Constelação de Gritos Mudos

Constelação de Gritos Mudos Carol Teles

Resenhas - Constelação de Gritos Mudos

Ludmill4.books 13/01/2021

surpreendente
Esse é um livro que vai nos ensinar sobre garotas e garotos perdidos que tiveram seus gritos silenciados durante anos mas que finalmente encontraram um propósito pelo qual lutar. Os espinhos em suas trajetórias são muitos mas a mensagem mais importante nessas páginas é aquela que fala sobre o amor e a força que essa palavrinha tem sob cada um dos personagens!

Aqui teremos oito garotos que passam o dia em um internato e a noite botam o terror em Novo Airão, cidadezinha do estado do Amazonas, em prol da adrenalina e de um bem maior! E do outro lado teremos Sylvia, uma garota forte de corpo e alma, que me ensinou sobre sororidade e a capacidade de erguer a cabeça e não se deixar afetar pelas opiniões alheias. O caminho desses nove jovens se cruzarão de maneiras inusitadas formando constelações que se ligadas pontinho a pontinho darão origem a desenhos lindos e mágicos!

Atenção: possui gatilhos de abuso sexual

Fran 14/09/2020

Um grito para saber que não estamos sozinhos
Um grupo de amigos, uma guerreira amazonense, sororidade e a busca por uma voz nessa Constelação de Gritos Mudos.

Um romance que me surpreendeu de uma forma que não estava esperando e esses sempre nos marcam.

Confira como foi a minha experiência completa de leitura com esse livro em um vídeo/opinião no Instagram @prosasealgomais

site: https://www.instagram.com/tv/CEFeyVdDSA0/?hl=pt-br

annalu 06/06/2020

Esses livro é tudo de bom que há no mundo, merece todas as estrelas possíveis!!

Cia da Leitura 01/12/2019

Um hino de livro!!!
?Ninguém conhecia o fio que os ligava e os exulsava da obrevivência com a mesma intensidade.?
????
Sylvia tem 19 anos e trabalha como mecânica, dona de uma personalidade impar, usa os homens como meio de exorcizar seus demônios, não se importa com sua fama de galinha por já ter ficado com quase todos os homens da cidade. Seu passado é sofrido e aterrorizante, depois de perder seu pai, ficou com sua vó, aquela que deveria protegê-la e se tornou sinônimo de conivência com a violência que acontecia.
????
Sylvia é uma mulher dura, calculista, e insensível, afinal acredita que é ?tóxica e cruel e fazia mal as pessoas?, mas quando conhece Atticus e os integrantes do Clube de Asrtronomia, suas convições irão cair por terra.
????
Atticus, Leônidas, Thomas, Baltazar, Etiénne, Nikolai, Vicent e Louis são os integrantes do ?Clube de Astronomia?, de fachada que usam para ocultar suas reais atividades clandestinas, que lhe proporcionaram a fama de Garotos Perdidos de Airão. Esses oito meninos roubam dos ricos para darem aos pobres, mas pq se eles são das famílias ricas da região? E é ai que Carol já começa a surpreender no enredo dessa história.
????
Muitas vezes julgamos as pessoas por status sociais e acreditamos que se tem dinheiro não há problemas, ledo engano. Em CGM vemos o quão profundo podem deixar as marcas dos diferentes tipos de violência (física e emocional) independente do seu status na sociedade. E foi através dessas violações que esses meninos se uniram para se ?rebelar?.
????
?Eram garotos perdidos. Foras da lei. Estrelas com gritos emudecidos que representavam uma constelação inteira de outros garotos que ainda não tinham aprendido seu próprio modo de gritar.?
????
Foi essa Constelação que trouxe um novo significado para a vida de Sylvia. Com a convivência Sylvia mostrou coragem, doação e sororidade que dificilmente um autor consegue incutir em um único personagem e Carol fez com maestria.
????
Sem palavras para descrever as emoções e ensinamentos durante a leitura. Precisamos parar de olhar e julgar só o externo e o que julgamos ser o certo. É preciso aprender a se colocar no lugar do outro, temos que parar de apontar o dedo e olhar no espelho para melhorar o que está a nossa frente e principalmente saber que cada um tem sua hora, seu momento para enfrentar seus demônios.
????
Por mais importante que são as pessoas ao nosso redor, nossa família, nossos amigos, temos que ter ciência que cada um é a estrela guia de sua vida, é seu próprio herói. Essa determinação e a certeza de que sim, somos fortes, somos capazes de vencer nossos demônios e seguir em frente.
????
Bom, espero que minhas palavras seja o suficiente para convencê-lo(a) a ler esse livro incrível. Me emocionei desde o prólogo, sofri em muitos momentos, chorei e até mesmo crer que o melhor nem sempre é pelo caminho mais fácil foi sofrido de ler! Espero do fundo do meu ?? que Carol faça novas histórias sobre essa Constelação, pq quero ?ver? todos lutarem contra seus fantasmas!

