O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Thainasleituras 11/04/2024

Muito bom pra quem gosta de fofoca com um fundo de crítica social, mas indico que a leitura seja feita acompanhada por anotações, pois são muitos personagens e núcleos narrativos.

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Admito que foi um pouco difícil no começo por ser uma obra naturalista, mas eu consegui me envolver muito na história, me conectar e entender TUDO, é uma obra incrível!!!

Kalene Magalhães 09/04/2024

Um soco doeria menos
?E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco.?

De um jeito meio torto e um pouco preconceituoso, Azevedo nesse livro, descreve e conta uma realidade que até hoje é vivida por muitos brasileiros.
É incrível que um livro escrito há um século, demonstra de forma nua e crua os resultados da pobreza e o abandono das instituições na vida de cada pessoa.
Terminei esse livro desejando mais, queria de algum modo um resultado diferente ou novas conjecturas. Desejei com todas as forças uma mudança, um vitória para alguns dos personagens mais queridos por mim. Mas ,como a realidade, não existe vitória em um mundo que poucos se tem justiça! Isso se há essa justiça!
O Cotiço é um livro desolador, mas nada tão distante daquela realidade! Aliás da nossa atual realidade!

Aline 09/04/2024

O puro suco de Brasil
Essa é uma releitura que não foi leitura. Eu já havia lido a obra no colégio e agora e ouvi o audiolivro narrado pela Isabela Lubrano no Spotify.
Desde a 1ª leitura eu gostei muito desse livro. Os personagens são cativantes, a narrativa é interessante, a escrita é fluida e a história, por vezes chocante, é o PURO SUCO DO BRASIL.
Nessa "releitura" o livro só cresceu pra mim. Eu adorei acompanhar a leitura da Isabela. Ela narra muito bem e mescla a leitura com comentários e informações relavantes da história do Brasil, do contexto da obra ou do vocabulário do texto. O único ponto negativo é que acompanhei o projeto enquanto ele estava sendo feito e demorou 10 meses para que a Isabela terminasse de gravar todo o livro. Na próxima, eu espero ela terminar de gravar para começar a ouvir!

Jeff80 08/04/2024

Simplesmente Brasil
Sentimento de angústia ao terminar esse livro. Esse cortiço representa demais o que é o nosso país. A desesperança e a certeza da desgraça para o desgraçados que vem desde os tempos de colônia. Livro com muitos personagens interessantes, muitas histórias tristes, partes difíceis de digerir. Mas uma obra fantástica, crua e dura. Feliz por ter lido e adorado esse clássico nacional.
Max 09/04/2024minha estante
Eu também gostei muito, Jeff!

Jeff80 09/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Ainda tô digerindo...

Regis 11/04/2024minha estante
Esse é um livro que preciso muito reler, quando li não tinha o entendimento que tenho hoje e com certeza muita coisa passou batido.

Sandrinha 11/04/2024minha estante
Ótimo livro e resenha!

Jeff80 11/04/2024minha estante
Sério??? Obrigado, Sandrinha. Geralmente eu detesto minhas resenhas. Mas valeu!!!

Mika83 08/04/2024

A riqueza de detalhes me impressionou !
Não li na época do colégio e foi a primeira vez que li um clássico.
Um livro que fala de sociologia, determinista e que mostra muito do Brasil.
Quantos ?João Romão ?existem e existiram???
Quantas Bertolezas? Meu Deus!!!
Não imaginava um final assim ?.
Vale muito a leitura!
Brasil purinho?

space_cowboy11 04/04/2024

O livro para fofoqueiros
Li para uma prova, mas mesmo assim me diverti. O livro é recheado de críticas a sociedade da época, e que se mantém atuais até os dias de hoje. De certo, mesmo com toda a carga crítica, o mais legal são as fofocas e barracos que ocorrem no cortiço. Os personagens, apesar de caricatos, evocam muita empatia no leitor pela condição em que se encontram. O livro é muito divertido, mas a linguagem e a grande quantidade de descrições detalhadas podem incomodar um pouco.

ellen565 04/04/2024

A marca do realismo e naturalismo de mãos dadas.
Como característica típica desses dois movimentos da literatura, o detalhismo é algo que não sou chegada. Mas é sim tudo aquilo que falam, Aluísio toca na ferida como ninguém consegue. Emocionante.
A leitura é cansativa no começo, mas quando se vai conhecendo um pouco mais dos personagens você se entretém mais. São muitas histórias diferentes a serem contadas num só lugar: o Cortiço.
O Cortiço respira, ele fala, dorme, chora, canta. O Cortiço vive.

