O Vazio da Máquina

O Vazio da Máquina André Cancian

Resenhas - O Vazio da Máquina

Ivan 08/04/2024

Um belo de um tapa na cara
Destruidor de ilusões? Tapa na cara da humanidade? Lixadeira da realidade? Esse livro pega tudo o que conhecemos e/ou fingimos conhecer, coloca tudo para ser julgado, medido, e verificado a sua existência real ou fictícia, joga fora tudo o que não serve, o que é inútil, independente do que achamos daquilo, e deixa o útil, o real, o palpável, mesmo que ninguém goste daquilo. Gostando ou não, aqui você vai encontrar algo da realidade, o máximo mundano, e quanto terminar de ler vai com certeza ter outra visão do mundo, da vida, da sociedade, de você mesmo e de tudo o mais. É pesado, não é fácil, mas é necessário. Se fosse de algum autor norte americano ou europeu, ou mesmo dos asiáticos que estão na moda, seria um Best Seller, mas por ser de um brasileiro poucos vão ler. Quem tiver a oportunidade leia, mas não me responsabilizo pela sua transformação.

Aline.Momm 29/08/2021

Uma leitura que vai mudar sua visão do mundo.
O livro é incrivelmente lógico e racional. O autor escreve de maneira completamente amoral, desviando-se de todos os preconceitos da subjetividade humana, fazendo com que o leitor alcance uma visão absurdamente lúcida a respeito da existência e das coisas mundanas.
O livro é muito bom exatamente por nos fazer refletir de forma mais profunda e concisa sobre assuntos importantes e delicados em nossas vidas. Seus argumentos são de uma honestidade por vezes assombrosa, desafiando tabus e até mesmo admitindo coisas que poderíamos facilmente nos sentir culpados ou maus só por tal pensamento ter cruzado nossas mentes.
É uma leitura bem complicada, a escrita do autor é muito linda, mas bem difícil de entender se seu vocabulário não é muito avançado como o meu.
O livro vale muito a pena se você é ateísta e quer conhecer o Niilismo para entender melhor sua crença (ou a falta dela kkkk), ou mesmo se você já for Niilista e quer simplesmente ler sobre algo com o qual se identifica, é muito bom isso.
O livro nos traz uma visão de mundo literalmente realista. Provavelmente você vai se decepcionar, mas não com a obra, e sim com a sua noção de "Realidade".
Ou então, como o diz autor, você pode continuar vivendo seu conto de fadas.
Ivan 29/08/2021minha estante
Ótima resenha!

Diego.Schlosser 27/05/2021

Uma avalanche de realidade!
Filosofia incrivelmente racional!

Apesar da pouca idade do autor, a sua maturidade e integridade intelectual são de assustar. Trata-se de uma obra que descreve a condição humana da maneira mais objetiva possível, sem subjetivismos (ou quase), sem deturpações morais e emocionais.

Independentemente das suas crenças e convicções, leia sem preconceitos e você terá um choque de realidade que te fará repensar toda a existência humana, inclusive, a sua.

Sou muito crítico em relação à filosofia e não costumo supervalorizar um livro, mas este, sem dúvida alguma, foi o único livro que me fez enxergar a realidade nua e crua, sem filtros e superstições.