Românticos incuráveis: Quando o amor é uma armadilha

Românticos incuráveis: Quando o amor é uma armadilha Frank Tallis

Resenhas -

Greco 07/08/2023

Casos reais
O livro é de um psicólogo que conta os atendimentos que administrou a alguns pacientes. É bem interessante.

Maria 27/02/2023

Esse livrou superou todas as minhas expectativas
Esse foi o meu primeiro contato com os trabalhos do Frank Tallis. É muito interessante ler as histórias e mais interessante ainda ler as análises sobre cada caso. Toda a leitura flui de forma bem natural e te faz questionar sobre várias coisas. Achei muito bom.

Tarciane.Farias 18/04/2022

Livro bastante intrigante com casos que me fez refletir sobre os aspectos psicológicos do amor. O autor conseguiu com maestria descrever e caracterizar cada personagem muito bem, deixando o leitor bem envolvido em cada contexto da história.

Riva 24/03/2022

Nem tudo é psicopatia!
Adorei o livro!
Entre um caso e o outro o autor dá uma aprofundada no tema, relata casos parecidos e mostra uma perspectiva histórica dos fatos.
Linguagem simples e direta.
Quebra o mito de que só psicopatas tem certas atitudes.
Abriu ainda mais a mente.

Flavia Flores 10/11/2021

Eu que sempre gostei de livros voltados a psicologia e a mente humana, achei esse livro muito interessante. São relatos de pacientes do autor, que é psicoterapeuta e de alguma maneira romperam com o limite entre o coração e a razão ao se apaixonarem. Gostei muito da primeira história e confesso que senti uma empatia pela Megan, talvez por ter passado por algo parecido como o objeto de afeto de alguém.

Ane 04/07/2021

Amei! Ótima narrativa, termos fáceis de entender.
(Abordagem mais refletida ao tema do amor e sua relação com a saúde mental!) Precisa ter a mente aberta para melhor lidar com os relatos dos pacientes! Histórias reais, que fazem entender como desencadeou alguns traumas por exemplo! Super vale a pena!

Helana O'hara 19/03/2020

O amor pode ser doentio
Românticos Incuráveis é um livro interessante, a capa já nos apresenta um homem e uma mulher deitados, uma capa escura sem grandes detalhes. A diagramação caminha para o mesmo, simples. Temos um sumário nos apresentando os textos.

Mas o que chama atenção no livro são suas histórias ? reais, nada de ficção. O autor, Frank Tallis apenas mascarou a identidade das pessoas, na qual são seus pacientes. O autor é psicoterapeuta, ele explica que desde muito novo sempre foi curioso com o sentimento humano, o que se passada na cabeça das pessoas ? gostava de assistir séries e filmes de suspense para saber o motivo de algumas pessoas fazerem o que faz.

Aos poucos ele deixou isso de lado e o que chamou sua atenção é que as pessoas fazem por amor ? porque fazem o que fazem.
Durante a vida profissional de Frank, inúmeras pessoas o procuram por causa de problemas e confusões em relacionamentos, o romance ele é considerado um sistema de crença importante. Mas até que ponto é romance? E como acontece?
O livro ele relatam muito além de romances bonitinhos, mas causam da psique ? obsessão, ciúmes, medo, indiferença, delírio e por ai vai.

O que achei interessante é como nossa mente brinca com a gente e como nós acreditamos em algumas coisas. Entre todos os relatos que o livro apresenta, o jovem possuído por um demônio, certamente foi um dos mais curiosos que li. A pessoa acreditar que algo a possui desperta nossa curiosidade para saber como isso começou e onde vai parar.

Enquanto lia, não saía da minha cabeça as pessoas que já mataram seus companheiros, por ciúmes, obsessão, fora do limite. Os feminicidios sérios que ocorrem por ai, mulheres agredidas, mortas, com feridas na pele e na alma- até loucura de muitas mulheres que fazem besteiras por obsessão e por ai vai. Não é só homem, mas mulheres também. Tem nossa sociedade está doente e muitas pessoas ainda acham que procurar um terapeuta é coisa de gente fraca. Fazer terapia e procurar se conhecer melhor e evitar inúmeros problemas é sinal de madurecimento.

Românticos Incuráveis não mostra o lado bonito do amor, mostra o lado feio, o lado perturbado que precisa de ajuda. E como nós, seres humanos somos sensíveis a muitas coisas.
Recomendo o livro para todos aqueles que são curiosos como eu e gostam de saber mais sobre a mente humana.

