Como Escrever Poesia

Como Escrever Poesia Wendel Dantas

Resenhas - Como escrever poesia

Mari.Butrico 26/04/2023

Um pouco de estudo
Só para estudar um pouco e aperfeiçoar minhas escritas, estudar técnicas de poesias e relembrar alguns termos é sempre bom.

Clareza de escrita e,

Leitura rápida ??

Leandro.Bonizi 19/12/2022

É um manual de poesias extremamente curto que usa de uma linguagem fácil de entender. Fala de regras formais de contagem de sílabas poéticas e de ritmos (beaseados nas tônicas).

Depois, estabelece três pressupostos que SEMPRE deve haver em seus poemas:
a) Fusão — A Lírica é sempre a fusão de quem 'canta' para com o objeto cantado. Na poesia Lírica, o Eu Lírico, isto é, a voz de quem fala no poema, deve se fundir com o objeto cantado, ou seja, ao assunto do poema.
b) Repetição — A Lírica é repetitiva. Palavras, versos ou estrofes se repetem ao longo do poema. A música, portanto, é poesia Lírica. Isso para vir envolve ritmo.
c) Término surpreendente — A poesia Lírica deve sempre ter um final supreendente que deixe no leitor uma interrogação ou um ponto reflexivo que não se fecha.

Por fim, há poemas de suas própria autoria, em que ele faz incursão em várias escolas literárias, e são muito bons, por sinal.

Ximena.Taurino 19/07/2022

Trata-se de um guia bem curtinho e resumido sobre a poesia, ensina sobre métrica, rimas etc. Pra quem não sabe nada, é um bom começo. Não contém exercícios, então é só pra saber os conceitos básicos mesmo

Roberto 17/04/2022

Desde adolescente gosto de poesia, tanto que, quando estava no ensino médio, arrisquei a escrever alguns poemas em versos livres (que não existem mais). Ainda assim, não sabia nada sobre a técnica da escrita poética e, portanto, não sabia avaliar tecnicamente poesia. Como vou desenvolver um projeto de poesia com meus alunos também do ensino médio, no qual, dentre outras coisas, eles terão que produzir seus próprios poemas, decidi me aventurar em manuais de escrita poética e o Como Escrever Poesia: Um Guia Simples e Completo para Iniciantes, de Wendel Dantas, foi o primeiro deles.

O autor inicia a obra afirmando que todos podem escrever poesia, já que esta "retrata a condição humana". A partir daí, ele toma como exemplos alguns poemas de autores brasileiros consagrados, como Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, Alphonsus de Guimaraens, dentre outros, para demonstrar os pressupostos da poesia e as partes do poema. Wendel trata também da métrica e da contagem de sílabas poéticas, da rima e de seus tipos, bem como pincela sobre o ritmo e a sonoridade da poesia.

Apesar de se propor um guia completo, o livro carece de aprofundamento naquilo que traz de informação, principalmente no que se refere ao ritmo e à sonoridade. Seu tom excessivamente coloquial me incomodou algumas vezes, como se o autor fosse alguém querendo forçar amizade. Por fim, os poemas citados são verdadeiras obras primas da poesia brasileira, constituindo-se um ponto forte do volume.

Recomendo o livro para quem está se iniciando mesmo na poesia, mas ainda para esse público existem opções mais completas. Então, se você começar por ele, não fique por aí e avance nas suas leituras.
lsbelini 25/03/2024minha estante
Achei realmente muito superficial. Na sua resenha disse que há outros livros que se aprofundam mais. Pode me falar quais são, por gentileza?

Roberto 21/04/2024minha estante
Oi! Fiquei afastado do app e só vi seu comentário agora. O Manual do Poeta, do Ivo Korytowski é muito bom!

lsbelini 21/04/2024minha estante
Obrigada!

Roberto 21/04/2024minha estante
Por nada!

LimaJr 13/02/2022

Uma boa introdução
O livro apresenta uma introdução ao tema, o básico, o que pode ser útil especialmente para quem não sabe muito sobre poesia e como escrever poesia.

Jul Frota 05/02/2020

Mas n'ao foi isso que eu pedi...
Bom, o quê dizer dizer deste livro. Com certeza não era o que eu pedir ou imaginei que fosse. Se eu estou procurando um livro que me diga a teoria e estruturas por trás da criação de poesia obviamente estou querendo a estrutura de poemas fixos, a métrica e sonoridade. E não ler sobre o tabú quebrado no último movimento épico da literatura, isso eu já sei eu estudei Literatura no colegial apesar de meus professores darem outro sentido a expressão: "poetas mortos".
Durante toda a leitura live a sensação de já ter visto isso antes e de fato já havia visto antes no colégio como todo mundo. não me foi apresentado nada de novo, sinto com pesar de dizer isso sei que é difícil escrever um livro como esse num país como o Brasil, mas é a verdade. Eu esperei aprender as estruturas dos poemas clássicos que meu professor muito mal pago não quis me ensinar. Ao invés disso só revir o que já sabia e aprendi que poesia contém métrica.

Cadê teoria e conceitos de trova e Haikai... Ah! Enfim. Essa foi uma resenha sincera.