Sandramithy 10/10/2019

Maravilhoso!
Amei, assim como A Mais Belas Melodias. Com personagens cativantes como Artie e Sylvia. É um romance sensível ,doce e o verdadeiro significado da amizade, mas aborda temas pesados como abuso na infância e gravidez na adolescência. Ah, tem também um pouco do conto moderno do Robin Hood para aqueles que o apreciam. Recomendo a leitura para todos.

@imthestargirl - bookstagram 09/10/2019

Carol nos surpreendendo como sempre!
Li ID da Carol e achei incrivel, sabia que esse próximo livro seria bom, mas confesso que me surpreendeu mesmo assim. Como sempre, personagens bem construídos, pontas bem amarradas, e uma historia de amor que foge do clichê casal, nos mostrando todo tipo de amor: amigos, familiares..
Ainda tem uma baita pegada feminista maravilhosa! A personagem principal é lutadora até o fim! Lindíssima!
Já to ansiosa para os próximos livros da autora

Jessica 04/10/2019

Sensacional
Como sempre, os livros da Carol arrebatam o meu coração. Estou totalmente encantada e maravilhada com Sylvia e sua turma. Cada qual com sua história de vida e suas superações. Amei como todos se entrelaçaram de uma forma sublime. Parabéns a autora pelo enredo impecável, diagramação e capa perfeitas e conclusão emocionante. Amei cada página.

Shana 02/10/2019

Os certos para as coisas mais incertas...
Nossa...Ainda estou sem palavras para descrever esse livro, estou relendo pq ainda não estou pronta para dar adeus a esses personagens, Carol Teles sempre me apronta dessas com seus livros, a vontade é de ficar lendo, relendo e sempre com aquele gostinho de quero muito mais, constelação de gritos mudos é um história cativante que te envolve do início ao fim, com personagens fortes com histórias que te prendem, te emocionam e te arrastam na correnteza desse rio de sentidos e sensações que a história deságua sobre o leitor.

@leiturasdemari 29/09/2019

Virei estrela e com gritos que foram ouvidos!
Sylvia Álvares é uma baita mulher. Matando todos os demônios na base da unha suja de graxa e sendo a maldita Gina (vide a música de Chico Buarque, A Gina e o Zepelim) do Novo Airão. Sylvia tem 19 anos, mas carrega dentro de si bagagem emocional de uma mulher de 40. Tendo tido uma das piores infâncias que li, ela buscou forças dentro de si e encontrou. E a cada vez que ela fazia um homem gozar, era um demônio que ela exorcizava e dizia:
Meu nome é Sylvia, gosto de cactos, de dançar embaixo da chuva e de banhos de cachoeira. Sou inteligente e estou crescendo. Continuo viva e vou ficar bem.

E de Syl, a melhor mecânica do Amazonas, vamos para o Tenreiro, o Colégio Internato que só os meninos mais poderosos do Brasil poderia estudar. E são justamente por terem tantos poderes que o vazio que eles possuem são preenchidos com coisas que fogem minha capacidade de compressão. Acho que precisar trabalhar e estudar ao mesmo tempo me fez ver tudo por uma perspectiva; crescer com o mundo aos seus pés e com tudo que o dinheiro pode comprar, fez eles verem o mundo sob outra.

Atticus, Leônidas, Thomas, Baltazar, Etiénne, Nikolai, Vicent e Louis são os integrantes do Clube de Astronomia mais fajuto do mundo, porque o Clube é somente uma fachada para o que acontece por trás: esses oito meninos lindos e com uma alma maior que o corpo são os Garotos Perdidos do Novo Airão, conhecidos por roubarem dos ricos e darem aos pobres. Os Robin Hoods amazonenses.

Cada um desses meninos tem seus motivos particulares que os fazem integrar o Clube; seja por rebeldia, seja por um desejo e poder de comprar o mundo, seja porque participar de um grupo assim preenche seu vazio; seja porque roubar é muito mais fácil do que enfrentar seus pais.

