Gothic

Gothic Rodrigo Ortiz Vinholo...

Resenhas - Gothic

Mateus HerpicH 09/04/2021

Uma vitrine vitoriana
Antes de mais nada, essa antologia é muito bonita, desde a capa até às ilustrações dos contos.
A maioria dos contos é divertida e bem escrita, e o livro foi como passear pelas vitrines da literatura do século 19. Temos várias reinterpretações e releituras, e eu diria que entre minhas preferidas estão As Duas Faces de Uma Homem, A Um Passo da Loucura e O Nome da Morte.
Só lamento que eu não tenha lido todas as obras referenciadas, porque certamente perdi detalhes.

Leonardo.Heffer 19/10/2019

Uma homenagem aos grandes personagens da literatura gótica do séc XIX
Mais do que contos de terror ou horror, Gothic surge como uma antologia ?Hommage?. Ou seja, aqui, os contos fazem uma homenagem ao terror literário do século XIX, muitos de encontro à sua terra natal, a seu berço: Londres.
Para quem curte a literatura de terror do período, Gothic é um prato cheio - diria até um banquete! Ela vai encontrar nos grandes nomes que serviram de inspiração para o atual gênero como Bram Stoker, Mary Shelley, H. G Wells, a fonte de inspiração para a escrita. Já nos monstros cultuados e venerados pela cultura pop como A Múmia, Criatura do lago, lobisomem entre outras tantas figuras importantes pro gênero, é uma possibilidade de reencontro - uma ideia de universo expandido.
Os contos exploram o universo dessas criaturas, às vezes, cruzando personagens de histórias clássicas em um mesmo conto, as vezes criando situações antes ou depois do ocorridos na literatura já consagrada. Uma comparação, claro que guardada as devidas proporções, mas que permitirá compreender melhor o que são os contos, é a figura das fan fictions. A ideia é justamente criar histórias que se passam no cenário, que complementam ou andam em paralelo aos escritos originais com estes ?monstros?.
Para mim que fui criado assistindo aos clássicos de terror, desde a década de 30 pra cima, revisitar todos esses seres imortais foi uma grata surpresa, com um cenário expandido - saindo da clássica história - seja dos livros ou filmes - e vendo outras possibilidades com os mesmos personagens. É uma excelente homenagem e, com certeza, um presente digno a ser dado a quem curte o gênero.