Dominando as Tecnologias Disruptivas:

Dominando as Tecnologias Disruptivas: Paul Armstrong...

Resenhas -

Glauber Rosendo 26/03/2022

Promete muito, entrega pouco e com relevância menor ainda.
Tinha altas expectativas nesse livro. Demorei muito para conseguir comprar, mas sempre paquerava ele e imaginava quantas informações essenciais estariam ali.

Poxa! "Tecnologias Disruptivas". Dominar elas? Encontraria ali uma enxurrada de detalhes e aprofundamentos, adquirindo razoável segurança sobre "esse" mercado dinâmico e volátil.

O resultado foi triste. Somente cinco tecnologias são citadas, brevemente (sequer um capítulo dedicado a cada uma). Depois, apresenta o framework TCD, passo a passo. Pronto. Acabou.

Obviamente a proposta do livro é ensinar a dominar "as tecnologias", não necessariamente 5 ou 10, mas todas elas. Então o autor tenta trabalhar vários métodos para tornar a empresa ou negócio apto para mudança, inovação e disrupção (além do TCD).

O problema nisso é que, além do TCD e da pincelada sobre as principais ameaças disruptivas, todo o resto é redundante. Coisas que você encontra facilmente em qualquer livro sobre gestão ágil (como SCRUM, Lean Startup, ExO's, etc.) ou artigos sobre cultura de inovação nas empresas.

Não costumo dar notas baixas aos livros que leio, pois escolho com muito cuidado o que vou ler, para otimizar meu tempo. Contudo, infelizmente, esse é um dos poucos que não recomendaria. Pediria que pesquisasse no Google sobre TCD+ e largasse mão da ideia de lê-lo.

Caso tu tenha pouca experiência com o inovação ou gestão ágil, talvez aproveite melhor que eu. Vai na fé.

Felipe Silva Ganho 14/04/2021

Obra para gestores e empresários.
Aborda a diferença entre tecnologia emergente x tecnologia disruptiva e quais são algumas possíveis tecnologias disruptivas do futuro. É proposto dois frameworks, sendo um mais simples chamado TCD (Tecnologia, Comportamento e Dados) e um robusto TCD+ para previsão e tomada de decisão sobre tecnologias disruptivas. Elenca alguns pontos sobre como prever as tecnologias disruptivas demanda empenho. Por fim, mostra como é fundamental a análise do comportamento humano na descobertas dessas novas tecnologias citando como exemplo os Millennials.

É um livro ideal para estrategistas que desejam estar um passo a frente sobre novas oportunidades de tecnologias.

Valéria 15/01/2021

Em geral não tenho paciência para livro técnico, acabo lendo somente trechos do que me interessa para algum projeto ou ação imediata. Mas, este aqui foi uma grata surpresa, prendeu a atenção gerando a expectativa de saber mais.

Linguagem acessível em temas como inteligência artificial, blockchain... além de metodologia com exemplos e dicas aplicáveis.