Ainda que sejam oito meninos pertencentes ao Clube, a história segue com um foco especial em Atticus, nosso mocinho liiindo, e Leônidas, o cara que compra todos aos seu redor e mantém dentro de si uma lealdade invejável. E não, isto está longe de ser um triângulo amoroso.
Quando Sylvia socorre o carro de Artie com um micro short e sem calcinha e ainda mantém contato com ela, ele sabe, sabe que não tem mais para onde fugir. Logo ele que foge de investimentos de risco, se envolve, e deseja, o que oferece o maior dos riscos.

E quando Artie percebe que a garota dona do maior número de caras já dormidos é muito maior que somente esses números, quando todos os meninos percebem isso, é impossível que ninguém a queira por perto. A Sylvia não é uma donzela em perigo, ela é uma alma solitária vagando pelo mundo precisando que alguém a puxe para perto e a diga que ela não está só. Que a prove que ela não só. E ver essa amizade de todos eles crescendo e fluindo são momentos que só de pensar surge um sorriso bobo no meu rosto, porque amizade para mim é isto, é ser leve, é ser bobo, é ser bom. E esses meninos me provaram um novo tipo de amizade, de companheirismo e eu garanto a vocês que é impossível você não se envolver e não desejar fazer parte desse grande grupo.

A lealdade entre amigos é um assunto corriqueiro entre os livros da Carol, e particularmente esse é um dos motivos que me faz amar ainda mais as obras da autora, ela aborda a amizade como o principal amor e valor e eu me identifico muito nisso. Não é uma história de amor entre um homem e uma mulher, é uma história de amor entre um grupo de homens e mulheres que se escolheram para apoiar-se e enfrentar os grandes, pequenos, maravilhosos e péssimos momentos.

Contudo, podemos perceber outro tema muito forte e que foi superbem retratado: o feminismo e poder da sororidade. Gente, que livro perfeito! Sylvia é uma mulher totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade, pois bem, mas ainda assim é para ela que Virginia, sua única amiga de anos em Novo Airão, e Donna, namorada do Thomas, correm quando tudo apertam. E como Sylvia sabiamente fala em uma das grandes cenas do livro, “mulher se sente melhor quando tem outra mulher”. Ainda que haja muita disputa entre mulher (coisa que jamais deveria haver) ainda nos sentimos melhor e mais seguras com outras de nós no mesmo recinto. E ver a interação dessas meninas é de aquecer o coração. Ser mulher dói, mas ninguém pode dizer que somos fracas. Não. Fraqueza nem existe em nosso dicionário.
E claro que eu precisava falar do romance porque se a Carol é simplesmente perfeita ao nos contar sobre fortes laços de amizades, no romance essa mulher nos faz suspirar demais. Mas como também é de praxe, Carol não sabe criar personagens que caiam de amores rapidamente; eles demoram, mas quando caem...é um tombo. É um verdadeiro e lindo tombo. O romance de Sylvia e Artie é próprio deles. É recheado de poder, abrir de mãos e primeiras vezes. Se apaixonar nessa idade pode não trazer mais a ideia de ser para sempre quando temos 14/15 anos, mas traz toda intensidade. E Teodósio e Alvares são intensos. E romance deles não somente aquece meu coração, como incendeia.

E esse foi definitivamente o livro da Carol que mais me tirou do chão e eu julguei ser impossível. Gente, A Mais Bela Melodia acaba com qualquer um! Mas ainda assim Constelações de Gritos Mudos veio para me provar que todos nós podemos nos reinventar e a Carol é mestra nisso.

O que esse livro nos reserva, um acompanhante de todas as obras da Carol, é inexplicável. Só de lembrar vem mais lágrimas nos meus olhos, é uma surpresa mais que agradável em um momento de muita tensão. Aquela famosa luz incandescente no fim do túnel. E eu simplesmente me vi torcendo para essa luz alcançar os personagens logo. Me alcançar logo de tão envolvida que fiquei. Podem perguntar a Carol se quiserem, mas eu simplesmente surtei. Mandei inúmeras mensagens e eu simplesmente não conseguia parar de chorar. E eu nem sou tão fácil de chorar assim com livros. Quem dirá lendo um nome?

Como a história promete ao trazer um novo tipo de Robin Hood – na verdade, oito Robin Hoods –, teremos algumas cenas onde será possível nossos Garotos Perdidos em ação e Carol simplesmente brilha! Porque ela entrega cenas de uma qualidade de quem escreve isso há muuuuuuito tempo, e com exceção de Improváveis Deslizes, que possui uma veia mais puxada para essas cenas de ações (até hoje me arrepio com uma certa cena narrada pelo Narrador), Constelações nos entregou cenas de deixar queixos caídos e inúmeros questionamentos de onde poderíamos encontrar garotos assim. Se vocês souberem, por favor, me avisem!

