Várias Histórias

Várias Histórias Machado de Assis...

Resenhas - Várias Histórias

minhauu 02/07/2023

Muito bom!!
O primeiro conto já te dá uma animada geral, depois você vai lendo os outros e vai percebendo todos os jeitos do Machadão em cada um deles. Uma leitura gostosinha e rápida (claro, pra quem gosta desse tipo de livro). Recomendo muito?

Kamila 26/05/2023

?Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!?
Os contos: A cartomante; Uns braços; O enfermeiro e Conto de escola, foram meus favoritos. Os outros contos não me prenderam tanto na leitura.

leomnds 11/05/2023

Machado de Assis Várias Histórias.
Machado de Assis nos faz pensar em diversas questões sobre a vida nessa coletânea de 16 contos, os contos Viver e O cônego ou a metafísica do estilo não conseguem manter a qualidade dos outros e foram chatos de ler, o resto foi muito bom.

Segue abaixo meus contos preferidos, iniciando com as melhores até o pior.

1. A desejada das gentes
12. Uns braços
13. Trio em lá menor
14. D. Paula
15. Viver
16. O Cônego ou a metafísica do estilo.

No final do livro a uma contextualização da obra, é interessante para quem se interessa pela vida e obra do autor.

arthur966 27/04/2023

Enquanto esperava circulou os olhos e ficou impressionado. os móveis eram os mesmos de dezoito anos antes. a memória, incapaz de os recompor na ausência, reconheceu-os todos, assim como a disposição deles, que não mudara. tinham o aspecto vestuto. aa próprias flores artificiais de uma grande jarra, que estava sobre um aparador, haviam desbotado com o tempo. tudo ossos dispersos, que a imaginação podia enfeixar para restaurar uma figura, a que só faltasse a alma.

AnaP14 26/04/2023

Todos os contos me prenderam do início ao fim. É muito interessante notar como Machado consegue fazer uma análise profunda a respeito do ser humano em sua obra.

laura 24/04/2023

Li por causa da escola
Esse é um livro que eu nunca leria por interesse, mas é muito bom
machado de assis é um dos maiores escritores brasileiros e seus livros carregam ótimas mensagens

isabeli.antolini 22/04/2023

Leitura tranquila, porem um pouco cansativa por conta da linguagem culta, Livro com histórias interessantes e cativantes em partes

Graziela.Stancato 12/04/2023

Muito bom!
Apesar de ter algumas palavras que considero complicadas, consegui entender a ideia que cada um dos contos passou. É realmente um ótimo livro, me identifiquei com ?Um apólogo? inclusive. Achei que o livro transmitiu bem as reflexões que o Machado de Assis quis fazer. Alguns dos contos não me chamaram a atenção, mas tiveram outros que eu simplesmente amei, meus favoritos foram sem dúvidas: ?A cartomante?, ?A causa secreta?, ?Um homem célebre?, ?Mariana? e ?Viver!?

Gabi 01/04/2023

Eu amo Machado de Assis
Então não tem muito o que dizer, amo os livros dele, não seria diferente com os contos. O que mais me chamou atenção foi as sínteses críticas de cada conto, muito interessante.

Luiza Carvalho 31/03/2023

+1 pra UFRGS
Eu geralmente gosto de machado, mas esses contos simplesmente n me pegaram, tiveram uns mais legais do q os outros, mas sla
sim, sei q machado é genial, e eu concordo plenamente, mas senti falta de algo??????
Wilquer.Oliveira 31/03/2023minha estante
Tudo bem nisso, eu creio. Não é possível para alguém ser genial em todos os seus trabalhos

Manu139 23/03/2023

Demorei mas terminei.
Fui surpreendida por essa leitura, definitivamente não esperava por algo tão bom, leve e gostoso, admito que no começo foi difícil, mas depois que peguei o embalo me apaixonei pela forma dele escrever. Recomendo demais, os contos são super divertidos.

Gabriel.Luck 16/03/2023

Bem curto porém tocante
São varias historias de umas 5 ou 10 paginas no máximo, mas mesmo assim não deixam de ser interresantes, como a da agulha e linha, por exemplo. A autor sempre resolve no ultimo parágrafo dar uma espécie de moral a historia, o que para mim foi otimo.
Diria uma otima porta de entrada para machado de assis.

giovanna00brito 01/03/2023

O livro é bom, mas para pessoas que não se interessam em puros clássicos não vale a pena ler. As histórias apesar de curtas exigem muita concentração para entender o que ocorre e qm são os personagens.
Acredito que entre essas as melhores são O enfermeiro, Uns braços e obviamente A cartomante.
A primeira história já exige MTA concentração até eu tive que reler pra entender oq exatamente aconteceu.
Para amantes de clássicos em dois dias o livro já foi lido

Mafê 26/02/2023

Machado Não é Apenas Nome
Quando peguei esse livro para ler, acreditei que não ficaria muito contente ou surpresa com os contos, até porque aprecio mais os romances de Machado e não pensei que sua escrita sobre os contos fosse ser tão além de sua época. Me enganei.
Logo quando li ?A Cartomante? já me surpreendi com o plot twist e fiquei ?Machado, homem, o que foi isso???. Acho que começar por esse conto foi perfeito para seguir com os demais, e provavelmente ?Um Apólogo? junto de ?O Enfermeiro? foram meus favoritos sem dúvidas, incluindo o primeiro citado.
Para você que quer começar a ler mais Machado de Assis, acho uma boa começar por esse ?Várias Histórias?, por ser curtinho, não ser tão concreto toda hora, e trazer várias visões em conjunto. Já aviso que a leitura não é tão fácil, mas para quem já tem o hábito da leitura, tirará de letra. :)

Helena433 23/02/2023

O livro reúne 16 contos, alguns de maneira mais reduzida (como anuncia o prefácio) mas que de nenhum modo comprometem os enredos das histórias, muito pelo contrário, a redução dos contos apenas ajuda o leitor a focar no que de fato Machado de Assis quis dizer com a história. Vou deixar aqui a classificação dos que mais gostei
1- Conto de Escola
2- O Enfermeiro