Três Leitoras 18/01/2020

Resenha: Românticos Incuráveis
Não sou de ler sinopses, mas quando são os livros de parceria e de autores que ainda não conheço, acabo lendo para ver se tenho o interesse despertado e quando vi do que se tratava esse livro, foi impossível não querer ler.

Em Românticos Incuráveis, Frank Tallis irá relatar doze casos de pacientes que sofriam de amor. Amores reais e ilusórios. No livro, temos casos de amor pelo dentista que gerou uma perseguição até o cara mudar de cidade, um ricaço casado que não conseguiu deixar de se envolver com prostitutas contabilizando mais de 3 mil, casos de ciúmes e até mesmo amor determinado por Deus.

A cada caso, além de conhecer o paciente e o que o motivou a estar ali, Frank nos dá explicações sobre qual fenômeno acontece com aquela pessoa, sem ser massante ou chato. Um livro perfeito para quem gosta de conhecer o comportamento humano e suas nuances.

As situações chegam a ser de certa forma loucas, mas chegamos a conclusão que todos nós estamos passivos a isso. Quem nunca se pegou imaginando coisas com relação ao outro ou sentindo ciúmes meio que sem justificativas. A diferença é que não ultrapassamos a linha para o lado da loucura. Percebe-se também o quanto nosso julgamento é afetado quando estamos amando.

Alguns pacientes ficam em tratamento até compreender o que acontece com ele, outros abandonam assim que se sentem desafiados a encarar o problema.

Como estudante de Psicologia, a leitura acabou sendo apreciada aos poucos, pois gerou algumas pesquisas, nem nas férias a gente deixa de estudar não é? Mas é um livro que nos envolve, até porque queremos saber qual foi a solução ou não para cada um daqueles indivíduos.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2020/01/resenha-romanticos-incuraveis.html

Malucas Por Romances 19/11/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Românticos Incuráveis é o lançamento de outubro da Faro Editorial e se trata de um livro de não-ficção. O autor Frank Tallis nos conta algumas histórias reais que ele como psicoterapeuta conheceu no consultório dele.

O livro conta com 12 contos e cada conto conta uma história de amor totalmente diferente. Estamos acostumados sempre com o romance onde o amor é lindo e maravilhoso, mas ler esse livro mostra um lado totalmente diferente e que chega até dar medo.

Tem contos que chamam mais atenção como o da mulher de mais ou menos 40 anos que se apaixonou perdidamente por seu dentista ao acordar da anestesia, transformando a vida dele em um caos. Ou a viúva idosa que tem um problema maior que o luto para lidar, e sim a saudade que sente do sexo com seu parceiro, ou o conto do homem rico que perdeu quase toda sua fortuna com mais de 3 mil prostitutas, não só pelo sexo, mas pelo fato de precisar conquistar elas.

Entre todos os contos alguns me chamaram mais atenção e outros chegaram a me causar repulsa. É impossível ler esse livro e não ficar espantada com alguns casos e ao mesmo tempo querer conhecer cada vez mais a cabeça do ser humano. O autor mescla os relatos que ele teve com paciente com estudos sobre os casos deixando o livro ainda mais rico de detalhes.

A edição da Faro como sempre é uma obra de arte a parte e é impossível eu não elogiar a edição deles em cada livro que leio, durante toda a leitura não encontrei erros ortográficos.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/10/resenha-romanticos-incuraveis-quando-o.html#axzz65fVKjFf7

Flávia Menezes 16/11/2019

Românticos Incuráveis
Como psicóloga, tenho que dizer que o livro se mostrou completamente diferente do que eu esperava, após ler a sinopse da contra-capa. Esperava ler mais sobre os românticos incuráveis, e confesso que alguns casos eu não achei que se ligavam ao título do livro. O excesso de teoria (algumas bem interessantes, sem dúvida) entre os diálogos das sessões, tornaram as explicações muito longas e reduziram muito o trabalho terapêutico. Em alguns momentos, se tornava mais o que o psicoterapeuta/escritor pensa de determinadas situações, do que um diagnóstico preciso dos casos. Houveram momentos em que me senti muito incomodada com os excessos de julgamentos e as pré-concepções do autor. Seria melhor ver de um ponto de vista mais neutro, e não o sobre que ele pensa (por exemplo, sobre a questão da religião). Além disso, o relato das sessões, em sua grande parte, foram inconclusivas, e me fez sentir como se eu ficasse apenas com o olhar das interpretações do psicoterapeuta, não com o que realmente foram. A maioria dos pacientes se deram alta ou não retornaram, o que traz essa sensação de incompletude dos casos, e consequentemente, dos capítulos.
Amanda 24/09/2021minha estante
Como psicóloga, tive essa mesma sensação, a proposta era uma, mas a realidade, outra. Ficou meio enfadonho.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 13/11/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Além de escritor, Frank Tallis é psicólogo e, nesse livro, traz relatos de alguns casos com os quais teve contato através das sessões de psicoterapia em hospitais e consultórios. O anonimato dos pacientes foi garantido. Em comum, os 12 capítulos têm o fato de abordarem a necessidade de amar e de ser amado e os problemas que surgem quando esse amor não é correspondido ou satisfatório.