Como tinha dito, eu acompanho a Carol desde meus 13 anos e isso já contamos 5 anos, então eu sei que as obras delas são narradas pelos personagens principais e também sei que quando o Narrador entra em ação, meu coração vai errar várias batidas. Foi assim no prólogo quando temos um vislumbre de como e quando se iniciou a jornada de herói da Syl e é assim quando chegamos na grande Cena de Constelações. Eu nem vou falar nada sobre a grandiosidade desta cena, porque A) isto seria spoiler e dos grandes; b) porque eu não sei. Já faz uma semana que terminei este livro e eu ainda não sei falar com clareza sobre tudo que este livrou causou em mim. Mas o que eu sei é que este livro é um dos melhores que já li na minha vida e para superar ele vai ser difícil.

No mais, eu odiei ter que me despedir desses meninos, mas sei que isso é um até breve. Sei que a Carol vai trabalhar com ele em mais algumas obras, assim como trabalhará com outras de minhas grandes paixões. Acredito que o único ponto que poderia ser mais trabalhado seria os outros garotos do Clube, mas isso deve-se ao fato de ter me envolvido com cada um, então eu queria demais que eles aparecessem mais.

Sei que Constelações de Gritos Mudos causou em mim grandes emoções e ao terminar a leitura fiquei em torpor e isso se deve demais ao fato do que a Carol nos reserva nos últimos 10% deste livro. Foi uma coisa que eu jamais esperava e que quando aconteceu eu simplesmente não parei de chorar. Só vim parar no epílogo. É mais uma vez a Carol Teles nos provando porque ela é uma das melhores autoras desta década para mim; é a Carol mais uma vez provando sua grandiosidade e nos provando que gravidade e astronomia são somente conceitos quando se tratam de suas obras. Eu flutuei e virei estrelas e se eu olhar bem para dentro de mim ainda sou capaz de ver poeira estelar me rodando.

Meu único desejo além de que você leia este livro agora mesmo? É encontrar meu Sirius B. Espero que ainda seja nessa vida.

site: http://blogdiversamente.blogspot.com/

youlikecartoons 29/09/2019

Maravilhoso.
Não tenho palavras.
Esses meninos perdidos são únicos, de uma forma que só os personagens da Carol são.
A Sylvia é uma mulher que todas nós deveríamos ter por perto, alguém que nos diga que temos nossas próprias escolhas e que ninguém tem o poder de tira-las de nós, todas temos que lutar, tanto por nós mesmas quanto pelas que estão sem voz.
Os garotos são únicos, como eu já disse, todos personagens são a sua maneira, mas eles... Cada um tem sua história e seus percalços, lutam do seu jeito pra melhorarem o mundo, cada um traz algo que é só seu e quando estão juntos são como se completassem um ao outro, Sylvia inclusa.
Não tenho palavras pra descrever os meus sentimentos quando acabei esse livro, e isso não é ruim, muito pelo contrário. É bom. É o tipo de livro que terminamos sorrindo e chorando ao mesmo tempo, e já sentindo saudades mas sabendo que saímos com questionamentos sobre o mundo a nossa volta e com muitas lições aprendidas.

Obs: Amei a capa e amei o título, mas quando entendi o título amei ainda mais. Vou guardar esse livro no coração.

Jana 24/09/2019

Estrelas caídas
Artie um lindo garoto rico da cidade de Novo Airão estudante e lidera um grupo de meninos que enfrentam os mesmos problemas que ele pais ou tutores que não respeitam os desejos dos seus filhos, são pais que tornaram-se surdos e consequência disso seus filhos ficaram mudos sem voz perante a família mas encontraram uma maneira de extravasar isso tudo , o grupo de astronomia observação das estrelas e planetas será que é isso mesmo?
Sylvia a garota que foge de todos os padrões de comportamento para a sua idade, ninguém consegue domar a fera que existe em Sylvia,ela esconde um segredo que lhe deixaram marcas profundas na sua alma,mas ela também tem a sua maneira de extravasar tudo que está na sua alma ferida!
Esses jovens tem suas dores e traumas que só há uma definição para eles ! Os meninos perdidosdr Novo Airão!
É ler e se apaixonar pela garra de cada um!