
Enfim, como um clássico, entrega muito de estrutura, narrativa e crítica. É uma leitura para se pensar sobre, inclusive, marginalização de grupos.
comentários(0)comente



Mariana 01/02/2024

05/10
Eu odeio ler clássicos, e eu realmente persisto neles, mas eles são tão chatinhos e de rotina que me enjoa. :)
comentários(0)comente



pamferrebz 01/02/2024

A palavra que mais descreve esse livro, para mim, é: bagaceira. Tem de tudo aqui, de violência à traição (pelo visto esse povo só é fiel ao cortiço). Primeiro clássico brasileiro que li, e estou muito feliz por ter feito, é um ótimo livro. Apesar de curto, a leitura pode ser um pouco demorada e até cansativa por haver palavras complicadas, muitas descrições e assuntos que podem te deixar um pouco desconfortável.
Este livro mostra muito bem como a ambição e a soberba estragam uma pessoa, que raiva do João Romão!


Sobre esta edição: recomendo investirem em um livro melhor ? as letras são muito pequenas e as folhas são branca, para quem sofre de miopia e estigmatismo, assim como eu, a leitura não é tão prazerosa ??
comentários(0)comente



Biatunix 01/02/2024

O Visceral nunca foi tão atual
Que livro sensacional, é pesado, visceral, brutal e o mais assustador: atual.

Antes de começar minha resenha, venho dizer quer se você é uma pessoa que está vendo as resenhas, querendo saber se vai ler o livro ou não, eu te indico a ler pela edição da Antofágica.

Além de ilustrações BELÍSSIMAS e perfeitas, que ajudam no nosso imaginário de personagens, como também de espaço e ambientação, a edição é cheia de incontáveis de notas de rodapé. E isso não é uma crítica, é graças as notas de rodapé, que entendemos conceitos, palavras específicas e até comentários sobre algumas cenas. É interessante como ele te ajuda a entender o que se passa, sem que você precise ficar lendo junto ao dicionário, para entender o vocabulário da época.

Dito isso, posso começar minha resenha. Esse livro, sem sombra de dúvidas, tem que ser visto como filho de seu tempo, assim como os do Lovrecaft. Nunca podemos esquecer o cunho do livro, que é evidentemente RACISTA. Aluizio Azevedo era um abolicionista, a favor do fim da escravatura, porém, ao mesmo tempo que denúncia em seu livro os racismos da sociedade, também coloca para fora racismos estruturais que ele mesmo pensava. Como, por exemplo, Jerônomio que se "abrasileirou", um termo racista e é carregado de ideias, como preguiça, desleixo, falta de vontade, etc.

Quando você lê esse livro, tendo ciência de tudo isso, lê com a cabeça de hoje e acompanha toda a trama, não tem como não se apaixonar. Por sorte, li por vontade própria, diferente de algumas pessoas que precisaram ler esse livro na escola. E claro, ele tem que ser lido, mas de preferência no ensino médio, porque é um livro muito forte.

Sobre a trama, acho ela dinâmica, os personagens te convencem, o CORTIÇO, te convence também como um personagem principal e vívido. Tem diálogos impactantes, personagens marcantes. Muitas vezes li com pressa e ansiedade, querendo saber o que ia acontecer nas próximas páginas. Não me canso de dizer que existe uma bia ANTES e DEPOIS de O cortiço, pois mudou minha visão de mundo, minha visão de escrita, tudo, em geral. Claro que vão ter pessoas que vão ler e odiar, ou só achar mais um livro OK. Foi baseado no meu background como pessoa, nos meus, ideias e tudo que me define, que esse livro que conquistou e mudou algo no meu interior.

O que mais ajudou nesse fator de mudança interna, foi o fato do livro ser assustadoramente atual. O racismo, hierarquia social, o desprezo e o horror da vida humana, em sua mais pura verdade e versão.

Quantos Joãos Romãos e Bertolezas não estão por aí? Assim como Jerônimos, Piedades, Ritas, Pombinhas. Você consegue ver todos eles, em uma tarde assistindo jornal, vendo a maldade, inveja e ganância do ser humano, assim como suas vaidades, amores e desejos.

Enfim, para não me prolongar MAIS do que já fiz, essa é minha resenha, o livro é maravilhoso e tenho certeza de que não vai ser a última vez que vou ler ele.




comentários(0)comente



MoisAs32 31/01/2024

OBRIGATÓRIO
Ai vey, francamente, não existe moral e ética quando vc é pobre, pq vc vai ter que escolher entre SOBREVIVER ou MORRER na periferia das cidades. Não posso julgas as trambicagens dos personagens, mas coitada da ex escrava lá
Em fim, muitas discussões sobre o protagonismo, mas acredito que o próprio cortiço seja o protagonista
Quem disse que pra ser protagonista tem que, obrigatoriamente, ser um ser vivo?
comentários(0)comente



paulajustino13 31/01/2024

Revolta
Decidi me aventurar lendo um clássico, minha única experiência foi há mais de dez anos na escola lendo ?Capitães da Areia?. Uma leitura maçante, cheia de palavras difíceis, até a metade do livro eu passei mais tempo no dicionário do que lendo. Beleza, livro de época, mas não farei de novo. Não gostei do estilo e odeio com todas as forças aquele velho *palavrão* do João Romão.
comentários(0)comente



Verônica Raal 30/01/2024

Um livro que retrata o Brasil de hoje
O Cortiço foi escrito por Aluísio Azevedo, grande crítico da sociedade urbana e das instituições formais do século XIX. Sua obra é considerada o grande percurso do gênero naturalista na literatura brasileira.

Ou seja, os personagens são estereotipados e têm as suas ações influenciadas pelo meio social e econômico onde vivem. São movidos por instintos naturais, como os sexuais e os de sobrevivência.

Nesta obra o personagem principal é o próprio Cortiço de São Romão, localizado no bairro de Botafogo. Local que, apesar de hoje ser uma região privilegiada, na época era um grande sertão. Seu dono chama-se João Romão, português ávido por enriquecer. Há todo um arranjo político em torno desse espaço. João Romão é um pseudoabolicionista que ?escraviza? Bertoleza, sua amante, que trabalha dia e noite.

Seu delírio de enriquecimento torna-se mais forte quando ao lado de seu cortiço o outro português, o comerciante Miranda, torna-se seu vizinho e adquire o título de barão.

O cortiço é construído por Romão com a exploração de Bertoleza (escrava que almeja a alforria) e de seus empregados. E o mesmo não mede esforços para alcança sua ascensão econômica e social, furtando e cometendo todos os tipos de atrocidades possíveis.

Desta maneira, o livro aborda questões que continuam atuais, como a da luta de classes, a luta financeira que se revela através dos explorados e do explorador. Por isto, um dos temas principais é a desigualdade social e econômica.

Além do mais, o Cortiço resgata o drama da transição do trabalho escravo para o trabalho livre. João Romão aproveita o momento, como outros capitalistas em ascensão, para submeter os trabalhadores e especialmente os ex-escravos a um outro tipo de dominação, igualmente dramática.

A linguagem do livro é um grande desafio. Por isto, é importante compreender que o livro trata-se de uma crítica irônica a um recorte específico de tempo e espaço do século XIX. Para que se perceba o compromisso da prosa realista da denúncia e das pequenas mazelas da sociedade.

Assim, em termos ideológicos, políticos e sociais o livro fornece ferramentas para a compreensão do mundo. Em suma, para a compreensão dos problemas existentes ainda hoje em nossa sociedade. Por isto, para esta obra fenomenal, daria até mais que 5 estrelas.
comentários(0)comente



2433 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |