O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

1 | 2 | 3 | 4

Jaqueline 08/04/2022

Uma história interessante, apesar da leitura ser um pouco massante, não dando muita vontade de continuar lendo. O que é normal devido a época em que ele foi escrito.
É um conto interessante de terror, onde a alquimia está presente.

Ernan 28/01/2022

Que livro meus amigos
O livro começa lento, mas com o passar do tempo você acaba percebendo que ele precisa ser assim para ter as revelações grandiosas e muito bem escritas do final. Simplesmente recomendo a todos.

Gabzzz 21/01/2022

SIMPLESMENTE ESTOU EM CHOQUE
A história em si é muito boa e supreendete e leva do incio ao fim a intrigar o leitor sobre o caso do jovem rapaz, Charles Dexter Ward. Os pontos negativos em si foram as palavras muito eruditas que faziam vc estar o tempo todo de frente para um dicionário, e também o ponto em que as descrições dos lugares eram muito chatas, tanto que as vezes eram 2 páginas apenas para descrever um local o que era demasiadamente chato! Mas eu gosto demais do desfecho final dessa história, tanto que fiquei em choque e n tive uma reação tipo: KACETADAS QUE DOIDERA. Pq o final é tão louco que eu fiquei tipo "oloko meo"

jusqua 16/01/2022

O melhor do conjunto
O maior em extensão e apresentação de conteúdo.
Realmente não esperava muito, mas gostei do desfecho, no qual demonstrou o aspecto comum entre todos os contos que li, o horror inacabado, porém com um sentimento de dever cumprido, apesar de que os acontecimentos não revelem nenhum real vencedor.
Realmente muito bom.

Felicidade Tem Cheiro de Livro 08/12/2021

Obsessão e loucura
HP Lovecraft nasceu em 1890, nos Estados Unidos. Faleceu em 1937 e deixou um legado muito interessante!

O Caso de Charles Dexter Ward, embora escrito em 1927, foi publicado apenas em 1943.

Loucura, bruxaria, descendência parental e ocultismo criam o clima dessa história. Charles é o protagonista da história (será...?), fortemente interessado em arqueologia e assuntos antigos. Ao longo da trama, ele acaba descobrindo que um dos seus antepassados era um bruxo, Joseph Curwen, que viveu aproximadamente duzentos anos antes de Charles. Fascinado pela história de Joseph, Charles resolve reproduzir os experimentos de seu antepassado.

A medida que o isolamento de Charles aumenta, a fim de ter privacidade para conduzir seus estudos e testes, a história vai ficando mais sinistra, a obsessão e loucura de Charles aumentam, enquanto o médico da família, Dr. Willett, tenta entender o que realmente está acontecendo com o rapaz.

Li O Caso de Charles Dexter Ward na edição super bacana da @pandorgaeditora, que veio em um box com outros dois livros que tem um conjunto de pequenos contos cada um. Isso sem contar no pôster super bacana que veio no box, com o ?polvo? mais legal de literatura. Recomendo!

FlAvia 06/11/2021

Denso, MUITO denso!
Se você espera um conto rapidinho, volte duas casas e busque outra leitura. Eu tentei, mas foi impossível terminar rápido. A escrita do Lovecraft é densa, com palavras bem rebuscadas e muito diferente de tudo que eu já li. A forma como ele constrói a história também não me agradou muito, acho que tô mais acostumada com outros tipos de narrativa, mesmo que do mesmo gênero.

O ritmo é bem lento, com muitos detalhes que às vezes beiram a chatice. Eu comecei a ?gostar? e sentir mudar depois dos 60% ou 65% de leitura, quando finalmente começaram a acontecer coisas interessantes.

A história é legal, mas o jeito que foi escrita me fez quase desistir do livro umas 10 vezes. Eu fui muito perseverante.

Bom, recomendo pra quem tem curiosidade, mas a dica é: disponha de tempo e força de vontade, viu. Este livro vai ficar um bom tempo dando a sensação de que as páginas estão se multiplicando e que não vai acabar nunca.

Marlos 10/10/2021

É sempre importante ressaltar que, apesar de ser um autor de grande influência literária, Lovecraft era racista e xenofóbico, características que acabam por contaminar suas obras, razão pela qual, devem ser lidas com cautela, de modo a evitar uma visão anacrônica mas sem ignorar o posicionamento enviesado do autor.

