O Céu de Pedra

O Céu de Pedra N. K. Jemisin

Resenhas - O Céu de Pedra

lucasandrade 24/02/2023

O fim chegou!
Acho que minha ansiedade pelo final do livro, algo que eu achava que deveria ser apoteótico de todos os modos tirou um pouco do brilho que final de fato. Mas foi um bom final, apesar de simplesmente ter deixado de lado algo que estava dentro da personagem... Enfim. Um bom final, mas não um espetacular final. Mas, resumindo, gostei muito da obra por completo.

A.Paula.Sz 04/03/2023

Pela Terra Cruel, mas que ferrugens?!
Pelas Terra ferrugenta, que história densa, emocionante e impactante!
Posso dizer q terminar esse livro me deixou de luto, mas ao mesmo tempo acendeu uma pequena centelha de esperança. ... afinal, durante toda a leitura eu estive lá, era como se eu pisasse o chão da Quietude.
Eu estou chocada demais pra resenhar. Emocionada demais. Vou reler essa série, e já tenho a certeza de que não será apenas uma vez.

P.S.: Essun ♡.♡ ...

José Leandro 10/03/2023

Gostei muito do final, mas...
... minha única crítica é que a trama demorou muito pra se desenrolar e quando acontecem as revelações elas são muito rápidas, não dando tempo pra digerirmos tudo o que está acontecendo.
Contudo, o universo criado e os paralelos traçados com a nossa realidade são ótimos e nos convidam a refletir sobre a discriminação, preconceito, a força do ódio e todas as mazelas que enfrentamos cotidianamente.
Se você chegou até aqui sabe que a jornada valeu a pena... recomendo sem sombras de dúvidas.

Kell 11/04/2023

Um final digno!
?Onde deveria ter visto um ser vivo, eles viram apenas mais uma coisa a explorar. Quando deveria ter pedido permissão, ou deixado em paz, eles violaram?

Sem palavras pra esse livro, sério!
A escrita incrível como sempre, tudo bem amarrado, a autora trouxe de uma forma excelente a escravidão e toda essa dominação de homens sobre outro, da ganância e de como isso impacta e que afinal, o homem que destrói sua própria morada!

Fumiga 21/04/2023

É sempre um vazio qnd acabo um livro
Tô pensando tanto.
Ás vezes eu entendia tudo, às vezes n entendia nada, e n sei se isso é bom ou ruim. Só sei que eu amei cada crítica a nosso mundo.
Adorei como a maternidade foi retratada.
Mas ele é um poucooo arrastado, o final foi lindo, mas n oq eu espera.

Amei de coração, e essa mulher me ganhou.

Luanna Carvalho 30/04/2023

Definitivamente o mais fraco dos 3, eu achei Nassun a personagem mais insuportável da história de todos os livros que já li na vida. Eu queria saber mais sobre Castrima, fiquei curiosa demais.

Matheus656 28/05/2024

Conclusão sólida
O final da trilogia foi satisfatória e bem amarrada. Não tem o mesmo apelo quanto os dois anteriores, mas é uma saga muito bem escrita.

JP Schneider 11/06/2023

Infelizmente é o livro mais fraco da trilogia. Previsível..
Graças a Deus finalizei. Pensei em abandonar nesse livro, foi o mais arrastado, não acontece muitas coisas, ficando tudo pros 45 do segundo tempo.

Nassun é uma personagem bem chata de ter acompanhado, podia ter focado mais em Essun e Hoa, pois são bem mais interessantes. E queria que tivessem passado mais tempo em Castrima.

A autora mereceu ganhar 3 Hugo Awards seguidos, pois sua obra é bem original, mostrando a desigualdade entre os povos de seu mundo criado. Gostei de saber mais sobre a orogenia, os obeliscos, as estações e tudo o mais desse mundo rico.

Porém, esse livro decaiu, se tornando arrastado e previsível. No segundo livro já dava pra saber o que iria acontecer. E a leitura densa não ajudou nesse, justamente pela falta de ação ou algo que movimentasse a trama. Uma pena, pois gostei bastante dos dois primeiros livros.

Vick 03/07/2023

Uma fantasia diferente
Esse foi o último livro da triologia A Terra Partida e assim como nos livros anteriores, a NK Jemisin ainda consegue trazer novas informações para a história que vão se encaixando no quebra-cabeça.

Porém, eu não amei tanto o final. Considerando as reviravoltas dos livros anteriores, pensei que a autora traria algo mais surpreendente para finalizar a história, mas em um geral achei o final bastante previsível.

Não foi o meu livro favorito da triologia, mas também não é um livro ruim.

Laad. 13/07/2023

Gostei da trilogia
Os dois primeiros livros são os melhores, gostei de verdade. Mas, esse terceiro demorou pra acontecer pra mim.

Karen 16/07/2023

Acho que é a fantasia com a melhor e mais interessante construção de mundo que já li. eu só gostaria que os personagens tivessem me cativado mais. real só consegui me importar com o alabaster, a essun e o hoa.

Erwinnph 23/07/2023

Céu de pedra
Finalização primorosa? final aberto quanto a algumas questões sobre o futuro, mas porém satisfatório a vida continua apesar dos pesares ?

sara sharon 25/07/2023

4 estrelas mas ainda favorito.
Esse foi o livro mais difícil de ler, mais denso, mais parado, tanto que tentei ler e aos 20% pausei a leitura pra por fim, meses depois, retornar, do 0.

A conclusão é impecável, a narrativa é maravilhosa, o universo é incrível, os detalhes são perfeitos, a trilogia num todo te amarra de uma forma espetacular, não é atoa que todos os livros ganharam o prêmio Hugo.

Mas, ao contrário dos outros dois primeiros, esse é o mais arrastado, ele é cansativo, demora pra te prender, ainda que já estejamos acostumados com a escrita extremamente detalhada da autora, nesse livro essa descrição beira a exaustão mental.

Dos 40% em diante são a razão desse livro ser 4 estrelas e ainda favorito. É cansativo e complicado ler quando o início é tão pesaroso que dá sono, mas eu recomendo que insistam.

Pra alguns, o final era previsível (e de certa forma, era), mas ele não deixa de ser belo, incrível e emocionante. Me deixou com um desejo de saber como Nassum por fim se saiu e como foi o resto da vida dela.

Valner.Wasilewski 26/07/2023

ABSURDO
N. K. Jemisin é simplesmente ABSURDA e MARAVILHOSA e INCRÍVEL e SENSACIONAL.
Me faltam adjetivos para descrever o quão incrível foi essa trilogia. Chorei amargo com o fim da história, com o final do livro, mas muito feliz por essa incrível história fazer parte da minha vida. Ao longo da nossa trajetória sempre temos livros que nos marcam, não é? Esse é um deles. Queria ter lido antes, queria ter espalhado a palavra de N. K. Jemisin a todas as pessoas antes. E esse será meu papel agora.

Sobre o final da história: Jemisin encerra a história de forma magistral e amarga, num cenário que a esperança existirá embora possamos passar por por problemas. Não nego a motivação da Nassun, mas... Na verdade, até concordei com ela em alguns pontos haha
Acho que o mais incrível da Jemisin nessa história é os POV, construindo as ideias e você vai vendo as citações no POV de outros personagens e vai conectando-os, é simplesmente incrível.