Múltipla Escolha

Múltipla Escolha Lya Luft

Resenhas - Múltipla Escolha

Lu Reis 03/04/2024

"Lya indaga, debate e transgride com o fervor de alguém que refuta a mediocridade e escolhe a vida. Como se sobre um palco, cercada de portas simbólicas, o complexo mundo contemporâneo à frente, a autora convoca sua ?tribo? para o necessário ritual de pensar. Em foco, questões fundamentais, como a velhice e a juventude, os novos dilemas e tabus da sexualidade, a comunicação virtual, as fronteiras entre o privado e o público, drogas, violência, bondade e perversidade, o mal-estar social: elementos-chave da nossa rotina diária. Fala sobre esses ?mitos modernos? que criamos para se tornarem senhores de nossa vontade e sobre os quais pondera num diálogo aberto com o leitor".

pitypooralfie 04/03/2024

que martírio! me debati com esse livro por mais tempo do que o necessário. parecia que ele tinha mais de mil páginas, e foi um parto terminar. eu ficava sempre desanimada e nervosa quando pegava pra ler, e só fui em frente por pura teimosia.

uma coleção de afirmações equivocadas e até um tanto revoltantes. fiquei um pouco chocada com tanto absurdo, já que eu gosto muito dos romances da lya. eu sabia do apoio ao inominável e estava meio preparada para coisas questionáveis, mas algumas coisas passaram dos limites.

eu queria colocar aqui um trecho simplesmente nojento sobre mulheres e cotas raciais, mas devolvi o livro e esqueci de marcar. enfim, fico feliz por não gastar meu dinheiro com essa perda de tempo e paciência. não sei se quero ler mais livros da lya luft.

Josana.Baltazar 29/12/2023

Amo a Lya, já li vários livros dela, mas esse trás tantas questões, nos faz pensar em tantas coisas importantes que está praticamente todo sublinhado, renderia horas, dias, semanas...
.de mesas de debates e discussões, um presente, indico com estrelinha

Julia Gusmao 06/08/2023

Há mais de 10 anos eu ganhei esse livro num amigo secreto e fiquei muito feliz porque era um livro, mas nunca tive vontade de ler ele. Resolvi ler pra ir liberando a estante e, meu Deus, que bomba. Eu não tinha noção de quão reaça e sem a mínima consciência de classe essa autora era. Quase abandonei o livro umas 20 vezes de tão enojada que fiquei, mas, em meio ao puro suco de chernobyl e intolerância da autora, havia poucas reflexões interessantes sobre a vida e até mesmo feminismo (mesmo que ela não soubesse disso). Relevei muita coisa porque anos 2000 ne, terminei o livro e vou com muita alegria me desfazer dele (e preocupação por quem for o futuro dono dele).
anaclarabcruz 06/08/2023minha estante
Não acreditoooo, queria ler mais obras dela. Agora isso vai ficar pra sempre na minha cabeça

Julia Gusmao 07/08/2023minha estante
Me desculpa aaaaaa eu não esperava por isso também não. Levei um choque enquanto lia ;-;

Mari427 04/05/2023

Forte
Demorei dms p terminar de ler pq ele é físico e eu tava empolgada p terminar os digitais da série de Rosemary Beach, mas enfim...
que livro forte meus amigos, me fez sentir milhões de coisas e me cativou muito. tem várias reflexões sobre diversos assuntos da vida, parece até um auto ajuda do tanto q faz vc refletir enquanto lê, Lia foi muito feliz e corajosa nesse livro, dá p sentir as emoções dela nas páginas.
de início achei meio pessimista mas no fim entendi que ela estava sendo realista e queria fazer o leitor pensar sobre as múltiplas escolhas que temos na vida e as que não temos, algumas coisas não dão p escolher, apenas aceitar, enfim amei.

Nanda_li 03/03/2023

Sem ilusões
Nesse livro a autora discorre sobre as diversas escolhas que podemos e devemos fazer na vida. Uma visão, para alguns, romantizada e para outros, sem ilusões. Uma leitura que parece uma conversa agradável no sofá da sala.

Prof. Edivaldo 19/01/2023

Coisas da vida
Gosto da escrita da Lya. Ela escreve coisas verdadeiras que nos ajudam muito a pensar sobre nossa existência. Suas reflexões são mesmo contundentes e certeiras.

Evellyn 08/01/2023

Esse livro é de autoajuda, a autora o tempo todo em todos os capítulos fala muito sobre sentimentos diversos, que nos faz questionamentos internos a todo tempo.

Bela 25/09/2021

Para mim Múltipla Escolha foi um misto de identificações com o que a Lya escreveu e de desconfortos por alguns trechos mais melancólicos e revoltosos. Gostei de muitas reflexões que ela trouxe, mas espero que os outros livros sejam mais leves.

Mi Sgarbi 16/04/2021

Um livro com bastante reflexões sobre a vida, muitas das quais se assemelha com meu pensamento. Achei bom!

