Três vezes Brasil

Três vezes Brasil (Orgs.) Lilia M. Schwarcz...

Resenhas - Três vezes Brasil

Robson.Marques 24/05/2023

Três homens brancos
Falam de diferentes brasis que pra nós mais abastados continua igual, os que mandam e os que obedecem

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Resumo: O livro "Três vezes Brasil" é uma coletânea de ensaios que buscam discutir a identidade brasileira, a partir de diferentes perspectivas. Dividido em três partes - "O Brasil no mundo", "O Brasil no tempo" e "O Brasil na cultura" - o livro traz textos de diversos autores, que abordam temas como a formação do país, as relações internacionais, a literatura e a música, entre outros.

Na primeira parte, "O Brasil no mundo", o livro traz ensaios que discutem a posição do país no contexto internacional. Um dos textos, por exemplo, analisa as relações entre o Brasil e a África, enquanto outro debate a presença brasileira no mundo, a partir da análise de obras de arte contemporâneas.

Já na segunda parte, "O Brasil no tempo", os ensaios discutem a formação histórica do país, desde o período colonial até a atualidade. Alguns dos textos abordam temas como a escravidão, a formação das cidades brasileiras e a questão da violência.

Por fim, na terceira parte, "O Brasil na cultura", o livro traz ensaios que abordam a produção cultural do país. Há textos que discutem a literatura brasileira, a música popular e a arte contemporânea, entre outros temas.

Com uma abordagem interdisciplinar e uma linguagem acessível, "Três vezes Brasil" busca oferecer ao leitor uma visão ampla e multifacetada do país, a partir de diferentes perspectivas e olhares.
Por: Romeu Felix Menin Junior.