Tanka

Sergio Toppi

Resenhas - Tanka

Trindade 20/04/2024

Japão em poesia
Esta história em quadrinhos é uma coleção de quatro contos ambientados no Japão feudal, onde a honra era uma questão de vida ou morte. O autor, Toppi, traz vários elementos da história japonesa e os traços são um complemento impressionante para o roteiro.

Guilherme Duarte 07/04/2023

Poesia japonesa ilustrada
Tanka é uma coletânea de 4 histórias que compartilham os valores apreciados na época do Japão feudal, mas que se diferem quanto aos sentimentos retratados nos personagens. De guerreiros obstinados pelo amor a guerreiros obstinados pelo poder, os contos são curtos e poéticos. Toppi é um grandiosíssimo ilustrador e para esse tipo de narrativa, sua arte se encaixa perfeitamente.

Os roteiros são curtos e diretos; uma leitura que foge do convencional. Embora tenhamos lindas passagens, não são grandes histórias. Às vezes, a beleza está mais na forma da representação da história do que no sentido dela em si.

Tanka não é uma obra para todos, mas para todos aqueles que apreciam arte e poesia, Tanka é um deleite.

André Hausmann 14/03/2023

Poesia visual em Preto e Branco
Coletânea de 4 contos curtos de temática samurai, onde não somente se destaca a arte exuberante de Toppi, como também sua narrativa envolvente e bem desenvolvida.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, pois não existe relação entre elas, a não ser que são sobre o Japão feudal, com um espetacular planejamento gráfico realizado totalmente em preto e branco por meio de penas e pinceis.

Caminhando entre o sobrenatural e o fantástico, o autor nos apresenta histórias oníricas que nem sempre retratam o melhor da natureza humana, tudo devido os conflitos internos que fazem parte dos homens.

Escritas entre 1977 e 1988, esse livro é uma boa porta de entrada para o trabalho de Sergio Toppi e toda a versatilidade desse mestre italiano.

Por serem curtas, fica difícil falar alguma coisa sem fornecer spoilers; mas aqui encontramos princesas, soberanos cruéis, antigas lendas e estranhos mistérios. O leitor vai se deparar com tramas e desenvolvimentos variados, mesmo com poucas páginas e apesar do tema restritivo para essa compilação.

Toppi utiliza seus instrumentos de trabalho como os samurais usam suas espadas, com uma precisão deslumbrante; criando artes onde o espaço em branco, o negro e as hachuras ficam num equilíbrio quase surreal que encantam os olhos.

Parabéns para a Editora Figura que trouxe esse trabalho, entre outros, desse artista que nos deixou em 2012.

Gabriel Farias Martins 30/01/2023

Cinco versos, 4 histórias.
"O Tanka é uma forma clássica de poesia japonesa em cinco versos"

Nessa obra Sergio Toppi homenageia a cultura japonesa, temos 4 contos, sobre uma princesa, um mestre espadeiro, um samurai renegado e a vingança de um ronin.
Os traços são grandiosos, Toppi é incrível

Alessandro 12/06/2022

Uma obra prima.
Sérgio Toppi consegue encantar os admiradores da cultura japonesa por meio de uma arte expressiva e roteiros excelentes. Uma beleza!

Ricardo.Rincon 03/01/2022

Toppi é top
Desculpe o trocadilho acima, não pude evitar.
Toppi desenha de uma forma maravilhosa, é de longe o traço que me deixou mais maravilhado.
A forma que ele planeja suas páginas deixa melhor a sua leitura, esse já é um dos melhores quadrinhos que eu li esse ano.

Davi.Paiva 07/11/2021

Uma obra que merece a sua atenção
Já vi muitas HQs alternativas. Mas um mangá gekiga desenhada por um italiano foi a obra mais diferenciada que ouvi falar.

Com roteiro e arte de Sergio Toppi (do qual eu nunca tinha ouvido falar), "Tanka" é uma obra com 4 histórias bem curtas que ora representam algo verossímil e ora vão por um caminho sobrenatural e fantástico, mas com uma boa crítica ao nosso mundo.

Duas coisas me chamaram a atenção: a primeira foi a arte de Toppi, que mesmo não tendo linhas de movimento ou personagens muito expressivos, ainda achei muito boa pelo sombreado pelo uso de hachuras. Pena que cenários não eram muito o seu forte...

Outra coisa que eu achei interessante foi saber que o nome da obra também é um gênero de poesia japonesa em cinco versos. Até então, eu só conhecia o haikai (gênero de poesia em três linhas de 5-7-5 sílabas poéticas onde também havia a menção à passagem do tempo climático).

Então já sabem: se não se importarem com alguns cenários em branco e personagens estáticos, "Tanka" é uma obra que merece a sua atenção.

Recomendo!

Sueli Yano Suga 09/05/2021

Arte impressionante e contos interessantes
Já tinha ouvido falar muito de Sérgio Topou e realmente é uma arte linda! Muito detalhada e expressiva! As estorias também são muito boas! Comprei esse pq são histórias japonesas e de samurai, que me interessam muito! Vale muito a pena!

Gabriel 17/10/2020

Toppi sempre é top
Arte fantástica e algumas histórias imperdíveis. Sobretudo para quem gosta da temática samurai