As Aventuras de Huckleberry Finn

As Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas -

v de vanisse 21/09/2023

Tom e Huck contra o mundo
Gostei. A história da viagem de balão é a melhor e eu me diverti muito lendo. O fato dos capítulos serem narrados pelo Huck também deixa tudo ainda mais legal. Foi o meu primeiro contato com as aventuras de Tom e Huck e já comecei a leitura de As Aventuras de Tom Sawyer de tanto que eu gostei desse aqui.
A história de detetive não me agradou muito, mas não deixa de ser gostosa de ler. Recomendo.

Gilcimar 19/07/2023

Uma Leitura confusa e desestimulante
As histórias são longas e um tanto enfadonhas. Em muitas de suas partes, as falas dos personagens se enroscam, confundindo bastante o enredo. De um modo geral, a leitura é bem confusa e pouco estimulante.

Daiane316 12/05/2023

Como é bom ser criança!!
Sempre quis conhecer a escrita de Twain, e até comecei pelas aventuras de Huckleberry Finn, mas pausei rapidamente para ler seu antecessor, o livro do Tom Sawyer. Foi um capricho meu, pq ambas as histórias não são uma continuidade direta, apenas um complemento.
Eu adorei a escrita do autor, durante a história, me peguei lembrando sobre a minha infância, as brincadeiras e os livros que lia, a imaginação e sede de aventuras correndo solta. O texto é bonito e limpo., e acima de tudo extremamente cativante. Twain explana um quadro de sua época, um leitor adulto, consegue identificar algumas nuances, como questões sociais, raciais de sua época, e como era a educação antigamente, ou a falta dela. Uma aventura e tanto, e agora lerei Huckleberry Finn.

Teresa 24/09/2022

Um livro para se ler quando está triste
Tom Sawyer é um livro que você lê e não consegue parar! É muito engraçado como o é a reação do Tom, do Huck e do Jim viajam pelo deserto do s Saara...
No Tom Sawyer detetive já é tem uma mistura de suspense com humor...

Nati 07/09/2022

Entre os dois, Huck Finn foi de longe o meu favorito. A construção da amizade entre o menino e Jim, ambos fugindo da violência e da tirania (seja da própria escravidão ou das agressões do pai bêbado) é algo bonito de se acompanhar.
Antes de ler, já estava ciente dos debates sobre o livro e realmente são válidos. Mas o pior é ver que ali temos o retrato de um passado muito próximo que reverbera até nossos dias. O próprio questionamento sobre ir ao inferno ou ajudar Jim a fugir revela como era perpetuada e justificada a escravidão, incutida desde jovem e com ajuda da própria igreja.
Meu problema com o livro é a escrita do próprio Twain, que sempre me parece cansativa. Já em Tom Sawyer não me agradou de todo. Algumas pessoas citam que o problema pode estar na tradução. É um livro que dá margem para muitos debates importantes para nós nos dias de hoje e que precisam surgir mais vezes.

Elizabeth 16/08/2022

Garoto
Um garoto que gosta de ser o centro das atenções, aventuras mirabolantes. Tom gosta que as pessoas falem dele.

Nati 05/08/2022

O livro é interessante porém é preciso levar em consideração o momento em que foi escrito. Ainda é possível ver a imagem que o homem escravizado e o nativo possuíam ante a comunidade americana. As histórias são rápidas mas um pouco repetitivas. Talvez seja interessante para se trabalhar em sala de aula.

Ju Nancy 12/02/2022

Amei
Como foi incrível fazer a leitura desse livro, uma linguagem leve e que te prende do começo ao fim. Eu amei demais ???

de Paula 28/01/2022

Crianças não nascem precondeituosas
Pense no pior tipo de xingamento que alguém poderia usar contra você e que te feriria mais do que uma agressão física. Agora pense em um dos maiores livros da literatura do seu país ter esse tipo de expressão de baixo calão de puro desrespeito ter a mesma palavra ou frase repetidas mais de 200 vezes. Tenho certeza que seria um livro que no mínimo causaria incômodo, e você precisaria de muito estômago para finalizá-lo, afinal, ser ofendido uma vez não é fácil, imagina o tempo todo, por mais bela que seja a narrativa, os gatilhos emocionais dispararão para todos os lados. Pensando assim, é compreensível toda a luta do povo negro estadunidense contra o livro de Mark Twain, onde a ofensa "niger" se repete mais de 200 vezes. Não dá para negar os sentimentos e o efeito que nossas palavras vão causar no outro, o que podemos fazer é compreender e respeitar e é isso o que eu penso das Aventuras de Huckleberry Finn. As pessoas pretas que se sentem mal ao ler a obra por conta da escravidão, segregação e racismo estrutural que enfrentam até hoje a perpetuação de pensamentos discriminatórios e todos os tipos de violência que o povo sofre e, por mais que a obra tenha sido escrita com o intuito antirracista (pelo menos, é o que eu interpretei), as pessoas usam as palavras daquele povo simples de um período escravagista, onde Deus "aprovava" a escravidão do povo negro e não havia outra saída a não ser escravizar e perpetuar isso, afinal era o que sempre foi feito, pessoas más pegam esses discursos de ilustração de uma era e de um povo e perpetua seus próprios preconceitos. Não condeno as pessoas que se sentem desconfortáveis com a leitura, porém, acho que as pessoas devem dar uma oportunidade para terem a própria opinião, ao invés de se deixarem guiar por discursos de outras pessoas que podem não ter a mesma visão e interpretação da narrativa, assim como os gatilhos emocionais de um podem não ser os mesmos para outros do mesmo grupo social.