Uma mulher que se apaixonou pelo dentista e passou a persegui-lo; uma senhora em luto pela morte do marido; uma mulher extremamente ciumenta; um homem viciado em ser amado; um rapaz que não consegue aceitar do término do namoro; um gay que não se sente bem com o namorado; um jovem que se diz possuído por um demônio; um homem que sabe que sentir atração por meninas é errado e afirma nunca ter abusado de uma criança, mas sofre com suas "preferências"; um casal muito excêntrico mas que se completa, são alguns dos casos que o autor traz no livro. Temos também o relato de algo que aconteceu quando ele ainda não exercia a profissão, morava com o filho pequeno e a esposa num vilarejo distante, e presenciou um homem "enlouquecer de amor".

Ciúme, amor não correspondido, término de relacionamento, luto, compulsão, obsessão... Certamente vocês já viram (ou, até mesmo, vivenciaram) alguma das situações descritas acima, em maior ou menor grau. E é interessante como o autor disseca os casos, nos mostrando até onde o que o paciente sentia ou fazia era "normal" e em que ponto passava a ser um problema.

Igualmente interessante são as formas com que o psicoterapeuta trabalhava as questões com os pacientes, seja ao tentar fazê-los colocar para fora as informações que estavam escondendo (alguns casos tem desdobramentos surpreendentes), seja nas maneiras de sanar o problema. Em algumas situações, não havia uma cura definitiva (como arrancar fora um sentimento?), apenas uma forma de lidar melhor com as questões.

Achei curioso como o psicoterapeuta precisa estar atento à possibilidade de estar sendo manipulado, não podendo confiar cegamente no que o paciente diz, ao mesmo tempo em que tem que tomar muito cuidado com suas palavras e ações, pois uma frase ou expressão errada pode prejudicar todo o tratamento. E também há limites em sua atuação, visto que muitos pacientes se dão alta por conta própria e não voltam mais às sessões.

Eu estava curiosa para ler "Românticos Incuráveis" pois achei interessante a temática dos problemas amorosos, mas não sabia bem o que esperar do livro. Felizmente, encontrei uma narrativa surpreendentemente fluida, a escrita do autor é muito boa. Frank Tallis conseguiu costurar bem os casos reais com informações sobre o corpo e o cérebro humano, as origens primitivas do homem (quando a reprodução da espécie era uma necessidade básica) e a evolução ao longo dos tempos, as diferentes correntes da psicologia e de nomes importantes da área, como Josef Breuer, Freud, etc., trazendo uma contextualização histórica com décadas passadas e também com nossa cultura atual, das ideias de amor e relacionamentos representadas na literatura e até mesmo no cinema.

"Românticos Incuráveis" foi uma leitura da qual eu gostei e que recomendo, especialmente para quem procura um livro de não-ficção de leitura fluida e que certamente trará novas reflexões e aprendizados ao leitor.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/11/resenha-livro-romanticos-incuraveis.html

Camila | Book Obsession 28/10/2019

“O romance é considerado como o sistema de crenças mais importante na psique ocidental. Mas o que é o romance? E o que significa ser romântico?”
Românticos Incuráveis foi uma leitura extremamente interessante. Por ser da área da saúde, tudo que envolve a mente, comportamentos, as patologias me instigam. Confesso que algumas doenças não tinha o menor conhecimento e por isso fiz a leitura rapidinho, porém mesmo para aqueles que não tem qualquer conhecimento específico poderá se aventurar na leitura sem medo, pois o autor conseguiu colocar ao longo dos capítulos uma linguagem de fácil entendimento, sendo tudo bem explicadinho, até mesmo as nomenclaturas que para alguns possa ser um bicho de sete cabeças.
Uma leitura que lhe dará muito o que pensar e não se assuste se passar boa parte identificando alguns sinais para si ou de pessoas próximas com seus relacionamentos.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2019/10/resenha-romanticos-incuraveis-quando-o.html

Silvana 20/10/2019

Quando vi esse livro entre os lançamentos da faro Editorial, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título do livro e sua capa bem expressiva. Então li a sinopse e vi que se tratava de um não-ficção, o que foge totalmente da minha zona de conforto, porque de cada 500 livros que leio 1 é de não-ficção e olhe lá ainda. Mas o livro acabou me chamando e eu resolvi arriscar a leitura.

