Espera de Deus

Espera de Deus Simone Weil

Resenhas -

none 14/03/2020

A espera da Verdade
O livro é dividido em três partes: cartas, ensaios filosóficos e um texto histórico. Nas cartas, a autora de origem judaica Simone Weil busca aconselhamento espiritual para o sacramento do batismo. O batismo nunca irá ocorrer, Weil em seus livros sempre foi crítica à forma como a Igreja se aliou ao Estado contra os próprios fiéis e opositores tratados como hereges. Weil lutou na Guerra civil espanhola não diretamente pegando em armas nas barricadas, mas nos bastidores. Seu contato com religiosos se deve à busca que sempre alimentou: a verdade. Seus ensaios tratam do amor, da amizade, da interpretação da oração Pai Nosso. Sempre a busca pela verdade. A última parte apresenta um belo percurso histórico das principais civilizações relacionadas à família do Noé, mais diretamente seus filhos, Sem, Cam e Jafé. Busca amparo na Iliada de Homero, nos livros do historiador Heródoto e na Bíblia.
Religião não deve ser burocrática. Seus dogmas ainda que complicados, não podem ser simplesmente descartados, a Verdade não tem patente registrada. O ser humano é muito mais do que matéria, bens e propriedades.