Dito isso, outro ponto importante a ser ressaltado sobre a temática étnica é como o autor comprova com o personagem Huck que o preconceito não nasce com o ser humano, mas ele é ensinado. O menino Finn não tinha família, até encontrar dinheiro no livro anterior, As aventuras de Tom Sawyer, quando foi adotado por uma viúva que tentou ensiná-lo a ser correto, isto é, respeitar os preceitos bíblicos e ser racista, de modo geral. No entanto, ele aprendeu a ler, teve outra visão de mundo e uma oportunidade de ser melhor. Mesmo assim, teve muitos problemas de consciência e após pensar muito, decidiu que preferia ir ao inferno do que deixar um escravo viver nesta condição quando ele era uma das pessoas mais gentis, amigas e honradas do que os brancos que ele conheceu. Tom quando retorna a narrativa também mostra seu lado revolucionário e abolicionista, do jeitinho livro de cavalaria e aventura dele, só reforça a tese de que não nascemos preconceituosos, nos tornamos. É muito duro saber o quanto as religiões já interferiram e fizeram mal com seus preceitos em nome de Deus e tratando o igual a nada, revoltante ver isso, mas importante não esquecer.

De modo geral, gostei muito mais do Spin-off de Tom Sawyer, que é as Aventuras de Huckleberry Finn, do que o original. Huck é um menino doce, que todos rejeitam pelo pai bêbado, malandro e mal que tem. Sem oportunidades, ele se vira como pode e se torna amigo de um negro por não ser culto o suficiente. Muito inteligente, audacioso e humano, ele parte pelo rio Mississipi, onde vive muitas aventuras e conhece o pior das pessoas em diferentes situações, como a família do fazendeiro que vive em pé de guerra com a outra poderosa família da região (que se matam a troco de nada) e os dois "nobres": o rei e o duque, pilantras da pior espécie. Se qualquer pessoa estivesse na pele de Huck, com certeza veria que existe muito mais dignidade no negro Jim do que em qualquer pessoa dita civilizada e religiosa.

O livro seguiu um ótimo fluxo até a chegada de Tom. Foi bem empolgante acompanhar as fugas e estratagemas do garoto Finn, que se considerava a pior espécie de ser humano, enquanto ele sempre foi bom, mesmo com tudo e todos contra ele. Foi lindo de ver o reencontro dos piratas de Saint Petesburg, se associando a mais uma aventura. A única coisa que me deixou desgostosa foi a libertação do Jim não ser de livre e espontânea vontade, assim como a facilidade de se livrar do velho Finn. Exceto esses pontos e a raiva que senti das invenções escabrosas do Tom, foi esplêndido ter dado uma chance a essa pérola da literatura.

Indico a leitura para própria reflexão, mas acho que não tem problema algum se sentir ofendido e pensar que se trata de uma obra que envelheceu mal. A literatura é viva, eficaz e assume seu próprio curso rio abaixo, mas pode secar ou se deparar com um obstáculo intransponível. Vale muito a pena ler e conhecer, por isso, deixo a dica e espero que mais pessoas conheçam mais sobre Huck e Tom.

Nati Sampaio 08/01/2022

Eu tenho um montão de considerações sobre esse livro absolutamente maravilhoso.
Primeiro, que eu queria mencionar sobre a polêmica que esse livro sempre esteve metido: apesar de inúmeras vezes a palavra ?niger? (que em português traduziram como ?escravo?) aparecer no livro, não é um livro racista. Muito pelo contrário, acredito que seja um livro anti racista. O próprio Mark Twain era abolicionista. Mas claro, há inúmeras passagens no livro que contém o racismo inerente à época em que o autor vivia. Como por exemplo: ?eu sabia que Jim era branco por dentro?. Ou até mesmo o fato de, em um dado momento, Huck e Tom não considerarem os sentimentos do Jim ao final do livro, e encararem a situação de salvá-lo como uma ?aventura?, sem pararem para pensar que tratava-se de uma vida ali.
Mas é um livro maravilhoso, tem inúmeras passagens incríveis, com falas e pensamentos do personagem absolutamente relevantes.
É bonito ler um livro com assuntos tão densos, sendo vistos aos olhos de uma criança de 13 anos, também. Fica claro que o racismo é ensinado. As crianças não nascem racistas.
Também quero considerar aqui o dilema de Huck: delatar o escravo e ser um ?bom menino?, ou salvar o escravo e ser ?malvado?, por estar auxiliando a fuga de uma ???propriedade??? de uma pessoa branca.
Ele se encontra nesse dilema e chega a conclusão que é melhor ser malvado e salvar o seu amigo Jim, do quer entregá-lo à escravidão novamente.
E é aí que está: ele estava sendo bondoso, na verdade. E até no final, essa atitude dele é questionada por todos, afinal: como uma criança tão bem criada poderia ajudar na fuga de um escravo?

Enfim, em suma, as aventuras são muito engraçadas, bonitas, e tem sempre alguma moral a ser apreciada. É um livro maravilhosamente bem escrito, de ritmo excelente, e me prendeu do início ao fim. Traz inúmeras críticas sociais (racismo, machismo, pobreza, abuso familiar, alcoolismo, rixas familiares, tristeza, dilemas morais, e sobre malandragem) e de uma forma muito bem escrita, e com uma certa leveza.

Eu pretendo reler esse livro algum dia na vida, porque foi uma leitura incrível.
Recomendo fortemente!

Heidi Gisele Borges 03/07/2021

Gostei bastante do começo, depois o meio ficou um pouco cansativo e o fim foi muito divertido.

"Porque o certo é o certo, e errado é errado, e ninguém tem nada que fazer errado se não é ignorante e sabe das coisas."

Meu preferido ainda é As Aventuras de Tom Sawyer.

igor 26/03/2021

é isso aí
chocando um total de 0 pessoas, o tom sawyer resolve o mistério e salva todo mundo no final, previsível? sim e muito.