Bruna.Ter. 16/03/2021

Uma conversa um tanto longa
Esse não foi um livro que li rápido, pelo contrário a leitura se alongou e empacou várias vezes. Mas acho isso normal em um livro que se propõe tantas reflexões.

Não concordo com a autora em algumas partes, e acho isso bom num livro que fala em vários pontos sobre a audácia de se pensar por si mesma.

Ele tem um tom de conversa, mas sinto que se alongou um pouco além do necessário, por isso pode ser considerado um pouco cansativo, mas não desinteressante.

Sugiro aqueles que decidirem ler esse livro , que façam isso com calma e no seu tempo.

@ilustra.bru

Kari 08/02/2021

Bem ruinzinho
Gente, que livro difícil. Não sei dizer, não rolou uma química entre nós.
São vários artigos, divididos em 5 partes, em que ela fala sobre tudo: morte, família, política, infância, mulheres e por aí vai.

A única vantagem que vi é que, como não tem uma continuação, tu podes ler qualquer uma das partes sem compromisso, mas, mesmo assim, me debati com vários argumentos que ela levantou.

Enfim, não é um livro para investir, a não ser que tu gostes dela.

Nota0-5: ?
@leyendo_a_los_que_leen
Dininha 03/12/2022minha estante
Concordo contigo. Lia Luft fala de tudo e não diz quase nada. Ou melhor: diz muito sobre seu modo de ver a vida: machista, racista, aporofóbica e extremamente preconceituosa.

Tatiana 03/04/2020

Múltiplas escolhas
A autora faz uma série de reflexões sobre diversos aspectos da vida como carreira, família, educação, felicidade, morte, etc. Ela mostra muita ponderação nas suas análises e como o título propõe, não há resposta ou caminho certo: você tem múltiplas escolhas para seguir o caminho mais adequado para você dentro daquele cenário. Porém ela te faz refletir sobre questões éticas, morais e de bom senso sobre os tópicos abordados. É uma leitura leve, agradável, gostei bastante.

Nanda Lima 25/09/2014

Leitura que modifica
Tem livro que a gente compra e esquece na estante. Tem livro que a gente compra por impulso, sem nem mesmo saber do que se trata. Múltipla escolha é um desses livros. Comprei por impulso e esqueci na estante por dois anos. Ao fazer uma faxina no quarto e separar alguns livros para doação, eis que encontro a obra de Lya Luft novinha, imaculada, nunca lida em um cantinho do armário. E pensei: por que não ler?. Li. E que bom que li!

A obra traz uma série de curtas crônicas sobre a vida, família, modernidade, preconceito, drogas, envelhecimento, aceitação, e tantos outros temas. Com um raciocínio claro, argumentos bem construídos e linguagem cotidiana Lya Luft nos faz passear pela lucidez e sabedoria que permeia cada página de sua escrita. Um livro muito sério, mas muito leve.

Múltipla escolha nos induz à reflexão e contemplação dos detalhes da existência humana na Terra, dos nossos sentimentos e ações. Ler este livro é praticar o autoconhecimento e aprimorar a inteligência emocional. Em muitos momentos eu me vi e vi outras pessoas conhecidas em suas histórias e exemplos da vida real, e percebi que este é um livro para todos, sem distinção de raça, gênero, idade e classe social. Não há contraindicações.

Recomendo para quem quer diversificar um pouco suas leituras, ler um pouco aquilo que está fora do mainstream do mercado editorial e exercitar seu senso crítico. Múltipla escolha, se não é indispensável e brilhante, é bom, bem escrito, fluido e curto, como todo livro de reflexões deveria ser.

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Andrea 10/07/2012

Um eco de muito dos meus pensamentos
No esforço de realizar tarefas que talvez nem nos digam respeito, tememos olhar em torno e constatar que muita coisa falhou. Se falharmos, quem haverá de nos desculpar, de nos aceitar, onde nos encaixaremos, neste universo de exitosos, bem-sucedidos, ricos e belos? Pois não se permite o erro, o fracasso, nesse ambiente perfeito.

E enfim encontrei todas as palavras que estavam entaladas na minha garganta.

Me deparei com os meus pensamentos distribuídos entre 189 páginas.

Deitada em um divã literário, me peguei repensando a vida, minhas ações, atitudes e o próprio futuro.

Esse foi o efeito do livro da autora Lya Luft em mim. Onde a verdade é jogada na cara, de forma sincera e simples. É um ensaio sobre o nosso cotidiano, sobre o que a sociedade foi, é e está se encaminhando para ser. Da nossa compulsão em comprar tudo, apenas para ter. A necessidade de aparecer. De ser igual aos outros, ou então se sentir inferior por não estar dentro do padrão.

Resenha completa em: http://literamandoliteraturando.blogspot.com.br/2012/05/multipla-escolha.html