Yasmin.Valim 04/04/2024

Histórias Crus
O livro apresenta a história de vários personagens e como no final elas acabam se interligando em algo maior.

Quando eu comecei a ler, admito que fiquei mais confusa do que cativada pelos inúmeros personagens e confusões, mas isso logo passou e consegui aproveitar a hilariedade dos problemas e os próprios personagens.

As cenas de brigas, principalmente dos cortiços, me fez rir demais porque era cada frase uma coisa diferente acontecia.

O final mostra bem como a moral e dignidade pode mudar e até mesmo se corromper, apesar de ser triste, também foi muito real e representou como era a sociedade da época. Acho um clássico muito bem elaborado e de suma importância.

Rafa Perejon 03/04/2024

Literatura brasileira pisa muito desde os primórdios !!!! Parece que esse livro sempre se atualiza, ao mesmo tempo que é muito interessante ver a história e os costumes da época muita vezes parece que vc está lendo algo que aconteceu a pouquíssimo tempo.

Aisha35 02/04/2024

Tive que ler para um trabalho da escola e acabei me apaixonando pela história. Fiquei passada com os acontecimentos que teve na história

Livia473 02/04/2024

Li por conta de vestibular confesso.

O livro em si é muito bom, um pouco doído mas muito bom!!! Em vários momentos não entendi quem era quem do cortiço mas ao longo do livro consegui me familiarizar com todos. No final o autor fecha todas as portas que poderiam ter ficado aberta ao longo do livro, senti tbm que ele retrata exatamente oq era aquela época realmente e todos os sentimentos que deveria ter no cortiço. No começo achamos que o livro só vai falar de João e Miranda, mas já é mostrado logo que o foco ali é em todos e não apenas nos dois.

Yasmin284 02/04/2024

Tão real que assusta
Sem dúvida umas das melhores leituras do ano. Eu achava que seria chato, assim como Memórias Póstumas, mas não, aqui no naturalismo é totalmente diferente.
O autor retrata de forma impecável a ?vibe? brasileira, todas as pessoas são tão reais, todas me lembram alguém na vida real, a forma como eles vivem, as atitudes, até os preconceitos, tudo englobado.
Ele vai trazer de forma perfeita como a sociedade brasileira se desenvolveu, a partir de desigualdade e mentiras.

Orlando.Rodrigues 01/04/2024

Puro suco de Brasil
É essa a sensação que o livro nos passa, mesmo sendo claramente de época, com um português que as vezes demanda certo esforço para compreender o sentido.

O livro veio em um dos momentos, onde após terminar algum livro qualquer, tenho vontade de algo nacional, seja consagrado ou não. E admito que sempre acerto nas escolhas.

A narrativa se assemelha muito a uma novela. Muitos personagens, histórias próprias que em alguns momentos se cruzam, em outros não. E por aí se vai. Isso é um dos grandes pontos do livro, o que mais me ganhou e também o que mais me perdeu. Em alguns pontos desenvolve demais personagens que sequer voltam a aparecer, em outros não desenvolve nem explica muito sobre outros. Muitos personagens que torna difícil de acompanhar quem é oque e chega num ponto que demanda tentar adivinhar o dito cujo baseado nas pistas que o desenvolvimento dele passa.

Apesar de tudo o livro é incrível e nos passa um misto de sentimentos que vão desde uma nostalgia infantil (para aqueles iguais a mim que cresceram assistindo novelas, principalmente as de época), com uma tristeza quando os acontecimentos e histórias nos esfregam na cara que o mundo ainda é daquele jeito e principalmente a revolta, uma revolta que predomina na sensação de que aquilo aconteceu, acontece e ainda vai acontecer no mundo. Ficou a sensação que era exatamente esse sentimento que o autor queria passar ao leitor.

Dito isso o final dos personagens foi trágico, bonito e principalmente ... Amargo. Para todos, sem exceção. Quando se aproximava do final do livro, admito que me preocupava em como o autor iria encerrar as histórias com tanta coisa em aberto e principalmente com tanta coisa sem explicar, porém ele encontrou um jeito extremamente satisfatório, na minha opinião. Ele simplesmente deixou em aberto, como tudo começou, como um looping do qual temos a sensação de sermos talvez até a consequência de alguma dessas histórias.

" ... Enquanto isso o cortiço preparava mais uma prostituta para o mundo ..."