Esse é um dos contos mais longos do autor que li, chegando a ficar um pouco denso e maçante em alguns pontos.

Durante o desenvolvimento do conto, somos ambientados na atmosfera do horror cósmico, onde há uma mescla do conhecido com o inexplicável e inconcebível.

Em síntese, é o relato do médico de Charles Dexter Ward sobre como ele acabou ficando louco.

Essencialmente o autor retrata o perigo da curiosidade irresponsável, e um indicador é a recorrente afirmação "só invoque aqueles que pode mandar de volta."

Os relatos dos experimentos, e das próprias invocações de entidades obscuras para serem servas, reflete muito a natureza humana em relação à busca por subjugar e explorar outras espécies, de forma cruel e indiferente, em busca de recursos e poder.

Achei interessante mais pela reflexão evocada do que pelo horror, apesar de presente e representar com eficiência o gênero.

Kit 14/09/2021

Na apresentação do livro, nessa edição da pandorga, eles dizem que essa história é uma obra-prima, daí você fã de histórias de terror vai todo empolgado para ler, mas a real é que não chega nem perto de outras histórias como ?A cor que caiu do céu? e ?Sussurros na escuridão? (só pra citar duas histórias publicadas no box anterior da editora). A narrativa segue a linha padrão do Lovecraft, contando a história de um doidão metido a bruxo que invoca uns capiroto e acaba atraindo a atenção do povo, ou seja, não traz nada de muito novo pro universo do escritor. Achei a história muito arrastada e cansativa, tudo meio repetitivo e pouco assustador? Gostei, mas esperava mais.

Elisson 17/07/2021

Sem dúvidas o meu preferido do Lovecraft até agora!
Que história, como fortes são os detalhes sobre o personagem Charles Dexter. E o Dr. Willet simplesmente S E N S A C I O N A L!

Juddy.Garcez 28/06/2021

Apesar de todos os seus defeitos (não vou entrar no mérito de quem o autor era) Lovecraft sempre entrega muito mistério e não é a toa que seu pioneirismo em terror cósmico é reconhecido. Apesar desta obra ter destoado das três outras que já li em termos de "cosmicidade", definitivamente este livro se tornou um dos meus preferidos dele. Apesar da obviedade de muitos caminhos para a uma leitora treinada, O Caso de Charles Dexter Ward é intrigante e instigante e me levou ao limite em suas páginas finais.

Ricardo.Rincon 02/06/2021

Lovecraft em sua melhor versão
Como é estranho saber que essa história só foi publicada depois que ele morreu.
De todas as histórias que eu li até hoje do Lovecraft, essa foi a que mais me impactou.

Mavi 31/05/2021

O Caso de Charles Dexter Ward
Eu comecei a ler esse livro já me preparando para o final totalmente surpreendente que ele iria ter e não me decepcionou. Antes eu ia dar 3,5 de nota por conta que em algumas partes a leitura ficou cansativa, mas o final valeu com toda certeza! Quando todas as peças do mistério são juntadas e tudo faz sentido é fora de série, eu amo as histórias e contos do Lovecraft por conta de que todas as sensações que são descritas nos contos são descritas de uma maneira diferente onde quem lê imerge em uma história de suspense, mas muito suspense mesmo envolvendo criaturas e cultos antigos com finais de tirar o fôlego! Cada conto e história que eu leio desse autor eu me impressiono com a criatividade dele e da maneira como ele criou este universo de monstros e magia.

Eduardo.Anjos 16/05/2021

O melhor conto de Lovecraft
Assim como Lovecraft só veio fazer sucesso após sua morte, O caso de Charles Dexter Ward, o melhor conto que li até agora, e já li todos os principais e mais alguns, só foi publicado após sua morte. Um conto que aprofunda a história de cada um dos personagens principais dessa história e nos entrega um desfecho surpreendente, até mesmo para os padrões de um livro de Lovecraft.

Fernando.Francisco 24/04/2021

Para todos públicos
Texto primo dentro das obras de Lovecratf, faz menção a outras obras e a entidades do universo compartilhado. Para quem nunca leu nada dele acho que gostará dos mistérios e das reviravoltas. Para aquele que já conhece outras de suas histórias, será um novo mergulho prazeroso nesse seu mundo obscuro.

1 | 2 | 3 | 4