E confesso que gostei muito do que encontrei, só não dei nota máxima porque acho que estou acostumada com histórias fictícias, com começo meio e fim e aqui as histórias são reais e como são pacientes de um terapeuta, quando eles tem alta, ou param de vir, a história meio que acaba ficando sem final. E assim como o autor do livro, eu fiquei querendo saber como os pacientes tinham se saído depois das sessões de terapia.

O livro é bem diferente de tudo o que já li. Nele temos o doutor em psicologia, especializado em transtornos obsessivos Frank Tallis, falando sobre alguns dos seus casos que envolvem o tema do Amor Doente. É claro que os nomes foram trocados para proteger a privacidade dos envolvidos. E além das histórias e das sessões dos pacientes, ainda temos o autor tentando explicar os casos aos olhos da medicina.

E nisso temos vários casos e citações de outros nomes famosos, entre eles o criador da psicanálise Sigmund Freud. Ele também cita colegas de profissão e tratamentos que foram feitos em casos parecidos. E foi outra coisa que achei bem interessante, saber que algumas coisas já acontecem há muitos anos e ainda hoje não existe uma cura específica.

São ao todo doze casos que abordam os mais variados tipos de situação onde o "amor" é o grande vilão. Mas como disse antes, não fica focado somente nesses casos mas ao longo do livro o autor vai relembrando de outras histórias e pacientes que ele já tratou. E tem alguns que chamam mais a atenção do que os outros. E é desses que vou comentar um pouco na resenha.

O mais chocante de todos é logo o primeiro caso. Megan uma mulher de quarenta e cinco anos precisou fazer uma cirurgia dentária e quando acordou da anestesia e olhou para seu dentista, ela teve a certeza de que o amava com todas as suas forças e que seus sentimentos eram retribuídos. Então ela começou uma perseguição implacável ao doutor porque nada, nem o próprio, a convencia de que ele não sentia nada por ela. Com seu casamento em risco o doutor precisou mudar de país e ainda assim Megan não deixou de acreditar no amor entre eles.

Outro caso interessante é de um rico empresário que gastou toda sua fortuna com prostitutas. E o dinheiro não era pouco não. Mas segundo ele o dinheiro foi gasto porque com cada mulher que ele saia, era como se ele estivesse em uma nova conquista e precisava presentear as mulheres, levá-las para jantar, faziam planos para ao futuro. Mas o irônico é que em nenhum momento ele pensou em deixar sua esposa.

E um que acho que muita gente se identificaria é o caso da Anita, uma mulher extremamente atraente que sente um ciumes incomum do namorado. Ela quer saber onde ele está e o que está fazendo a cada segundo. Ela lê e-mails, extratos da conta bancária e cheira as roupas do namorado procurando algum vestígio de traição. Não importa se a pessoa em questão jura de pés juntos que não fez nada. Ela não consegue manter nenhum relacionamento porque não entra em sua cabeça que um homem pode ser fiel.

E tem também o caso da mulher que via o fantasma do marido morto porque não aguentava de saudades dele, principalmente do sexo. Tem outro que acreditava estar possuído por um demônio, e era o demônio que o fazia sair com prostitutas, tem outro de um líder religioso que acaba quase matando a namorada e seus filhos porque não aguentava esperar o divorcio dela sair para que eles pudessem se casar e fazer sexo, e tem até um caso de um pedófilo que jurava que sua obsessão só estava em sua cabeça e ele nunca tinha feito nada com nenhuma criança.

Enfim não vou me estender mais nessa resenha, mas finalizo ela indicando o livro. Se você já gosta de não-ficção acho que vai achar a leitura bem agradável e se não gosta como eu, não vai ficar tão desconfortável como eu achei que seria. Quanto a edição, mais uma vez a Faro fez um ótimo trabalho tanto de capa como de diagramação. O livro está muito bem feito e dá até gosto de ter ele na estante.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/10/resenha-romanticos-incuraveis-quando-o.html