O Complexo de Cassandra

O Complexo de Cassandra Laurie Layton Schapira

Resenhas - O Complexo de Cassandra

Flôr 14/03/2024

Perfeito!
Não sabia que precisava deste livro até lê-lo!
Recomendo a tods psicólogos junguianos e pra tods que querem saber mais sobre função medial e "histeria".

Karol Rodrigues 15/02/2021

Muito bom, mas precisa de conhecimento prévio
"Leiga resolve se meter com psicologia analítica e olha no que deu"

Propondo uma análise da "mulher Cassandra" como a histérica dos dias atuais, o livro se põe a analisar esse arquétipo na perspectiva da psicologia analítica bem como a sugestão do "tratamento", isto é, como o terapeuta deve conduzir esses casos.
Uma leitura muito rica e interessante, da qual certamente não aproveitei nem metade por não ter tanto conhecimento assim sobre essa abordagem psicológica: tenho um pouco sobre mitologia e isso ajudou em alguns pontos, mas os conceitos psicológicos me travaram um pouco a leitura - muitas vezes precisei consultar o "glossário dos termos junguianos" ao fim do livro e, ainda assim, apanhei bastante.
Mesmo com essa limitação, gostei bastante de ter lido "O complexo de Cassandra". Espero retornar a ele quando tiver um pouco mais de conhecimento sobre o tema, tenho certeza que será uma leitura ainda mais rica

Nota 4 ? /5

Poesia na Alma 28/04/2019

A mulher-Cassandra que conseguiu escapar à maldição do Apolo patriarcal é porta-voz de uma nova era.
O Complexo de Cassandra, Editora Cultrix, escrito pela analista junguiana Laurie Layton Schapira resgata a trajetória de Cassandra, examinando seu padrão arquetípico e como se manifesta na mulher moderna na cultura ocidental pautada na consciência apolínea e sua sombra mais obscura.

A cultura ocidental está impregnada de consciência apolínea. Da maneira como estamos identificados com os valores positivos dessa consciência – torna-se difícil visualizar Apolo sob uma luz negativa. No entanto, ele pode projetar uma sombra muito escura.

A relação cruel e abusiva de Apolo para com o feminino já nos é bem conhecida, é o que chamamos de machismo. Na mitologia, Apolo usurpa o oráculo de Delfos da deusa Terra e renega suas origens matriarcais e sua evolução também reflete a transição do matriarcado para o patriarcado. Neste mesmo período, também transcorre a história de Cassandra, no segundo milênio a.C. quando o mundo grego passava pelo declínio dos valores femininos.

Essa mudança deve ter sido particularmente traumática para os troianos, cuja cultura se aproximava mais do matriarcado cretense/minoico do que do patriarcado aqueu. Quando Troia foi derrotada pelos gregos, também o foram sua cultura e sua religião.

Filha de Príamo e de Hécuba, reis de Troia, Cassandra estava no templo de Apolo quando este lhe prometeu o dom da profecia caso ela concordasse em ter relações com ele. Apesar de concordar, Cassandra não cumpre a promessa e então rejeitado, Apolo a condena ao descrédito, ou seja, que ninguém acredite em suas profecias e duvidem de suas palavras.

continue http://www.poesianaalma.com.br/2019/04/o-complexo-de-cassandra-histeria.html