The Haunting of Hill House

The Haunting of Hill House Shirley Jackson

Resenhas - The Haunting of Hill House

Petebe 19/03/2024

Bagulho
É bom para quem quer entender como é ficar sem tomar sua medicação da cabecinha e ficar confuso e com tudo travado na vida. É uma languidao sem rumo onde muito é aprofundado mas sem propósito. São tantos personagens desnecessários que eu me pergunto se é um livro ou um jantar em família aqui em casa no domingo.

Igor 14/01/2024

Um dos raros casos que a adaptação fica muito melhor que a obra inspirada.
Entendo totalmente o porquê de Shirley Jackson ter inspirado Stephen king e Neil Gaiman, pois os elementos de terror aqui são bem inseridos!

Assistam a Maldição da residência Hill que vale mais a pena!

Muito pouco desenvolvimento dos personagens e alto teor prolixo! Pessima forma de começar o ano literário ?

mona6 29/12/2023

A nossa, eu já sabia que era bem diferente da série então não fui com essas expectativas porém achei meio confuso/sem história tipo um livro de 300 e poucas páginas e se passa tipo uma semana. Não acho que uma semana seria suficiente pra enlouquecer Eleonor do jeito que enlouqueceu. Definitivamente a série é muito mais desenvolvida

lu ð¿ 01/12/2023

XXXI
MUITO BOM E MUITO BEM ESCRITO. narrado de uma forma muito bonita, tão bela que é assustadora. na minha opinião, tem uma história melhor que a série, porém entendo a genialidade do Flanangan de mudar a história. do começo ao fim o livro te prende, te faz sentir coisas e te faz lembrar de quando você se sentiu igual a protagonista

crnxt 03/11/2023

Is it the house or the body that is haunted? is a ghost a dead person, a memory or a wish? nell, i hope you're happy.

Livros.da.Sofia 24/10/2023

A Serie da Netflix é melhor mas...
Adorei o livro a mesma. Na verdade ,eles são tão diferentes que mal se deviam comparar, mas Shirley escreve muito bem e vale a pena dar uma oportunidade a este clássico pequenino e rápido.

Ren Saint 01/10/2023

The haunting of hill house!
I gave it 3 out of 5 stars because it's beautifully written. I've read so many reviews saying how scary the book is, but honestly it's not scary at all, I can understand why it's loved by so many horror lovers tho. I think if it hadn't been for the marvelous audiobook I was listening to, I don't think I would have been able to get through it no matter how beautifully written it is.

Bruna 26/05/2023

A Shirley Jackson é muito a desgraçada da escuridão. O terror dela é 100% psicológico e o jeito como ela escreve relações femininas jamais será igualado. Minha mãe.
Não sei explicar o quanto achei esse livro bom. Se você gosta de terror psicológico pode ler sem medo.

hyllari 18/03/2023

Journeys end in lovers meeting
The Haunting of the Hill House provavelmente é uma das minhas leituras favoritas desse ano.
A história é sobre um doutor que tem curiosidade sobre a casa, o porquê de depois que o herdeiros dela morreram nenhuma alma viva quis habitar aquela casa por muito tempo.
Nessa pesquisa ele convida Eleanor e Theodora para ajudarem porém também tem o outro convidado Luke, que fica ali para vigiar o que irão fazer.
A escrita acontece mais em terceira pessoa porém sempre amostra o que an Eleanor pensa.
Todos os personagens tem suas características mas o livro foca mais em Eleanor.

A escrita do livro é incrível, mesmo que por muitas vezes acabou ficando confuso algumas páginas ainda sim é incrível.

Eu não achava que o livro era muito diferente da série mas claramente são totais opostos. Poucas coisas da série apareceram.
Os personagens inclusive e até a história por trás deles também não tem nada a ver com o livro (O que o torna ainda melhor porque eles no livro são tão incríveis quanto)

Agora o por quê da história ser tão ao redor de Eleanor?
No começo o doutor fala que só a chamou por uma coisa que aconteceu em sua infância mas não tem nenhum sinal que diga que ela seja médium ou algo assim.
A casa escolhe o habitante e não ao contrário. A casa realmente é assombrada mas em nenhum momento descobrimos o porquê ou por quem e isso gera um incômodo absurdo em toda a leitura já que em nenhum momento algum fantasma aparece ou é visto. Apesar que fiquei curiosa sobre o quê aconteceu com o doutor no começo do livro quando ele sai da sala e volta meio atordoado mas também tem a parte que a casa em si prega muitas peças neles por sua quantidade de cômodos enormes.

E Eleanor? é impossível não se encantar com ela, teve um passado perturbante e quando ela disse que ninguém nunca a quis em lugar nenhum a gente entende sua conexão com a casa porque pela primeira vez ela pertence a algum lugar. Apesar que a casa estava deixando ela um pouco doida realmente a queria ali.

Eu leria esse livro milhões de vezes e acredito que nessa milhões de vezes teria uma interpretação diferente sobre tudo o que aconteceu na casa porque criei milhões de teorias diferente e o livro não responde nada de nenhuma dúvida. Ali as coisas só acontecem sem explicação nenhuma (Mesmo que depois tenha as cenas sobre a esposa do doutor com uma espécie de tábua ouija os espíritos não dão nenhuma resposta e o que falam apenas um se destaca ?Come Home Nell?)

