O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

Alessandro 14/05/2024

Melhor do que eu esperava
Depois de me apaixonar com a Cor que Caiu do Espaço e me decepcionar com Nas Montanhas da Loucura, voltei a me aventurar com um conto longo do Lovecraft. O início arrastado me levou a pensar que A Cor que Caiu do Espaço tinha sido mesmo um ponto fora da curva. Felizmente eu estava enganado e o conto não só melhorou, como me instigou uma profunda curiosidade até o desfecho final, muito interessante e bem amarrado.
Como nem tudo são rosas, o excesso de detalhes nas descrições de eventos do passado, me incomodou, especialmente por me parecer pouco crível que aquelas pessoas teriam descrito tudo aquilo, me retirando da imersão do livro por alguns momentos. E é claro, sabendo da xenofobia e do racismo do autor, não tem como não ler as descrições negativas de pessoas negras e mestiças sem se incomodar. Visto que esses personagens são quase sempre descritos na obra como de carater duvidoso ou ruim. Inclusive fui surpreendido quanto encontrei no texto uma única menção positiva.

Arthur. Rocha 03/02/2024

Esperava mais, mas até que foi
Primeira experiência que tenho de uma obra do H.P. Lovecraft e, sinceramente, acho que estava com as expectativas mais altas do que deveriam, isso com toda certeza afetou minha leitura, mas enfim.

A obra é basicamente um médico relatando como o jovem Charles Dexter Ward perdeu sua sanidade por completo.

A história é ótima, tem muitos pontos bons, mas achei a escrita muito repetitiva e maçante em vários momentos, principalmente no começo. Porém, ao longo da obra as coisas vão melhorando e a história vai te conquistando.

Se você não gosta de livros muito parados, com muitas informações (que muitos vezes não corrobora nada com a história) e repetitivo, esse livro definitivamente não é para você. Entretanto, acho que vale a experiência de ler uma obra do mestre do terror cósmico!
thina.exe 08/02/2024minha estante
Acho que eu exagerei na recomendação, mas era só pra você ter um gostinho de obra clássica sem ir direto pra Drácula ??

Léo 31/01/2024

Uma boa ideia bem executada!
Para que procura um livro bem característico do estilo Lovecraftiano de Terror Cosmico, é uma excelente pedida. Uma leitura razoavelmente curta com personagens que evoluem e se desenvolvem na história de maneira bem marcante.

O livro é dividido em capítulos bem ordenados tendo quase o mesmo tamanho, então imagino que a história deva ter sido publicada de maneira periódica, bem no estilo Pulp, e aqui entra uma critica: a história se arrasta muito em alguns pontos sem necessidade. Se levarmos em condição a publicação Pulp, faz sentido, pela periodicidade, no entanto, essa barriguinha extra não incomoda muito.

Uma boa pedida para quem quer se distrair com esse estilo.

Valclecia.Morgana 02/11/2023

Mais um livro do H.P. Loveceaft que não me cativou, o livro é bem cansativo e apesar de parecer uma história interessante demorei mais do que o previsto para terminar. Enfim acho que não me dou bem com a escrita do autor.

isafvivian 28/09/2023

O plot é ótimo mas beeeem previsível, descobri o final quando ainda tava na metade do livro. A escrita do Lovecraft é muito boa, mas cansa um pouco por ser muito detalhista.

No geral gostei bastante, mas tinha expectativas mais altas.

Roms 01/09/2023

O caso de Charles Dexter Ward
Um conto bastante interessante, a história em si é mostrada de uma forma muito nítida e bem escrita pelo autor.

Em algumas partes do livro são relatados muitos detalhes que não são importantes para a história, o que pode tornar a leitura cansativa em alguns pontos do livro.

No mais é um bom livro pra que gosta de algo mais sombrio, uma trama muito bem elaborada, confesso que esperava um pouco mais perante toda expectativa que outros comentários haviam criado.

J..... 25/06/2023

Eu tinha uma expectativa muito grande com esse conto, mas confesso que fiquei decepcionada por que o livro nao me prendeu o suficiente. É uma otima leitura num geral, mas acho que os livros do lovecraft nao me prendem o suficiente. Mas eu recomendo esse conto pra quem esta com duvida de onde começar a ler lovecraft ou começando a ler contos de 'terror'.

skuser02844 15/06/2023

"Não traga o que não puder mandar de volta..."
O Caso de Charles Dexter Ward é uma narrativa incrível. A ideia, a proposta, o desenvolvimento e o desfecho são cativantes. Porém, é impossível não comentar sobre como a ideologia do autor estraga a experiência da narrativa. Comentários racistas são observáveis em todas as suas obras.

Lovecraft, de fato, construiu uma mitologia rica e estonteante, mas, na mesma proporção, podemos questionar sua identidade como ser humano.

Sobre a história, digo que é boa e intrigante, mas o excesso de detalhes em coisas que não são utilizadas posteriormente, descrições extensas para coisas sem importância e ambientação excessiva ? com nomes de ruas, locais e cidades ? me deixou mais desorientado do que ambientado, pois para entender completamente o cenário eu teria que pesquisar de 5 em 5 mimutos onde a história estava se passando.

No geral, é um livro Okay.

Paulo.Diniz 25/04/2023

Gostei
A história em si é bastante interessante, acho que pode ter influenciado diversos conteúdos atuais, como Castlevani. Porém, a leitura tem muitos detalhes que torna um pouco desgastante.

icrxme 10/01/2023

h.p sendo foda e fazendo mais conto pik Frankenstein com o necromante, mt foda aiaiaiaiaiaiiaaiaiaiai

godochiplay 21/10/2022

Um caso sombrio
Logo de cara vi a influência que king tem em Lovecraft, detalhamentos de personagens e demônios capazes de assustar. A leitura foi o maçante em alguns momentos pela escrita rebuscada do final de 1800, mas isso de maneira nenhuma tira o brilho dessa obra e o legado que lovecraft deixou para a literatura. Pude constatar que minha escrita também é parecida. Da para entender porque Lovecraft se tornou tão influente e até hoje é usado para a cultura pop se basear com seus personagens. O Caso de Charles Dexter Ward é um prato cheio aos que gostam de um suspense sombrio, que prende o leitor do inicio ao fim. Dou 4,5 estrelas, pelo belo conto e o plot no final, não foi um livro favoritado pela escrita densa mas com certeza vou me lembrar dele por muito tempo. Lerei mais duas obras dele mas não por hora, são elas "A Chave de Prata e "O Navio Branco", vou ler com muita expectativa.

Sariitinha 08/07/2022

Quero filme
Perfeito para adaptação ou jogo
Tudo de maluco reunido em vários acontecimentos
Até o final foi emocionante

Luluca.Maluca 19/06/2022

O caso de Charles Dexter Ward
O livro inteiro tem uma construção incrível e ao longo das páginas são reveladas coisas e mais coisas que complementam a história e aos poucos tudo se encaixa perfeitamente.
Eu achei parte da história bem previsível, mas mesmo assim, no final, eu entrei em total ansiedade e excitação pois ele joga toda a verdade de uma vez só e tudo faz sentido, típico Agatha Christie.
Tem partes que dão uma revirada no estômago, mas não é nada extremamente explícito.
Recomendo demais pra quem ama aquele mistério e terror em conjunto. Só leiam!!

Jaqueline 08/04/2022

Uma história interessante, apesar da leitura ser um pouco massante, não dando muita vontade de continuar lendo. O que é normal devido a época em que ele foi escrito.
É um conto interessante de terror, onde a alquimia está presente.