A Pedra no Sapato do Herói

A Pedra no Sapato do Herói Orígenes Lessa

Resenhas - A Pedra no Sapato do Herói

Joyx 27/03/2024

A pedra no sapato do herói.
O livro todo se passa na visão do narrador-personagem, uma criança de 6 anos (pelo menos, foi o que eu interpretei), onde ele salva uma garotinha alemã, na qual ele gosta bastante.

Melissa 06/01/2023

Não sei fazer resenhas
não gostei do livro, achei muito bobo, sem graça e sem sentindo, não tem nem lógica. Talvez ele só não seja o ideal para mim, talvez uma pessoa de uns 6 anos gostasse ?

MACARI0 24/07/2022

O garoto que fala tupi português
O protagonista desse livro narra a história toda do seu ponto de vista e deixa claro do começo ao fim seu amor pela língua portuguesa. Ele também álias, fala algumas palavras em tupi guarani, que ele aprendeu. Ele é muito autoconfiante e as vezes até arrogante. É muito observador e gosta de descrever e analisar as pessoas ao seu redor. Ele é engraçado em vários momentos, principalmente quando fica irritado com a burrice e o analfabetismo das pessoas, especialmente os adultos. Porém em muitos momentos ele é apenas insuportável e repete várias piadas e frases. Ele realmente chega a irritar a gente com suas observações e deduções ao longo do livro. A história 100% do tempo gira em torno dele. É realmente uma história focada em seu protagonista.

Os coadjuvantes são fraquíssimos, principalmente quando comparamos ao protagonista. São burros ou apenas muito chatos e sem graça nenhuma. Na verdade são as vezes mais irritantes do que o protagonista. Gretchen é a pior de todas pois é um estereótipo de garota bonita de olhos azuis que só sabe falar puxando o R, pois tem descendência alemã, e que só existe na história para ser a namorada do herói que precisa ser salva durante a história. O "vilão" da história só é muito burro e ignorante mesmo. É inacreditável que ele tenha conseguido matar 20 pessoas (segundo a polícia). Mas ele na verdade é apenas um personagem que serve apenas para mostrar quão inteligente e interessante é o herói da história. O bandido é na verdade apenas um pobre coitado que não sabia o que fazer para sobreviver e por isso se tornou um criminoso que sequestra garotinhas cujo o pai é "rico". Enfim, a polícia e a imprensa nessa história é uma coisa absurda! Eles são muito exagerados e sensacionalistas. O autor realmente acertou em criar uma sátira dessas pessoas públicas que se dizem da justiça mas que são tão idiotas e sem noção quanto os bandidos que eles tanto condenam e odeiam. Muito parecidos com as instituições e os justiceiros do Brasil de nossos dias.

A história em si é bem narrada e desenvolvida pois os capítulos tem tamanhos encurtados e simples. Com exceção do capítulo "Capítulo Comprido", que como já diz o nome, é um capítulo maior do que os outros.

Conclusão: Não é o melhor livro que eu lí do autor Origenes Lessa, que escreveu "O 13? trabalho de Hércules" e "Chora não, Taubaté", que são muito melhores e mais complexos do que esse. Também não entra no top10 livros infantis ou que são protagonizados por crianças. É o livro que chama atenção, principalmente por sua narração e por sua linguagem bastante informal, e que usa outras línguas, como o inglês. É uma história muito marota e engraçadinha, cheia de graça e piadinhas. Mas não conseguiu me conquistar completamente, pois ao meu ver, o autor se concentra mais em seu protagonista do que fazer em escrever um livro que agrade a mais pessoas e públicos. É um livro pra quem gosta de linguagem informal, um protagonista piadista e uma história que tira sarro da inteligência das pessoas, especialmente no modo como elas falam e se comunicam.

Minhas Notas (1 á 5 estrelas):

Protagonista ???