O final do livro é incrível e triste ao mesmo tempo, e a gente acaba entendendo a motivação de todos ali ter feito o possível até o final. E Eleanor? merecia tanto todas as coisas boas do mundo.

?Hill House itself, not sane, stood against its hills, holding darkness within; it had stood so for eighty years and might stand for eighty more. Within, its walls continued upright, bricks met neatly, floors were firm, and doors were sensibly shut; silence lay steadily against the wood and stone of Hill House, and whatever walked there, walked alone.?

aaronwxrner 29/12/2022

uma surpresa
QUE LIVRO!! no começo tava bem parado mas ao decorrer da história o livro me prendeu de um jeito que eu não conseguia largar juro (inclusive li em dois dias ??)

eu comecei a ler por causa da série da netflix (que é minha favorita- recomendo demais pra quem não viu) mas pra minha surpresa o livro não tem nada a ver, o que surpreendente não foi ruim. as duas histórias são únicas e boas do seu jeito, então vale a pena dar uma chance para esse livro!!

Dear_poirot 17/12/2022

Rainha do terror
Livro: The Haunting of Hill House (A Assombração da Casa da Colina)

Autor: Shirley Jackson

Nota: 4,0 de 5

Leitura: 24 de 51 em 2022

História:

Obra que serviu de base para a série da Netflix ?A maldição da residência Hill? que pouquíssimo tem a ver com a série, aqui não temos nenhuma família, temos um curioso Dr. Montague que resolve alugar a residência Hill, convidando algumas pessoas para passar uns dias nela para estudar a casa e o porquê de suas histórias de assombração. Ele envia diversas cartas, mas somente 3 pessoas que nunca se viram na vida aceitam esse convite inusitado, Eleanor, Theodora e Luke.

Shirley Jackson nos apresenta um horror paranormal muito bem escrito e sensorial, aqui conseguimos sentir cheiros e ouvir sons durante a leitura tornando a obra ainda mais impactante, temos também uma sutileza muito poética em alguns momentos, como por exemplo quando Eleanor chega na casa e nota que ela é cercada de oleandro, uma planta linda, porém extremamente tóxica já indicando o que esperar da casa. Outra genialidade é a abertura do livro, que é incrível, e fecha o livro dando clara indicação de um ciclo eterno acontecendo ali.

?Hill House itself, not sane, stood against its hil, holding darkness within; it had stood so for eighty years and might stand for eighty more. Within, its walls continued upright, bricks met neatly, floors were firm, and doors were sensibly shut; silence lay steadily against the wood and stone of Hill House, and whatever walked there, walked alone?

Shakespeare e sua peça de teatro ?Noite de Reis? têm uma passagem constantemente citada no livro por Eleanor: ?Journey ends in lovers meeting?. E isso é uma pitada de humor ácido da autora que nos dá, o tempo todo, um spoiler do final, que poucas pessoas percebem. Agora cabe a você ler e descobrir quais amantes se encontraram e qual jornada terminou.

anna 06/11/2022

eu entendo a eleanor num nível muito mais intelectual, profundo e pessoal do que todos vocês.........

Gabi Calomeni 08/10/2022

ruim/mediano
Então? Personagens insuportáveis (principalmente a Eleonor), livro confuso, leitura lenta e complicada, e ainda parece que não aconteceu nada de importante o livro inteiro. O final foi o pior de todos. Achei o final confuso e sem sentido, tinha certeza que todos os personagens interagiram com as ?assombrações? ou sla oq o livro inteiro, mas no final descubro que só ela via????? Enfim, não é um livro pra mim. Talvez eu só seja burra demais pra entender.

pri84 24/07/2022

Hill House e suas versões
Shirley Jackson tem um jeito bem peculiar de escrever que te envolve; te faz sentir a adrenalina, o desespero e a loucura dos personagens. A escrita dela prende o leitor, a atenção. Achei fantástica toda a estrutura dos diálogos, como cada personagem foi bem trabalho e construído. Eleanor, a central, e seu arco passam desapercebidos por um tempo por ser bem sútil. É uma personagem que te intriga seja por ser fofa ou um tanto estranha, dependente do seu ponto de vista, e é muito bem trabalhada e desenvolvida.
Toda a história sobre a casa foi muito bem contada e contextualizada, bem como as cenas de ?terror?: muito bem descrita e detalhada. Pela história do início do livro, o que levou os personagens até a casa; pelo terror e a escrita particular da Shirley Jackson; o livro realmente vale a pena e é um clássico! Porém, se o leitor procura no livro a história do seriado, é bom saber que os dois se distanciam bastante: o livro tem uma história e o seriado outra, apesar de levarem alguns elementos parecidos. (A história do seriado é mais aterrorizante e cheia de fantasmas, a versão de Hill House da Shirley é mais psicológica, mais interna.)
Para quem gostou do seriado, o livro é ótimo para relembrar e encerrar a história de Hill House e uma excelente leitura de terror. Recomendo!!